Skip to main content
logo
Forgotten your username or password?
Dashboard
  • Todos os cursos
  • English ‎(en)‎
    • English ‎(en)‎
    • Español - Internacional ‎(es)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
  • Desenvolvimento Educacional e Social


    Comunicação Técnica

    • Plano de Estudos
      Plano de Estudos
    • Encontros Síncronos
      Encontros Síncronos
    • Presença
      Presença
    • Dúvidas
      Dúvidas
    • Gêneros e tipos textuais
      Gêneros e tipos textuais
    • Interpretação
      Interpretação
    • Ata
      Ata
    • Requerimento
      Requerimento
    • Currículo
      Currículo
    • Declaração
      Declaração
    • Correspondência
      Correspondência
    • E-mail
      E-mail
    • Circular
      Circular
    • Memorando
      Memorando
    • Videoaulas e Materiais
      Videoaulas e Materiais
    • Atividades
      Atividades
    • Equipe
      Equipe
     
    Skip Search forums
    Hide Search forums blockShow Search forums block

    Search forums

    Search
    Advanced search Help with Search
    Skip Latest announcements
    Hide Latest announcements blockShow Latest announcements block

    Latest announcements

    (No announcements have been posted yet.)
    Skip Ficha técnica
    Hide Ficha técnica  blockShow Ficha técnica  block

    Ficha técnica

    VERSÃO ORIGINAL - 2021.1
    Autoria

    Caroline Reis Vieira Santos

    Ricardo Campos

    Kleber Ferreira da Silva

    Thalita Maria Lucindo Aureliano

    Coordenadores de Eixo Tecnológico

    Caroline Reis Vieira Santos

    Roberto Dutra Vargas

    Coordenador do programa no câmpus Palhoça

    Saulo Zulmar Vieira

    Coordenadora geral do programa

    Maria da Glória Silva e Silva

    Design educacional

    Marcelo Augusto de Freitas Farias

    Verônica Ribas Cúrcio

    Franciele Zarpelon Corrêa

    Juliane Colling

    Revisão

    Denise de Mesquita Correa

    Caroline Reis Vieira Santos

    Realização Programa de Qualificação de Atividades Não Presenciais (PQANP)

    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

    Skip Upcoming events
    Hide Upcoming events blockShow Upcoming events block

    Upcoming events

    Loading There are no upcoming events
    Go to calendar...
    Skip Ficha técnica (preencha considerando se é um curso ORIGINAL ou REOFERTA)
    Hide Ficha técnica (preencha considerando se é um curso ORIGINAL ou REOFERTA) blockShow Ficha técnica (preencha considerando se é um curso ORIGINAL ou REOFERTA) block

    Ficha técnica (preencha considerando se é um curso ORIGINAL ou REOFERTA)

    VERSÃO ATUAL - 2020.1
    Adaptação e ampliação Nome e Sobrenome (indique quem atuou na adaptação da sala, caso houve - se for a primeira versão da sala, você pode apagar essa parte da ficha)
    Design educacional

    Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    Design multimídia

    Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    Revisão textual

    Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    VERSÃO ORIGINAL - 2019.2 (link )
    Autoria Nome do(s) autor(es) da sala original (se esta sala for a primeira, apenas essa ficha precisa ser apresentada)
    Design educacional Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)
    Design multimídia Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)
    Revisão textual Nome e Sobrenome (se não houver, clique com botão direito e exclua a linha)

    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

    Skip Recent activity
    Hide Recent activity blockShow Recent activity block

    Recent activity

    Activity since Monday, 7 July 2025, 7:28 PM
    Full report of recent activity...

    No recent activity

    Skip Calendar
    Hide Calendar blockShow Calendar block

    Calendar

    Loading
    ◄ | July 2025 | ►
    Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
        1 2 3 4 5
    6 7 8 9
    10 11 12
    13 14 15 16 17 18 19
    20 21 22 23 24 25 26
    27 28 29 30 31    
    • Hide global events Hide global events
    • Hide category events Hide category events
    • Hide course events Hide course events
    • Hide group events Hide group events
    • Hide user events Hide user events
    Skip Navigation
    Hide Navigation blockShow Navigation block

    Navigation

    • Home

      • Courses

        • Reitoria

          • DGP

          • Proex

          • Proen

            • Formação Continuada em Educação de Jovens e Adulto...

            • Diretoria de Ensino

            • Centro de Referência em Formação e EaD

              • Departamento de Formação

              • Coordenadoria de Articulação EaD

                • Programa de Qualificação das Atividades Não Presen...

                  • Ambientes virtuais dos Eixos

                  • Eixo Tecnológico - Ambiente e Saúde

                  • Eixo Tecnológico - Controle e Processos Industriais

                  • Eixo Tecnológico - Desenvolvimento Educacional e S...

                    • Tópicos Gramaticais em Língua Portuguesa

                    • Libras

                    • Espaço da equipe do Eixo Tecnológico Desenvolvimen...

                    • Cultura Surda

                    • Comunicação Técnica

                      • Participants

                    • Comunicação Acadêmica

                    • Ciências Humanas

                  • Eixo Tecnológico - Formações Complementares

                  • Eixo Tecnológico - Gestão e Negócios

                  • Eixo Tecnológico - Informação e Comunicação

                  • Eixo Tecnológico - Infraestrutura

                  • Eixo Tecnológico - Produção Cultural e Design

                  • Eixo Tecnológico - Produção Industrial

                  • Eixo Tecnológico - Recursos Naturais

                  • Eixo Tecnológico - Turismo, hospitalidade e lazer

                  • Sala Modelo - eixo

                  • Programa de Qualificação de Atividades Não Presenc...

                  • Espaço das Equipes do Programa de Qualificação ANP

                • Coordenação do Programa UAB

                • MOOC Educação a Distância no IFSC

                • Educação a Distância no IFSC

                • Sala de Articulação dos Coordenadores de NEaD

            • Espaço de orientações CEPE

          • Proad

        • Cerfead

        • Câmpus Araranguá

        • Câmpus Caçador

        • Câmpus Canoinhas

        • Câmpus Chapecó

        • Câmpus Criciúma

        • Câmpus Florianópolis

        • Câmpus Florianópolis-Continente

        • Câmpus Garopaba

        • Câmpus Gaspar

        • Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

        • Câmpus Itajaí

        • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

        • Câmpus Joinville

        • Câmpus Lages

        • Câmpus Palhoça Bilíngue

        • Câmpus São Carlos

        • Câmpus São José

        • Câmpus São Lourenço do Oeste

        • Câmpus São Miguel do Oeste

        • Câmpus Tubarão

        • Câmpus Urupema

        • Câmpus Xanxerê

    Skip Online users
    Hide Online users blockShow Online users block

    Online users

    (last 5 minutes: 0)
    None
    Back

    You are currently using guest access (Log in)
    Close shade box
    Previous section
    Next section
    • Plano de Estudos

      Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Comunicação Técnica do Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social! Neste AVEA, você encontrará assuntos relacionados ao conhecimento dos principais tipos e gêneros textuais utilizados na comunicação empresarial e técnica, com destaque para ata, requerimento, currículo, declaração, correspondência, e-mail, circular e memorando, além de aprofundar conhecimentos sobre a interpretação de textos.

      Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que você poderá encontrar por aqui.

      •  Plano de Estudos

      • Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária

        Estudo 1: Leitura e Produção Textual - Os gêneros e tipos textuais

        • Texto Didático:  “Os gêneros e tipos textuais” 

        • Atividade:  Exercícios sobre os gêneros e tipos textuais

        6 h

        Estudo 2: Leitura e Produção Textual - O que é interpretação?

        • Apresentação: Interpretação de Textos
        • Atividade: Exercícios sobre interpretação de textos
        1 h
        Estudo 3: Gêneros empresariais e oficiais - A Ata
        • Videoaula: Ata 

        • Texto Didático: Ata

        • Atividade: Exercícios sobre a Ata

        • Material complementar: vídeo “Ata – Gêneros Textuais” do canal “Brasil Escola”  
        4 h
        Estudo 4: Gêneros empresariais e oficiais - O Requerimento
        • Videoaula: Requerimento 

        • Texto Didático: Requerimento

        • Atividade: Exercícios sobre o Requerimento

        • Material complementar: vídeo “Requerimento – Redação Oficial” do canal “Brasil Escola” 
        4 h
        Estudo 5: Gêneros empresariais e oficiais - O Currículo 
        • Texto Didático: Currículo

        •  Atividade: Exercícios sobre o currículo

        • Material complementar: vídeo “Como fazer um currículo de sucesso | passo a passo | Modelo de currículo | Canal do coaching” do “Canal do Coaching” e vídeo “Entrevista de estágio: principais perguntas e dicas para se preparar para a entrevista” do canal de Adriana Cubas
        4 h
        Estudo 6: Gêneros empresariais e oficiais - A Declaração 
        • Videoaula: Declaração

        1 h
        Estudo 7: Gêneros empresariais e oficiais - Tipos de correspondência 
        •  Videoaula: Correspondência

        1 h
        Estudo 8: Gêneros empresariais e oficiais - E-mail 
        • Videoaula: E-mail
        • Texto Didático: E-mail

        •  Atividade: Exercícios sobre o e-mail

        • Material complementar: vídeo “E-mail – Gêneros Textuais” do canal “Brasil Escola”
        3 h
        Estudo 9: Gêneros empresariais e oficiais - A Circular 
        • Videoaula: Circular

        1 h
        Estudo 10: Gêneros empresariais e oficiais - O Memorando 
        • Videoaula: Memorando

        1 h
    • Encontros Síncronos

      • Presença

        • Dúvidas

          •  Mural de avisos Forum
          •  Fórum de dúvidas Forum
        • Gêneros e tipos textuais

          Carga Horária
          6 horas

          Neste estudo, você vai conhecer os diferentes gêneros e tipos textuais da comunicação acadêmica, suas características e compreender a diferença entre gênero e tipo textual.

          • Neste estudo, você deve inicialmente ler o material didático, posteriormente faça a atividade proposta e, se possível, acesse o material complementar.

          •  TEXTO DIDÁTICO

            No texto abaixo, você vai aprender sobre os diferentes gêneros e tipos textuais na comunicação acadêmica. Boa leitura!

          •  Texto - Gêneros e Tipos Textuais URL
          •  Atividade

            Após a leitura do material, acesse a atividade, a fim de colocar seus conhecimentos em prática.

          •  Atividade - Gêneros e tipos textuais (PDF) URL
          •  Atividade - Gêneros e tipos textuais (fórum) Forum
        • Interpretação

          Carga Horária
          1 hora

          O objetivo deste estudo é apresentar estratégias de leitura e interpretação textual. Ao final do estudo, você será capaz de interpretar textos de forma mais eficiente.

          • Neste estudo, você deve realizar a visualização e leitura da apresentação sobre interpretação de textos. Bom estudo!

          •  Apresentação

            O material a seguir apresenta uma revisão de Estratégias de Leitura e introduz o conceito de Interpretação textual.

          •  Apresentação - Interpretação URL
          •  Atividade

            Após os estudos dos materiais disponibilizados, propomos que você coloque em prática o que aprendeu sobre interpretação. Acesse as orientações da atividade e bom trabalho!

          •  Atividade - Interpretação (PDF) URL
          •  Atividade - Interação (Tarefa) Assignment
        • Ata

          Carga Horária
          4 horas

          O objetivo deste estudo é conhecer e compreender como se estrutura a ata, identificando as informações necessárias neste documento.

          • Neste estudo, você vai encontrar videoaula, texto, material complementar e atividade sobre a ata, um documento de registro de informações tão presente no ambiente profissional. Acesse os materiais disponibilizados e bons estudos!

          •  Videoaula

            Na videoaula a seguir, você vai conhecer o que é e como se estrutura a ata, documento oficial muito comum no ambiente profissional.

          •  TEXTO DIDÁTICO

            No texto a seguir, você vai conhecer quais são os elementos necessários em uma ata e como esta deve ser elaborada.

          •  Gênero textual Ata URL
          •  MATERIAL COMPLEMENTAR

            Deixamos aqui a sugestão do vídeo “Ata - Redação oficial” do canal do Youtube do “Brasil Escola” em que você vai ter dicas para a produção desse tipo de documento oficial, e uma dica de como realizar a numeração de linhas em uma ata produzida em editores de texto.

          •  Vídeo - Ata | Redação oficial - Brasil Escola URL
          •  Dica - Como enumerar linhas em editores de texto Page
          •  Atividade

            Após o estudo dos materiais disponibilizados, propomos que você pratique a produção de uma ata. Acesse as orientações da atividade e bom trabalho!

          •  Atividade - Ata (PDF) URL
          •  Atividade - Gênero textual Ata (Tarefa) Assignment
        • Requerimento

          Carga Horária
          4 horas

          O objetivo deste estudo é conhecer as características e saber como produzir um documento de requerimento, identificando as informações necessárias neste texto.

          • Você já teve que fazer um requerimento para solicitar informações, documentos ou algum recurso para o seu trabalho? Neste estudo, você vai conhecer como está organizado esse documento. Acesse a videoaula, o texto e o vídeo complementar e, em seguida, coloque em prática com a atividade proposta.

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você vai conhecer as características e as informações necessárias na produção de um requerimento.

          •  TEXTO DIDÁTICO

            Acesse e leia o texto didático a seguir para conhecer as características de um documento de requerimento.

          •  Gênero textual Requerimento URL
          •  MATERIAL COMPLEMENTAR

            Deixamos aqui a sugestão dos vídeos "Requerimento" e “Abaixo-Assinado” do canal do Youtube do “Brasil Escola” em que o professor Guga Valente fala um pouco mais sobre estes gêneros. Embora no vídeo ele não enquadre o abaixo-assinado necessariamente como um tipo de requerimento, pode-se considerar, com base na literatura sobre o assunto, que as informações trazidas por ele são úteis independentemente da classificação de gêneros discursivos propostos.

          •  Vídeo - Requerimento URL
          •  Vídeo - Abaixo assinado URL
          •  Atividade

            Vamos praticar? Acesse as orientações da atividade e bom trabalho!

          •  Atividade - Requerimento (PDF) URL
          •  Atividade - Requerimento (Tarefa) Assignment
        • Currículo

          Carga Horária
          4 horas

          O objetivo deste estudo é conhecer a estrutura e as informações necessárias na elaboração de um currículo.

          • O currículo é um documento oficial que representa muitas vezes o início e transições de carreira de todo profissional. Elaborar um bom currículo pode fazer diferença no momento de conquistar uma vaga de emprego, e este estudo vai contribuir para que você possa estruturar um bom currículo. Acesse e leia os materiais de estudo, e realize a atividade proposta.

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você vai conhecer as características e as informações necessárias na produção de um currículo.

          •  TEXTO DIDÁTICO

            Leia o material a seguir para conhecer algumas características do currículo.

          •  Gênero textual Currículo URL
          •  MATERIAL COMPLEMENTAR

            Os vídeos a seguir apresentam dicas bem como informações importantes para aperfeiçoar ainda mais o currículo.

          •  Vídeo - Como fazer um currículo de sucesso URL
          •  Vídeo - O que informar no campo "Objetivo" do currículo URL
          •  Vídeo - Resumo de qualificações no currículo URL
          •  Vídeo - Experiências profissionais no currículo URL
          •  Vídeo - Cursos, formações e idiomas no currículo URL
          •  Vídeo - Currículo por e-mail URL
          •  Vídeo - Entrevista de estágio: principais perguntas e dicas para se preparar para a entrevista URL
          •  Atividade
          •  Atividade - Currículo (PDF) URL
          •  Atividade - Currículo (Tarefa) Assignment
        • Declaração

          Carga Horária
          1 hora

          O objetivo deste estudo é conhecer o que é e quais são as características do documento oficial "declaração".

          • A declaração é um texto aparentemente simples, mas que exige cuidado em sua redação. Neste estudo, você vai conhecer a estrutura e as principais informações contidas em uma declaração. Para isso, acesse e leia os materiais de estudo e pratique realizando as atividades propostas.

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você vai conhecer as características e como elaborar uma declaração.

        • Correspondência

          Carga Horária
          1 hora

          O objetivo deste estudo é conhecer o gênero textual da correspondência, identificando seus tipos e suas características.

          • Quando falamos em correspondência, geralmente lembramos do já antigo hábito de envio de cartas. No entanto, há diversos tipos de correspondência, e é isso que você vai aprender nestes estudo. Veja o vídeo disponibilizado, e bom estudo!

          •  Videoaula

            Nesta videoaula você vai conhecer as características e os diferentes tipos de correspondência.

        • E-mail

          Carga Horária
          3 horas

          O objetivo deste estudo é compreender a estrutura e informações necessárias na produção do gênero textual e-mail.

          • A transformação digital trouxe novas formas de comunicação, sendo o e-mail uma destas formas, amplamente utilizado para comunicação oficial. Assista e leia os materiais de estudo disponibilizados, realize a atividade proposta e conheça mais sobre este gênero textual.

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você vai conhecer a estrutura e as informações necessárias na elaboração do e-mail.

          •  TEXTO DIDÁTICO

            Leia o material a seguir para identificar os elementos e as características do e-mail.

          •  Gênero textual E-mail URL
          •  MATERIAL COMPLEMENTAR

            O vídeo a seguir apresenta mais informações sobre o gênero textual e-mail.

          •  Vídeo - Gênero textual E-mail URL
          •  Atividade
          •  Atividade - E-mail (PDF) URL
          •  Atividade - E-mail (Tarefa) Assignment
        • Circular

          Carga Horária
          1 hora

          O objetivo deste estudo é compreender o que é e quais são os passos para elaboração de uma circular.

          • Apesar de não tão conhecido, a circular é um gênero textual tradicional no meio empresarial. Vamos conhecer melhor esse tipo de texto oficial? Assista ao vídeo disponibilizado e bom estudo!

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você vai conhecer os elementos que compõem a circular.

        • Memorando

          Carga Horária
          1 hora

          O objetivo deste estudo é disponibilizar informações sobre as características e a estrutura do memorando.

          • Agora que você já conhece a circular, vamos aprender sobre o memorando! Estes gêneros textuais são até parecidos, mas são utilizados em situações diferentes. Assista ao vídeo disponibilizado para compreender a diferença do memorando para a circular. Bom estudo!

          •  Videoaula

            Nesta videoaula, você vai conhecer as características e as informações necessárias na produção de um memorando.

        • Videoaulas e Materiais

          • Estudo 1 - Gêneros e tipos textuais

          •  Gêneros e Tipos Textuais URL
          • Estudo 2 - Interpretação

          •  Apresentação - Interpretação textual URL
          • Estudo 3 - Ata

          •  Videoaula Gêneros acadêmicos: Ata URL
          •  Gênero Textual Ata URL
          •  Vídeo - Ata | Redação oficial - Brasil Escola URL
          •  Dica - Como enumerar linhas em editores de texto Page
          • Estudo 4 - Requerimento

          •  Videoaula Gênero acadêmicos: Requerimento URL
          •  Gênero textual Requerimento URL
          •  Vídeo - Requerimento URL
          •  Vídeo - Abaixo assinado URL
          • Estudo 5 - Currículo

          •  Gênero textual Currículo URL
          •  Vídeo - Como fazer um currículo de sucesso URL
          •  Vídeo - Resumo de qualificações no currículo URL
          •  Vídeo - O que informar no campo "Objetivo" do currículo URL
          •  Vídeo - Experiências profissionais no currículo URL
          •  Vídeo - Cursos, formações e idiomas no currículo URL
          •  Vídeo - Currículo por e-mail URL
          •  Vídeo - Entrevista de estágio: principais perguntas e dicas para se preparar para a entrevista URL
          • Estudo 6 - Declaração

          •  Videoaula Gênero acadêmicos: Declaração URL
          • Estudo 7 - Correspondência

          •  Videoaula Gênero acadêmicos: Correspondência URL
          • Estudo 8 - E-mail

          •  Videoaula Gênero acadêmicos: E-mail URL
          •  Gênero textual E-mail URL
          •  Vídeo - Gênero textual E-mail URL
          • Estudo 9 - Circular

          •  Videoaula Gênero acadêmicos: Circular URL
          • Estudo 10 - Memorando

          •  Videoaula Gênero acadêmicos: Memorando URL
        • Atividades

          • Estudo 1 - Gêneros e tipos textuais

          •  Atividade - Gêneros e tipos textuais (PDF) URL
          •  Atividade - Gêneros e tipos textuais (Fórum) URL
          • Estudo 2 - Interpretação

          •  Atividade - Interpretação (PDF) URL
          •  Atividade - Interpretação (Tarefa) URL
          • Estudo 3 - Ata

          •  Atividade - Ata (PDF) URL
          •  Atividade - Ata (Tarefa) URL
          • Estudo 4 - Requerimento

          •  Atividade - Requerimento (PDF) URL
          •  Atividade - Requerimento (Tarefa) URL
          • Estudo 5 - Currículo

          •  Atividade - Currículo (PDF) URL
          •  Atividade - Currículo (Tarefa) URL
          • Estudo 8 - E-mail

          •  Atividade - E-mail (PDF) URL
          •  Atividade - E-mail (Tarefa) URL
        • Equipe

          • PROFESSORES CONTEUDISTAS

            Caroline Reis Vieira Santos

            Ricardo Campos

            Kleber Ferreira da Silva

            Thalita Maria Lucindo Aureliano.......

            ......

            DESIGNERS EDUCACIONAIS

            Elaiz Buffon

            Franciele Zarpelon Corrêa

            Marcelo Augusto de Freitas Farias

            Juliana Moraes

            Juliane Colling

            .......

            REVISORAS

            Denise de Mesquita Correa

            Caroline Reis Vieira Santos

            .......

            COORDENADOR DO PROGRAMA NO CÂMPUS PALHOÇA

            Saulo Zulmar Vieira

            .......

            COORDENADORES DO EIXO TECNOLÓGICO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

            Caroline Reis Vieira Santos

            Roberto Dutra Vargas

            .......

            COORDENADORA GERAL DO PQ-ANP

            Maria da Glória Silva e Silva

        RangeError

        Maximum call stack size exceeded
        RangeError: Maximum call stack size exceeded
            at String.replace (<anonymous>)
            at d (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at f (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at i (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.parse (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderPartial (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderBlockVariable (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderBlock (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)

        RangeError

        Maximum call stack size exceeded
        RangeError: Maximum call stack size exceeded
            at String.replace (<anonymous>)
            at d (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at f (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at i (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.parse (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderPartial (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderBlockVariable (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderTokens (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)
            at n.renderBlock (https://moodle3.ifsc.edu.br/lib/requirejs.php/1677787420/core/first.js:1:1)