Produção Cultural e Design
Produção de conteúdo para Youtube
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Produção de Conteúdo para Youtube do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. Neste AVEA, o objetivo é integrar as competências desenvolvidas ao longo do curso através da produção de um projeto interdisciplinar levando em consideração aspectos bilíngues, técnicos e de gestão.
PLANO DE ESTUDOS
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1:
Planejamento editorial
- Texto didático que mostra trabalhos desenvolvido para canal do Youtube
- Atividade avaliativa em grupo
- Materiais complementares para refletir sobre a importância do marketing de conteúdo
4h Estudo 2:
Naming
- Videoaula sobre as etapas do processo de naming
- Atividade de criação do nome do canal
- Materiais complementares com dicas sobre definição do Naming
6h Estudo 3:
Branding
- Apresentação sobre projeto de identidade visual
- Atividade sobre marca e aplicações
- Materiais complementares com dicas do youtube
8h Estudo 4:
Roteiro
- Apresentação sobre como fazer a pré-produção do vídeo
- Atividade para desenvolver um roteiro
- Materiais complementares com dicas para filmar com o celular
6h Estudo 5:
Acessibilidade
- Apresentação sobre a legislação, tendências
- Atividade sobre planejamento do vídeo e acessibilidade
- Materiais complementares com outros trabalhos sobre o assunto
3h Estudo 6:
Produção de vídeo
- Videoaulas com passo a passo da instalaçao e utilização do shotcut
- Atividade que envolve a elaboração do primeiro vídeo
- Material complementar com dicas do youtube.
8h
Encontros Síncronos
Presença
Planejamento editorial
Carga Horária
4 horasNesta Unidade Curricular vamos desenvolver um projeto para um canal do youtube sobre um aspecto específico da produção audiovisual, seja sobre a história do cinema, sobre um movimento artístico, sobre uma questão social e sua abordagem no cinema ao longo do tempo, um aspecto técnico ou sobre a linguagem audiovisual. Para tanto, vamos aprofundar os estudos sobre a história da arte, do design e do cinema e sobre linguagem e estética audiovisual. Vamos aplicar também os estudos de comunicação e cibercultura, Libras e cultura surda.
Nesta etapa vamos estudar a metodologia para elaboração e gestão de projeto com foco em produção de conteúdo digital.
Bom estudo!
TEXTO DIDÁTICO
Veja o link para a matéria Canais do youtube: qual é o tom? da reVISTA multimídia bilíngue e conheça os trabalhos desenvolvidos por outros colegas. A matéria também detalha a metodologia utilizada.
Atividade
Faça o planejamento editorial do canal definindo o tema, a abordagem que será adotada, o público alvo e os conceitos da marca do canal.
O trabalho pode ser feito em grupos de 3 ou 4 pessoas.
Materiais complementares
Para refletir sobre a importância do marketing de conteúdo veja o vídeo
O que é Marketing de Conteúdo, afinal? da Rock Content Brasil. Veja o vídeo
O que é Marketing de Conteúdo, afinal? da Rock Content Brasil com tradução para Libras.
Naming
Carga Horária
6 horasNesta etapa vamos estudar como definir o nome do canal visando transmitir os conceitos escolhidos. O objetivo é conhecer o processo de definição de naming e explorar algumas técnicas para facilitar o trabalho.
O naming é o nome pensado de forma estratégica. Vamos estudar algumas técnicas para ajudar nessa etapa do projeto.
VIDEOAULA
Nesta videoaula você vai estudar as características que um bom nome deve ter e as etapas do processo de naming, como identificação de objetivos, identificação do público alvo e etapa criativa. Também vai ver exemplos de diferentes tipos de estratégias usadas na definição dos nomes e conhecer algumas técnicas de criação.
Atividade
Desenvolva o trabalho de criação do nome do canal, levando em consideração o que foi estudado.
Materiais complementares
Para a definição do Naming, seguem 2 links com dicas interessantes:
Como Escolher um Nome TOP para seu Canal no YouTube ? Dicas de Nomes para Canal 2021 - Flavio Muniz
O nome do seu canal - Gabriel Reis
Branding
Carga Horária
8 horasNesta etapa vamos desenvolver a marca do canal e definir os elementos visuais que podem ser usados para valorizar a identidade.
O objetivo é explorar os elementos gráficos como tipografia, formas e cores para transmitir os conceitos em todos os espaços em que a marca será veiculada no YouTube.
APRESENTAÇÃO
O projeto de identidade visual e o planejamento adequado de como usar a marca para criar uma imagem consistente são etapas importantes do trabalho de criação de um canal no youtube. Veja algumas dicas de como usar os elementos visuais.
Atividade
Marca e aplicações
Desenvolver vários esboços para a marca e selecionar a que se ajustar perfeitamente aos conceitos definidos. Planejar os espaços onde a marca será aplicada ou apresentada em texto:
Materiais complementares
Veja as dicas do próprio youtube para usar elementos visuais no canal visando criar uma marca consistente, que seu público identifique.
Roteiro
Carga Horária
6 horasNesta etapa vamos reunir os materiais e planejar a produção do trailer e do primeiro vídeo do canal. Para tanto, além da seleção dos conteúdos, elaboração de textos, imagens e elementos gráficos que farão parte do vídeo, será feito o roteiro.
Vamos aplicar os conteúdos estudados para fazer a organização das informações e elaborar o roteiro com foco no nosso público.
APRESENTAÇÃO
Veja como fazer a pré-produção do vídeo, considerando equipamentos, cenário, cores, iluminação. A aula mostra também como elaborar um roteiro.
Atividade
Siga o modelo e envie aqui o seu roteiro.
Materiais complementares
Veja 4 dicas para filmar com o celular:
A elaboração do roteiro pode ter várias etapas, desde definir o tema e o argumento (a história, com início, meio e fim), até seu detalhamento mais completo. A escaleta é uma etapa útil para organizar as cenas. Depois disso se define os tempos, diálogos, imagens e sons. É importante planejar esses tempos e criar o ritmo do vídeo. Veja um texto mostrando diferentes formas de de planejar a organização das cenas: Escaleta: estruturando a história em um roteiro, de Jaqueline M. Souza.
Acessibilidade
Carga Horária
3 horasNosso objetivo é refletir sobre a acessibilidade nas mídias sociais. Vamos conhecer um pouco mais sobre a legislação e ferramentas que podem contribuir para que todas as pessoas possam ter acesso aos conteúdos de forma fácil.
Para desenvolver um projeto de mídia digital é preciso considerara acessibilidade, usabilidade e experiência do usuário.
APRESENTAÇÃO
Veja uma apresentação sobre a legislação, tendências e iniciativas para promover a acessibilidade.
Atividade
Faça o planejamento do vídeo levando em consideração a acessibilidade. Descreva as estratégias utilizadas para isso.
Materiais complementares
Para aprofundar os estudos e ver outros trabalhos de colegas e profissionais, veja duas matérias da reVISTA multimídia bilíngue:
Produção de vídeo
Carga Horária
8 horasNesta última etapa do projeto vamos trabalhar na produção, filmagem, edição e publicação dos vídeos. Bom estudo!
O objetivo é que você saiba produzir um vídeo de qualidade, de forma organizada, evitando retrabalho. Também vamos estudar ferramentas para a edição de vídeos.
VIDEOAULA
Nos vídeos você encontra orientação para a edição de vídeos usando o Shotcut, um programa gratuito que oferece ótimos recursos.
Atividade
A atividade envolve a elaboração do primeiro vídeo e a publicação do canal com todos os elementos de branding desenvolvidos ao longo do projeto.
Materiais complementares
Videoaulas e materiais
Estudo 1: Planejamento Editorial
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao6/canal-no-youtube/
https://www.youtube.com/embed/cGZiKjSKLP8
https://www.youtube.com/embed/swFvy_k9-fU
Estudo 2: Naming
https://www.youtube.com/embed/gb6S4aV68D8
https://www.youtube.com/embed/yA8EIfCKzgQ
Estudo 3: Branding
https://www.youtube.com/embed/-dHIjmQyjFQ
Estudo 4: Roteiro
https://www.youtube.com/embed/O_k-GUGHap0
https://www.tertulianarrativa.com/post/2017/07/26/escaleta-estruturando-a-hist%C3%B3ria-em-um-roteiro
Estudo 5: Acessibilidade
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao2/videos-bilingues-para-youtube/
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao1/convidado-filmes-que-voam/
Estudo 6: Produção de vídeo
https://www.youtube.com/embed/_MqAqzCIQQc
https://www.youtube.com/embed/W59MbuuhmZ4
https://www.youtube.com/embed/o280MnwoQaY
https://www.youtube.com/embed/2MFJcggPCxs
https://www.youtube.com/embed/oZsgibzFcUU
https://creatoracademy.youtube.com/page/learning-toolkits?hl=pt-BR
Atividades
Estudo 1: Planejamento editorial
Faça o planejamento editorial do canal definindo o tema, a abordagem que será adotada, o público alvo e os conceitos da marca do canal.
O trabalho pode ser feito em grupos de 3 ou 4 pessoas.
Estudo 3: Branding
Marca e aplicações
Desenvolver vários esboços para a marca e selecionar a que se ajustar perfeitamente aos conceitos definidos. Planejar os espaços onde a marca será aplicada ou apresentada em texto:
Estudo 4: Roteiro
Siga o modelo e faça o roteiro
Estudo 5: Acessibilidade
Faça o planejamento do vídeo levando em consideração a acessibilidade. Descreva as estratégias utilizadas para isso.
Estudo 6: Produção de vídeo
A atividade envolve a elaboração do primeiro vídeo e a publicação do canal com todos os elementos de branding desenvolvidos ao longo do projeto.
Equipe
Professores conteudistas
Daniel Henrique Scadolara
Janaina Ramos
Renata da Silva KrusserDesigners educacionais
Daniela Estaregue AlvesRevisores
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira SantosCoordenador do Programa no Câmpus Palhoça
Saulo Zulmar VieiraCoordenadores do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design
Renata da Silva KrusserCoordenadora Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva