Eixo Tecnológico - Ambiente e Saúde
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Química Ambiental do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde. Aqui, você encontra assuntos e atividades relativos à identificação de poluição no ar, nas águas e no solo.
Para iniciar, leia o Roteiro de estudos e saiba o que você pode encontrar por aqui.
PLANO DE ESTUDOS
Estudos Atividades Carga Horária Temática 01 - Água, Ar, Energia e Solo
- Apresentação em slides: Introdução - Água
- Apresentação em slides: Controles e Emissões do Ar
- Apresentação em slides: A Crise Energética
- Apresentação em slides: Resíduos Sólidos
- Atividade - Introdução água
- Atividade - Controle de Poluição do Ar
- Atividade - Crise Energética
- Atividade - Resíduos Sólidos
4h40min Temática 02 - Cenários Mundiais - Estudo de diversas variáveis que colaboram para o aumento da temperatura do planeta.
- Videoaula com instruções para simulações envolvendo efeito estufa e relação de cenários mundiais para aumento/diminuição da temperatura do globo.
- Atividade 1 - Relatório - Cenários Mundiais.
5h Temática 03 - Efeito Estufa - Estudo da Química do Efeito Estufa.
- Videoaulas com instruções para realização dos procedimentos de análise utilizando um simulador.
- Atividade 1 - Relatório - Efeito Estufa.
5h Temática 04 - Análise das Águas - Estudo da Espectrofotometria
- Estudo da Química das Águas e Padrões de Qualidade
- Lei de Lambert-Beer
- Análise de Dureza
- Análise de Alcalinidade
- Análise de DQO
- Videoaulas com instruções para realização dos procedimentos de análise utilizando diferentes simuladores.
- Atividade 1 - Lei de Lamber-Beer - Espectrofotometria
- Atividade 2 - PARTES I, II e III - Análise de Água
7h26min Temática 05 - Análise de Poluentes no Solo - Estudo da Química do Solo
- Videoaula com instruções para realização dos procedimentos de análise utilizando um simulador.
- Atividade 2 - PARTE IV - Análise do Solo
5h
Encontros Síncronos
Presença
Água, Ar, Energia e Solo
Carga Horária
4h40minOs estudos ilustram conceitos e perspectivas acerca da água, do ar, da energia e do solo, levando em consideração questões também de produção, manutenção e adequação de cada um dos temas, os quais influenciam profundamente a experiência de vida no planeta.
Apresentação
Apresente orientações sobre o estudo da apresentação e insira o arquivo abaixo desse rótulo. Retire essa explicação ao concluir. (insira o arquivo abaixo desse Ícone)Nesta apresentação, você vai poder conferir mais informações sobre:
- Distribuição da Água no Planeta
- Qualidade da água
- Má qualidade da água e suas consequências
- Problemas relacionados à quantidade de água (pouca ou muita)
- Ausência de cobertura vegetal x Disponibilidade hídrica
- Dados sobre a água no mundo
- Poluição da água e Saneamento básico
- Consumo humano de água
- Agricultura e o uso de água
Nesta apresentação, você vai conhecer mais sobre:
- Controle da Poluição do Ar
- Controle de emissão de SO2
- Práticas para o controle de emissão de material particulado
- Dispositivos de remoção de MP
- Rede de monitoramento da qualidade do ar
- Resolução CONAMA
Nesta apresentação, você pode conferir mais detalhes sobre:
- Diferentes fontes de geração de energia
- Energia no Brasil
- Energia Hidrelétrica
- Gás Natural
- Biomassa
- Petróleo
- Energia Nuclear
- Carvão Mineral
- Energia Eólica
- Energia Solar
- Aumento do consumo de energia
Nesta apresentação, você terá a oportunidade de conhecer melhor:
- Resíduos sólidos: o que são e o que fazer?
- Geração e coleta de resíduos no Brasil
- Quantidade de resíduos sólidos gerados
- Tipos de resíduos e classificação
- Classificações para lixo
- Disposição de resíduos
- Política Nacional de Resíduos Sólidos
- Logística reversa
Atividade
(insira o arquivo abaixo desse Ícone)
Cenários Mundiais
Carga Horária
2h30minNesta seção, são analisados os efeitos da poluição do ar e as consequências de diversas atitudes que temos nos dias atuais no aumento da temperatura do globo. Em seguida, será utilizado um simulador do MIT, a fim de entender como a matriz energética, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento tecnológico e o desmatamento influenciam para o aumento da temperatura global nos próximos 100 anos.
Objetivo da Aprendizagem:
- Compreender as consequências de atitudes que temos hoje, nas condições climáticas globais dos próximos anos.
Neste estudo, você terá acesso a uma videoaula, que tem por objetivo apresentar um simulador climático e suas diversas variáveis, assim como diferentes "cenários globais". Na etapa final do estudo, será proposta uma atividade em formato de "Questionário" com o tema Cenários Mundiais.
Videoaula
Nesta videoaula, você irá conferir a apresentação de um simulador climático e as diversas variáveis, que podem afetar a temperatura do globo, a acidificação oceânica, a poluição, o aumento do nível do mar, etc. A escolha das variáveis, utilizando esse simulador, permite a elaboração de diferentes "cenários globais", sendo que essas variáveis incluem: fontes de energia, políticas de subsídios a energias alternativas, adoção de reflorestamento, crescimento populacional, pesquisa de novas tecnologias carbono zero, etc. Confira o conteúdo a seguir:
Atividade
Nesta atividade, você vai poder mensurar o seu conhecimento sobre o conteúdo visto até aqui. Com base no seu entendimento sobre o conteúdo e a disciplina de Química Ambiental, responda ao Questionário a seguir:
Efeito Estufa
Carga Horária
5h30minA química do efeito estufa será aprofundada até a vibração das moléculas dos principais gases responsáveis por esse efeito. Um simulador da plataforma pHET será utilizado e aplicado para ilustrar os mecanismos do efeito estufa, mostrando a temperatura do globo em simulações com diferentes atmosferas, nuvens e camadas de vidro. Será possível ver, também, como os fótons visíveis e infravermelhos interagem com as moléculas de diferentes gases.
Objetivos de Aprendizagem:
- Entender os mecanismos do efeito estufa.
- Saber quais são os principais gases responsáveis pelo efeito estufa.
- Compreender as mudanças das concentrações desses gases na atmosfera nos últimos anos.
Neste estudo, você terá acesso a diferentes materiais didáticos - Videoaulas, Apresentação, Atividade, Materiais Complementares - com amplo repertório de conhecimentos sobre o Efeito Estufa. As videoaulas propõe-se a apresentar um simulador de efeito estufa, enquanto os materiais complementares disponibilizam links para download dos programas necessários. O estudo contempla, ainda, uma apresentação em slides denominada “Efeito Estufa e Aquecimento Global” e uma atividade para mensurar os conhecimentos adquiridos.
Videoaula
O objetivo principal desta videoaula é apresentar um Simulador do Efeito Estufa. Nos primeiros momentos da videoaula é apresentado o procedimento para download e instalação do programa Java e do simulador. Na sequência, mostra-se como utilizar o simulador já instalado. Nos materiais complementares, estão disponíveis os links para fazer o download do programa Java e do simulador do efeito estufa.
Apresentação
No material didático a seguir, que consiste em uma apresentação de slides sobre “Efeito Estufa e Aquecimento Global”, você terá a oportunidade de conhecer um rico conteúdo sobre a temática apresentada. O material contempla dados claros trazidos por meio de ilustrações, explicações, gráficos, figuras e quadros que possibilitam a compreensão do assunto abordado por diferentes ângulos. A apresentação é realizada em 3 etapas principais: Introdução, Mecanismos do Efeito Estufa e Vibração Molecular. Veja a apresentação:
Atividade
Na parte final deste estudo, a atividade proposta é o Questionário Gases do Efeito Estufa que tem por objetivo testar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Materiais complementares
Por fim, os materiais complementares deste estudo, disponibilizam os links para fazer o download do programa Java e do simulador do efeito estufa. Confira a seguir:
Análise das Águas
Carga Horária
15 horasEste estudo tem como proposta analisar os efeitos da poluição nas águas. Para isso, serão utilizados simuladores da plataforma AMRITA Labs e pHET para ilustrar como são realizadas análises de qualidade de água. Utilizando a plataforma AMRITA Labs, serão estudados parâmetros de qualidade da água como: dureza, alcalinidade e DQO, para compreensão de como essas análises são realizadas em estações de tratamento de água e esgoto. Com o uso de um simulador da plataforma pHET, será explicado como encontrar concentração de diversas soluções utilizando espectrofotometria.
Objetivo da Aprendizagem:
- Entender como são determinados os parâmetros de qualidade da água.
Neste estudo, você vai conhecer a Lei de Lambert-Beer a partir de videoaula que traz uma introdução teórica sobre o tema. Também, vai entender mais sobre Análise Química da Água e práticas a serem realizadas na área, nas videoaulas que tratam da: Análise da Dureza da Água, Análise da Alcalinidade da Água e Análise da DQO da Água. Ao final, serão propostas atividades de resolução de questões na área, para avaliar o conhecimento adquirido no presente estudo.
Videoaula
Na sequência, você confere uma videoaula com uma introdução teórica sobre a Lei de Lambert-Beer e orientações para realizar a prática de espectrofotometria, com a finalidade de encontrar a concentração de diversos componentes na água. Confira:
Nas videoaulas a seguir, você encontrará instruções para realizar práticas de Análise Química da Água. As videoaulas foram divididas em três partes: Análise da Dureza da Água, Análise da Alcalinidade da Água e Análise da DQO da Água.
Atividades
Na sequência, são propostas duas atividades que fazem referência ao conteúdo estudado até aqui. A primeira atividade diz respeito a um relatório e questionário com foco no estudo da videoaula Lei de Lambert-Beer - Espectrofotometria. A segunda atividade, por sua vez, tem relação com as videoaulas de Análise Química da Água (Partes: I, II e III), também constituídas de relatório e questionário. As atividades visam à reflexão e à aplicação prática dos conhecimentos.
Poluentes no Solo
Carga Horária
5 horasO presente estudo analisará os efeitos da poluição no solo. Será utilizado um simulador da plataforma Chemcollective. A finalidade é ilustrar como são realizadas análises de qualidade do solo, utilizando uma bancada virtual, a fim de entender como é realizada a apuração da concentração do poluente arsênio.
Objetivo de Aprendizagem:
- Estudar uma forma de determinar íons poluentes no solo.
Neste estudo, você terá acesso a conhecimento na área de Análise de Poluentes do Solo, com ênfase para a prática de determinação de concentração de arsênico no solo.
Videoaula
Nesta videoaula, você terá orientações para realizar a prática de determinação de arsênico no solo. Confira:
Atividade
Na sequência, você confere uma proposta de atividade denominada Análise Química da Água e Quantificação de Arsênico no Solo. Teste os seus conhecimentos:
Videoaulas e Materiais
Atividades
Atividade - temática 01
Atividade - temática 02
Atividade - TEMÁTICA 03
Atividade - TEMÁTICA 04
Atividade - TEMÁTICA 05
Equipe
COORDENADOR DO EIXO:
Mauro Lorençatto - email: mauro.lorencatto@ifsc.edu.br
COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:
Franciele Zarpelon Correa - email: franciele.zarpelon@bolsista.ifsc.edu.br
Elen Gomes Pereira - e-mail: elengomespereira@gmail.com
PROFESSORA RESPONSÁVEL:
Graciane Regina Pereira - e-mail: gracianerp@ifsc.edu.br
Natália Joenck Ribeiro - e-mail: natalia.joenck@ifsc.edu.br