Desenvolvimento Educacional e Social
Cultura surda
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Cultura Surda do Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social. Neste AVEA, você encontra uma sequência de oito Estudos.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Orientação do uso do moodle.
Plano de Estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1 - Cultura surda: conceitos
- Videoaulas:
"O que é Libras?"
"O que é cultura?"
"Conceito de cultura surda"
"Conceito de surdo, deficiente auditivo e surdez"
"Conhecer e vivenciar a empatia com a comunidade surda"
- Texto didático:
"Introdução à cultura surda"
- Atividade:
"Para início de conversa"
- Material complementar:
Vídeo "A vida em Libras"
Vídeo "História do surdo"
Vídeo "A cultura surda e a cultura ouvinte"
Texto " A diferença como expressão da diferença"
Texto "Diferença: um conceito necessário"
Texto "Estudos culturais, diferença e surdez: uma leitura teórica"
15h Estudo 2 - Comunidade surda - Videoaula: "Povo e Comunidade Surda"
- Atividade: "A língua de sinais no Brasil"
5h Estudo 3 - Artefatos culturais - Videoaula: "Artefatos Culturais"
- Atividade: Alfabeto Manual
5h Estudo 4 - Identidade surda - Videoaula: "Conceito de Identidade"
- Atividade: "Introdução aos aspectos linguísticos da língua de sinais: os cinco parâmetros"
5h Estudo 5 - Surdos no Brasil: história
- Videoaula:
"História de surdos"
"História da Educação de surdos: na Europa e nos EUA"
"História da educação de surdos: no Brasil"
- Atividade: "Cumprimentos e Pronomes em Libras"
- Materiais complementares:
Texto "História cultural dos surdos: desafio contemporâneo"
Texto "A História da Educação dos surdos: o processo educacional inclusivo"
Texto "História da Educação dos surdos no Brasil"
10h Estudo 6 - Política linguística
- Videoaula: Três filosofias de educação de surdos"
- Atividade: "Tipos de Verbos em Libras"
10h Estudo 7 - As três filosofias - Videoaula:
"Filosofia da Educação"
"Os três momentos da Educação dos Surdos"
- Atividade:
"Adjetivos em Libras"
- Materiais complementares:
Texto "Surdez e educação: escolas inclusivas e/ou bilíngues?"
Texto "Educação bilíngue para surdos: identidades, diferenças, contradições e mistérios"
Texto "Fundamentos da educação de surdos"
5h Estudo 8 - Leis e decretos de Libras - Videoaula: "Leis e Decretos de Libras"
- Material complementar: " Para além das políticas linguísticas: língua brasileira de sinais"
5h
Encontros Síncronos
Presença
Dúvidas
Qualquer dúvida estamos aqui!!!
Cultura surda: conceitos
Carga Horária
15 horasOlá, tudo bem? Neste estudo, você vai refletir o conceito da cultura surda e sua experiência como pessoa surda (caso você não seja surdo, você pode pensar a respeito do tema refletindo na sua relação com a pessoa surda). Você também vai acompanhar uma reflexão sobre deficiência auditiva e surdez. Além disso, vai poder vivenciar um pouco da empatia surda. Bons estudos!
A sequência a seguir apresenta conteúdos introdutórios para que você comece a entender o conceito de cultura surda. Vamos iniciar com o vídeo "O que é Libras"; com ele vamos aprender o seu significado e a história da Libras. Você sabia que Libras é uma língua natural que as pessoas surdas utilizam para se comunicar? Saiba mais acompanhando o conteúdo. Bons estudos!
Videoaula
Nesta videoaula, vamos explanar sobre o que é a Libras, sua história e seu contexto, boa aula!O que é Libras?Os conceitos "cultura" e "cultura surda" também são abordados na videoaula a seguir, aproveite o conteúdo e reflita sobre a sua cultura também.Conceito de CulturaConceito de Cultura SurdaVocê sabe diferenciar ou definir os termos "surdo", "deficiente auditivo" e "surdez"? Saiba como diferenciá-los assistindo à videoaula:
Conceito de surdo, deficiente auditivo e surdez
Empatia no contexto surdo: como demonstrar? Quais as dificuldades e as limitações que encontramos? Saiba mais assistindo à videoaula.
Conhecer e vivenciar a empatia com a comunidade surda
Atividade
Chegou o momento de praticar o seu aprendizado até aqui, confira as propostas de atividades nos vídeos a seguir:Atividade sobre LibrasAtividade sobre cultura surda
Atividade sobre deficiência auditiva e surdo
Atividade sobre Empatia
TEXTO DIDÁTICO
No texto abaixo, você vai aprender alguns conceitos chave sobre a cultura surda. Boa leitura!
MATERIAIS COMPLEMENTARES
Para complementar seus estudos, assista às sugestões a seguir:
1) A vida em libras / História do surdo site TVINES
2) Cultura surda e Cultura ouvinte
Comunidade surda
Carga Horária
5 horasBem-vindo(a)! Ao final deste estudo, você será capaz de compreender o conceito de comunidade surda.
Videoaula
Na videoaula a seguir você terá acesso a um conteúdo imersivo em Libras, para você entendê-lo é necessário proficiência em Libras. Seu contexto é uma discussão sobre comunidade surda.
Atividade
A seguir, confira a atividade proposta:
Artefatos culturais
Carga Horária
5 horasVocê já ouviu falar em artefatos culturais? Neste estudo vai conhecer esse conceito e ficar por dentro dos artefatos culturais dos surdos.
Videoaula
Acompanhe agora o significado do conceito de artefatos culturais surdos, não se trata apenas de um determinado material ou objeto, tem a ver com a diversidade de cada sujeito. Entenda melhor assistindo!
Atividade
Opa! Você tem um atividade bem legal sobre artefatos culturais para fazer, assista ao vídeo e saiba o que é.
Identidade surda
Carga Horária
5 horasNeste estudo vamos refletir sobre o conceito de identidade surda e tudo o que envolve essa temática.
Videoaula
Vamos ver o que é identidade surda? Uma pessoa surda tem o seu jeito, seu modo de viver, seja em uma comunidade surda, seja na sociedade ou na família, ela vivencia suas próprias experiências! Conheça a seguir os 7 tipos de identidade surda nesta videoaula.
Atividade
A seguir, mais uma proposta de atividade, assista ao vídeo:
Surdos no Brasil: história
Carga Horária
10 horasNeste estudo, você vai ter a oportunidade de conhecer a história dos surdos no Brasil, bem como o surgimento da Libras.
Videoaula
E tudo começou por meio de gestos! Vamos agora conhecer a história dos surdos, acompanhe a videoaula a seguir.
Atividade
Na sequência, veja uma proposta de atividade sobre história dos surdos:
Política linguística
Carga Horária
10 horasNeste estudo, você vai ter a oportunidade de conhecer o conceito de política linguística, além de refletir sobre os cursos de Letras Libras e Pedagogia Bilíngue.
Videoaula
Conheça agora as políticas linguísticas sobre cursos como Letras Libras e Pedagogia Bilíngue. Existem três políticas que fazem parte da cultura surda, conheça-as na videoaula a seguir:
As três filosofias
Carga Horária
5 horasNeste estudo, você vai conhecer as três filosofias que permeiam a educação dos surdos. Também vai conhecer como funciona a educação bilíngue. Bons estudos!
Videoaula
Filosofia da educação de surdos, você já pensou sobre o assunto? Nesta videoaula, você vai ter a oportunidade de entender como evoluíram as filosofias na área da educação de surdos, acompanhe!
Atividade
Assista ao vídeo a seguir para ver qual é a proposta de atividade.
Leis e decretos de Libras
Carga Horária
5 horasNeste estudo, você vai conhecer as leis e os decretos que são fundamentais na educação dos surdos.
Videoaula
Quais os direitos dos surdos? A Lei 10.436/2002 reconhece a Libras como meio de comunicação. Quer saber mais? Assista à videoaula.
Videoaulas e materiais
Estudo 1 - Cultura surda: conceitos
Estudo 2 - Comunidade surda
Estudo 3 - Artefatos culturais
Estudo 4 - Identidade surda
Estudo 5 - Surdos no Brasil: história
Estudo 6 - Política linguística
Estudo 7 - As três filosofias
Estudo 8 - Leis e decretos de Libras
Atividades
Atividade Estudo 1
"Para início de conversa"Atividade Estudo 2
A língua de sinais no BrasilAtividade Estudo 3
Alfabeto ManualAtividade Estudo 4
Introdução aos aspectos linguísticos da língua de sinais: os cinco parâmetrosAtividade Estudo 5
Cumprimentos e Pronomes em LibrasAtividade Estudo 6
Tipos de Verbos em LibrasAtividade Estudo 7
Adjetivos em LibrasAtividade Estudo 8
Tipos de Frases em LibrasEquipe
Professor conteudista
Saulo Zulmar VieiraDesigners educacionais
Marcelo Augusto de Freitas Farias
Verônica Ribas CúrcioRevisores
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira SantosCoordenador do Programa no Câmpus Palhoça
Saulo Zulmar VieiraCoordenadores do Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social
Caroline Reis Vieira Santos
Roberto Dutra VargasCoordenadora Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva