Ir para o conteúdo principal
logo
Esqueceu o seu usuário ou senha?
Painel
  • Todos os cursos
  • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    • English ‎(en)‎
    • Español - Internacional ‎(es)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
  • Eixo Tecnológico - Ambiente e Saúde


    Química Ambiental

    • Plano de Estudos
      Plano de Estudos
    • Encontros Síncronos
      Encontros Síncronos
    • Presença
      Presença
    • Dúvidas
      Dúvidas
    • Água, Ar, Energia e Solo
      Água, Ar, Energia e Solo
    • Cenários Mundiais
      Cenários Mundiais
    • Efeito Estufa
      Efeito Estufa
    • Análise das Águas
      Análise das Águas
    • Poluentes no Solo
      Poluentes no Solo
    • Videoaulas e Materiais
      Videoaulas e Materiais
    • Atividades
      Atividades
    • Equipe
      Equipe
     
    Pular Pesquisar nos fóruns
    Esconder o bloco Pesquisar nos fórunsMostrar o bloco Pesquisar nos fóruns

    Pesquisar nos fóruns

    Buscar
    Pesquisa Avançada Ajuda com Buscar
    Pular Últimos avisos
    Esconder o bloco Últimos avisosMostrar o bloco Últimos avisos

    Últimos avisos

    (Nenhum aviso publicado.)
    Pular Próximos eventos
    Esconder o bloco Próximos eventosMostrar o bloco Próximos eventos

    Próximos eventos

    Carregando Não há nenhum evento próximo
    Ir para o calendário...
    Pular Atividade recente
    Esconder o bloco Atividade recenteMostrar o bloco Atividade recente

    Atividade recente

    Atividade desde quarta, 2 Jul 2025, 13:41
    Relatório completo da atividade recente..

    Nenhuma atividade recente

    Pular Calendário
    Esconder o bloco CalendárioMostrar o bloco Calendário

    Calendário

    Carregando
    ◄ | julho 2025 | ►
    Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
        1 2 3 4
    5
    6 7 8 9 10 11 12
    13 14 15 16 17 18 19
    20 21 22 23 24 25 26
    27 28 29 30 31    
    • Ocultar eventos - global Ocultar eventos - global
    • Ocultar eventos - categoria Ocultar eventos - categoria
    • Ocultar eventos - curso Ocultar eventos - curso
    • Ocultar eventos - grupo Ocultar eventos - grupo
    • Ocultar eventos - usuário Ocultar eventos - usuário
    Pular Navegação
    Esconder o bloco NavegaçãoMostrar o bloco Navegação

    Navegação

    • Página inicial

      • Cursos

        • Reitoria

          • DGP

          • Proex

          • Proen

            • Formação Continuada em Educação de Jovens e Adulto...

            • Diretoria de Ensino

            • Centro de Referência em Formação e EaD

              • Departamento de Formação

              • Coordenadoria de Articulação EaD

                • Programa de Qualificação das Atividades Não Presen...

                  • Ambientes virtuais dos Eixos

                  • Eixo Tecnológico - Ambiente e Saúde

                    • Saúde e Segurança no Trabalho

                    • Radiologia

                    • Química Ambiental

                      • Participantes

                    • Gestão de Resíduos e Impactos Ambientais

                    • Ergonomia

                    • Biologia

                    • Atividade Física e Saúde

                    • Análises Clínicas

                  • Eixo Tecnológico - Controle e Processos Industriais

                  • Eixo Tecnológico - Desenvolvimento Educacional e S...

                  • Eixo Tecnológico - Formações Complementares

                  • Eixo Tecnológico - Gestão e Negócios

                  • Eixo Tecnológico - Informação e Comunicação

                  • Eixo Tecnológico - Infraestrutura

                  • Eixo Tecnológico - Produção Cultural e Design

                  • Eixo Tecnológico - Produção Industrial

                  • Eixo Tecnológico - Recursos Naturais

                  • Eixo Tecnológico - Turismo, hospitalidade e lazer

                  • Sala Modelo - eixo

                  • Programa de Qualificação de Atividades Não Presenc...

                  • Espaço das Equipes do Programa de Qualificação ANP

                • Coordenação do Programa UAB

                • MOOC Educação a Distância no IFSC

                • Educação a Distância no IFSC

                • Sala de Articulação dos Coordenadores de NEaD

            • Espaço de orientações CEPE

          • Proad

        • Cerfead

        • Câmpus Araranguá

        • Câmpus Caçador

        • Câmpus Canoinhas

        • Câmpus Chapecó

        • Câmpus Criciúma

        • Câmpus Florianópolis

        • Câmpus Florianópolis-Continente

        • Câmpus Garopaba

        • Câmpus Gaspar

        • Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

        • Câmpus Itajaí

        • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

        • Câmpus Joinville

        • Câmpus Lages

        • Câmpus Palhoça Bilíngue

        • Câmpus São Carlos

        • Câmpus São José

        • Câmpus São Lourenço do Oeste

        • Câmpus São Miguel do Oeste

        • Câmpus Tubarão

        • Câmpus Urupema

        • Câmpus Xanxerê

    Pular Usuários Online
    Esconder o bloco Usuários OnlineMostrar o bloco Usuários Online

    Usuários Online

    (últimos 5 minutos: 0)
    Nenhum
    Voltar

    Você acessou como visitante (Acessar)
    Fechar caixa de sombra.
    Seção anterior
    Próxima seção
    • Plano de Estudos

      Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Química Ambiental do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde. Aqui, você encontra assuntos e atividades relativos à identificação de poluição no ar, nas águas e no solo.

      Para iniciar, leia o Roteiro de estudos e saiba o que você pode encontrar por aqui.

      • PLANO DE ESTUDOS
      • Estudos Atividades Carga Horária

        Temática 01 - Água, Ar, Energia e Solo

        • Apresentação em slides: Introdução - Água
        • Apresentação em slides: Controles e Emissões do Ar
        • Apresentação em slides: A Crise Energética 
        • Apresentação em slides: Resíduos Sólidos
        • Atividade - Introdução água
        • Atividade - Controle de Poluição do Ar
        • Atividade - Crise Energética
        • Atividade - Resíduos Sólidos 
          •  
        •  

        4h40min
        Temática 02 - Cenários Mundiais
        • Estudo de diversas variáveis que colaboram para o aumento da temperatura do planeta.
        • Videoaula com instruções para simulações envolvendo efeito estufa e relação de cenários mundiais para aumento/diminuição da temperatura do globo.
        • Atividade 1 - Relatório - Cenários Mundiais.
        5h
        Temática 03 - Efeito Estufa
        • Estudo da Química do Efeito Estufa.
        • Videoaulas com instruções para realização dos procedimentos de análise utilizando um simulador.
        • Atividade 1 - Relatório - Efeito Estufa.
        5h
        Temática 04 - Análise das Águas
        • Estudo da Espectrofotometria
        • Estudo da Química das Águas e Padrões de Qualidade
        • Lei de Lambert-Beer
        • Análise de Dureza
        • Análise de Alcalinidade
        • Análise de DQO
        • Videoaulas com instruções para realização dos procedimentos de análise utilizando diferentes simuladores.
        • Atividade 1 - Lei de Lamber-Beer - Espectrofotometria
        • Atividade 2 - PARTES I, II e III - Análise de Água
        7h26min
        Temática 05 - Análise de Poluentes no Solo
        • Estudo da Química do Solo 
        • Videoaula com instruções para realização dos procedimentos de análise utilizando um simulador.
        • Atividade 2 - PARTE IV - Análise do Solo
        5h
    • Encontros Síncronos

      • Presença

        • Dúvidas

          •  Mural de avisos Fórum
          •  Fórum de dúvidas
        • Água, Ar, Energia e Solo

          Carga Horária
          4h40min

          Os estudos ilustram conceitos e perspectivas acerca da água, do ar, da energia e do solo, levando em consideração questões também de produção, manutenção e adequação de cada um dos temas, os quais influenciam profundamente a experiência de vida no planeta.

          •  Apresentação
            Apresente orientações sobre o estudo da apresentação e insira o arquivo abaixo desse rótulo. Retire essa explicação ao concluir. (insira o arquivo abaixo desse Ícone)
          •  Introdução - Água Arquivo

            Nesta apresentação, você vai poder conferir mais informações sobre:

            • Distribuição da Água no Planeta
            • Qualidade da água
            • Má qualidade da água e suas consequências
            • Problemas relacionados à quantidade de água (pouca ou muita)
            • Ausência de cobertura vegetal x Disponibilidade hídrica
            • Dados sobre a água no mundo
            • Poluição da água e Saneamento básico
            • Consumo humano de água
            • Agricultura e o uso de água

          •  Controles e Emissões do Ar Arquivo

            Nesta apresentação, você vai conhecer mais sobre:

            • Controle da Poluição do Ar
            • Controle de emissão de SO2
            • Práticas para o controle de emissão de material particulado
            • Dispositivos de remoção de MP
            • Rede de monitoramento da qualidade do ar
            • Resolução CONAMA
          •  A Crise Energética Arquivo

            Nesta apresentação, você pode conferir mais detalhes sobre:

            • Diferentes fontes de geração de energia
            • Energia no Brasil
            • Energia Hidrelétrica
            • Gás Natural
            • Biomassa
            • Petróleo
            • Energia Nuclear
            • Carvão Mineral
            • Energia Eólica
            • Energia Solar
            • Aumento do consumo de energia
          •  Resíduos Sólidos Arquivo

            Nesta apresentação, você terá a oportunidade de conhecer melhor:

            • Resíduos sólidos: o que são e o que fazer?
            • Geração e coleta de resíduos no Brasil
            • Quantidade de resíduos sólidos gerados
            • Tipos de resíduos e classificação
            • Classificações para lixo
            • Disposição de resíduos
            • Política Nacional de Resíduos Sólidos
            • Logística reversa
          •  Atividade
            (insira o arquivo abaixo desse Ícone)
          •  Atividade Introdução Água Arquivo
          •  Atividade Controle de Poluição do Ar Arquivo
          •  Atividade Crise Energética Arquivo
          •  Atividade Resíduos Sólidos Arquivo
        • Cenários Mundiais

          Carga Horária
          2h30min

          Nesta seção, são analisados os efeitos da poluição do ar e as consequências de diversas atitudes que temos nos dias atuais no aumento da temperatura do globo. Em seguida, será utilizado um simulador do MIT, a fim de entender como a matriz energética, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento tecnológico e o desmatamento influenciam para o aumento da temperatura global nos próximos 100 anos. 

          Objetivo da Aprendizagem:

          • Compreender as consequências de atitudes que temos hoje, nas condições climáticas globais dos próximos anos.
          • Neste estudo, você terá acesso a uma videoaula, que tem por objetivo apresentar um simulador climático e suas diversas variáveis, assim como diferentes "cenários globais". Na etapa final do estudo, será proposta uma atividade em formato de "Questionário" com o tema Cenários Mundiais.

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você irá conferir a apresentação de um simulador climático e as diversas variáveis, que podem afetar a temperatura do globo, a acidificação oceânica, a poluição, o aumento do nível do mar, etc. A escolha das variáveis, utilizando esse simulador, permite a elaboração de diferentes "cenários globais", sendo que essas variáveis incluem: fontes de energia, políticas de subsídios a energias alternativas, adoção de reflorestamento, crescimento populacional, pesquisa de novas tecnologias carbono zero, etc. Confira o conteúdo a seguir:

          •  Atividade

            Nesta atividade, você vai poder mensurar o seu conhecimento sobre o conteúdo visto até aqui. Com base no seu entendimento sobre o conteúdo e a disciplina de Química Ambiental, responda ao Questionário a seguir:

          •  Questionário 1: Cenários Mundiais Arquivo
        • Efeito Estufa

          Carga Horária
          5h30min

          A química do efeito estufa será aprofundada até a vibração das moléculas dos principais gases responsáveis por esse efeito. Um simulador da plataforma pHET será utilizado e aplicado para ilustrar os mecanismos do efeito estufa, mostrando a temperatura do globo em simulações com diferentes atmosferas, nuvens e camadas de vidro. Será possível ver, também, como os fótons visíveis e infravermelhos interagem com as moléculas de diferentes gases. 

          Objetivos de Aprendizagem:

          • Entender os mecanismos do efeito estufa.
          • Saber quais são os principais gases responsáveis pelo efeito estufa.
          • Compreender as mudanças das concentrações desses gases na atmosfera nos últimos anos.
          • Neste estudo, você terá acesso a diferentes materiais didáticos - Videoaulas, Apresentação, Atividade, Materiais Complementares - com amplo repertório de conhecimentos sobre o Efeito Estufa. As videoaulas propõe-se a apresentar um simulador de efeito estufa, enquanto os materiais complementares disponibilizam links para download dos programas necessários. O estudo contempla, ainda, uma apresentação em slides denominada “Efeito Estufa e Aquecimento Global” e uma atividade para mensurar os conhecimentos adquiridos.

          •  Videoaula

            O objetivo principal desta videoaula é apresentar um Simulador do Efeito Estufa. Nos primeiros momentos da videoaula é apresentado o procedimento para download e instalação do programa Java e do simulador. Na sequência, mostra-se como utilizar o simulador já instalado. Nos materiais complementares, estão disponíveis os links para fazer o download do programa Java e do simulador do efeito estufa.

          •  Apresentação

            No material didático a seguir, que consiste em uma apresentação de slides sobre “Efeito Estufa e Aquecimento Global”, você terá a oportunidade de conhecer um rico conteúdo sobre a temática apresentada. O material contempla dados claros trazidos por meio de ilustrações, explicações, gráficos, figuras e quadros que possibilitam a compreensão do assunto abordado por diferentes ângulos. A apresentação é realizada em 3 etapas principais: Introdução, Mecanismos do Efeito Estufa e Vibração Molecular. Veja a apresentação:

          •  Apresentação Slides: Efeito Estufa e Aquecimento Global Arquivo
          •  Atividade

            Na parte final deste estudo, a atividade proposta é o Questionário Gases do Efeito Estufa que tem por objetivo testar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

          •  Questionário: Gases do Efeito Estufa Arquivo
          •  Materiais complementares

            Por fim, os materiais complementares deste estudo, disponibilizam os links para fazer o download do programa Java e do simulador do efeito estufa. Confira a seguir:

            Programa Java

            Simulador - Efeito Estufa

        • Análise das Águas

          Carga Horária
          15 horas

          Este estudo tem como proposta analisar os efeitos da poluição nas águas. Para isso, serão utilizados simuladores da plataforma AMRITA Labs e pHET para ilustrar como são realizadas análises de qualidade de água. Utilizando a plataforma AMRITA Labs, serão estudados parâmetros de qualidade da água como: dureza, alcalinidade e DQO, para compreensão de como essas análises são realizadas em estações de tratamento de água e esgoto. Com o uso de um simulador da plataforma pHET, será explicado como encontrar concentração de diversas soluções utilizando espectrofotometria.

          Objetivo da Aprendizagem:

          • Entender como são determinados os parâmetros de qualidade da água.
          • Neste estudo, você vai conhecer a Lei de Lambert-Beer a partir de videoaula que traz uma introdução teórica sobre o tema. Também, vai entender mais sobre Análise Química da Água e práticas a serem realizadas na área, nas videoaulas que tratam da: Análise da Dureza da Água, Análise da Alcalinidade da Água e Análise da DQO da Água. Ao final, serão propostas atividades de resolução de questões na área, para avaliar o conhecimento adquirido no presente estudo.

          •  Videoaula

            Na sequência, você confere uma videoaula com uma introdução teórica sobre a Lei de Lambert-Beer e orientações para realizar a prática de espectrofotometria, com a finalidade de encontrar a concentração de diversos componentes na água. Confira:

          • Nas videoaulas a seguir, você encontrará instruções para realizar práticas de Análise Química da Água. As videoaulas foram divididas em três partes: Análise da Dureza da Água, Análise da Alcalinidade da Água e Análise da DQO da Água.

          •  Atividades

            Na sequência, são propostas duas atividades que fazem referência ao conteúdo estudado até aqui. A primeira atividade diz respeito a um relatório e questionário com foco no estudo da videoaula Lei de Lambert-Beer - Espectrofotometria. A segunda atividade, por sua vez, tem relação com as videoaulas de Análise Química da Água (Partes: I, II e III), também constituídas de relatório e questionário. As atividades visam à reflexão e à aplicação prática dos conhecimentos.

          •  Relatório 01 - Lei de Lambert-Beer - Espectrofotometria Arquivo
          •  Relatório 02 - Práticas de Análise Química da Água e do Solo (PARTES I, II e III) Arquivo
        • Poluentes no Solo

          Carga Horária
          5 horas

          O presente estudo analisará os efeitos da poluição no solo. Será utilizado um simulador da plataforma Chemcollective. A finalidade é ilustrar como são realizadas análises de qualidade do solo, utilizando uma bancada virtual, a fim de entender como é realizada a apuração da concentração do poluente arsênio. 

          Objetivo de Aprendizagem:

          • Estudar uma forma de determinar íons poluentes no solo.
          • Neste estudo, você terá acesso a conhecimento na área de Análise de Poluentes do Solo, com ênfase para a prática de determinação de concentração de arsênico no solo.

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você terá orientações para realizar a prática de determinação de arsênico no solo. Confira:

          •  Atividade

             Na sequência, você confere uma proposta de atividade denominada Análise Química da Água e Quantificação de Arsênico no Solo. Teste os seus conhecimentos:

          •  Práticas de Análise Química da Água e do Solo Arquivo
        • Videoaulas e Materiais

          •  Introdução - Água Arquivo
          •  Controles e Emissões do Ar Arquivo
          •  A Crise Energética Arquivo
          •  Resíduos Sólidos Arquivo
          •  Substituição de Práticas - Cenários Mundiais URL
          •  Simulador de Efeito Estufa URL
          •  Slides: Mecanismos do Efeito Estufa Arquivo
          •  Substituição de Prática - Lei de Lambert-Beer URL
          •  Análise da Dureza da Água URL
          •  Análise da Alcalinidade da Água URL
          •  Análise da DQO da Água URL
          •  Instruções para a prática: Análise de Arsênico no Solo URL
        • Atividades

          •  Atividade - temática 01
          •  Atividade - Água Arquivo
          •  Atividade - Controle de Poluição do Ar Arquivo
          •  Atividade - Crise Energética Arquivo
          •  Atividade - Resíduos Sólidos Arquivo
          •  Atividade - temática 02
          •  Questionário 1: Cenários Mundiais Arquivo
          •  Atividade - TEMÁTICA 03
          •  Questionário 1: Mecanismos do Efeito Estufa Arquivo
          •  Atividade - TEMÁTICA 04
          •  Relatório 01 - Lei de Lambert-Beer - Espectrofotometria Arquivo
          •  Relatório 02 - Práticas de Análise Química da Água e do Solo (PARTES I, II e III) Arquivo
          •  Atividade - TEMÁTICA 05
          •  Relatório 02 - Práticas de Análise Química da Água e do Solo (PARTE IV) Arquivo
        • Equipe

          COORDENADOR DO EIXO:

          Mauro Lorençatto - email: mauro.lorencatto@ifsc.edu.br

          COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:

          Franciele Zarpelon Correa - email: franciele.zarpelon@bolsista.ifsc.edu.br

          Elen Gomes Pereira - e-mail: elengomespereira@gmail.com

          PROFESSORA RESPONSÁVEL:

          Graciane Regina Pereira - e-mail: gracianerp@ifsc.edu.br

          Natália Joenck Ribeiro - e-mail: natalia.joenck@ifsc.edu.br

          RangeError

          Maximum call stack size exceeded
          RangeError: Maximum call stack size exceeded
              at String.replace (<anonymous>)
              at d (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at f (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at i (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.parse (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderPartial (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderBlockVariable (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderBlock (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)

          RangeError

          Maximum call stack size exceeded
          RangeError: Maximum call stack size exceeded
              at String.replace (<anonymous>)
              at d (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at f (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at i (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.parse (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderPartial (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderBlockVariable (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
              at n.renderBlock (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)