![](https://moodle.ifsc.edu.br/pluginfile.php/604428/mod_page/content/2/producao_cultural_banner_vazio_IFSC-08.jpg)
![](https://moodle.ifsc.edu.br/pluginfile.php/604428/mod_page/content/2/producao_cultural__icone%2Bbot%C3%A3o.png)
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Produção de Conteúdo para Youtube do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. Neste AVEA, o objetivo é integrar as competências desenvolvidas ao longo do curso através da produção de um projeto interdisciplinar levando em consideração aspectos bilíngues, técnicos e de gestão.
Estudos | Conteúdos e Atividades | Carga Horária |
Estudo 1: Planejamento editorial |
|
4h |
Estudo 2: Naming |
|
6h |
Estudo 3: Branding |
|
8h |
Estudo 4: Roteiro |
|
6h |
Estudo 5: Acessibilidade |
|
3h |
Estudo 6: Produção de vídeo |
|
8h |
Carga Horária
4 horas
Nesta Unidade Curricular vamos desenvolver um projeto para um canal do youtube sobre um aspecto específico da produção audiovisual, seja sobre a história do cinema, sobre um movimento artístico, sobre uma questão social e sua abordagem no cinema ao longo do tempo, um aspecto técnico ou sobre a linguagem audiovisual. Para tanto, vamos aprofundar os estudos sobre a história da arte, do design e do cinema e sobre linguagem e estética audiovisual. Vamos aplicar também os estudos de comunicação e cibercultura, Libras e cultura surda.
Nesta etapa vamos estudar a metodologia para elaboração e gestão de projeto com foco em produção de conteúdo digital.
Bom estudo!
Veja o link para a matéria Canais do youtube: qual é o tom? da reVISTA multimídia bilíngue e conheça os trabalhos desenvolvidos por outros colegas. A matéria também detalha a metodologia utilizada.
Faça o planejamento editorial do canal definindo o tema, a abordagem que será adotada, o público alvo e os conceitos da marca do canal.
O trabalho pode ser feito em grupos de 3 ou 4 pessoas.
Para refletir sobre a importância do marketing de conteúdo veja o vídeo
Veja o vídeo
Carga Horária
6 horas
Nesta etapa vamos estudar como definir o nome do canal visando transmitir os conceitos escolhidos. O objetivo é conhecer o processo de definição de naming e explorar algumas técnicas para facilitar o trabalho.
O naming é o nome pensado de forma estratégica. Vamos estudar algumas técnicas para ajudar nessa etapa do projeto.
Nesta videoaula você vai estudar as características que um bom nome deve ter e as etapas do processo de naming, como identificação de objetivos, identificação do público alvo e etapa criativa. Também vai ver exemplos de diferentes tipos de estratégias usadas na definição dos nomes e conhecer algumas técnicas de criação.
Desenvolva o trabalho de criação do nome do canal, levando em consideração o que foi estudado.
Para a definição do Naming, seguem 2 links com dicas interessantes:
Como Escolher um Nome TOP para seu Canal no YouTube ? Dicas de Nomes para Canal 2021 - Flavio Muniz
O nome do seu canal - Gabriel Reis
Carga Horária
8 horas
Nesta etapa vamos desenvolver a marca do canal e definir os elementos visuais que podem ser usados para valorizar a identidade.
O objetivo é explorar os elementos gráficos como tipografia, formas e cores para transmitir os conceitos em todos os espaços em que a marca será veiculada no YouTube.
O projeto de identidade visual e o planejamento adequado de como usar a marca para criar uma imagem consistente são etapas importantes do trabalho de criação de um canal no youtube. Veja algumas dicas de como usar os elementos visuais.
Desenvolver vários esboços para a marca e selecionar a que se ajustar perfeitamente aos conceitos definidos. Planejar os espaços onde a marca será aplicada ou apresentada em texto:
Veja as dicas do próprio youtube para usar elementos visuais no canal visando criar uma marca consistente, que seu público identifique.
Carga Horária
6 horas
Nesta etapa vamos reunir os materiais e planejar a produção do trailer e do primeiro vídeo do canal. Para tanto, além da seleção dos conteúdos, elaboração de textos, imagens e elementos gráficos que farão parte do vídeo, será feito o roteiro.
Vamos aplicar os conteúdos estudados para fazer a organização das informações e elaborar o roteiro com foco no nosso público.
Veja como fazer a pré-produção do vídeo, considerando equipamentos, cenário, cores, iluminação. A aula mostra também como elaborar um roteiro.
Siga o modelo e envie aqui o seu roteiro.
Veja 4 dicas para filmar com o celular:
A elaboração do roteiro pode ter várias etapas, desde definir o tema e o argumento (a história, com início, meio e fim), até seu detalhamento mais completo. A escaleta é uma etapa útil para organizar as cenas. Depois disso se define os tempos, diálogos, imagens e sons. É importante planejar esses tempos e criar o ritmo do vídeo. Veja um texto mostrando diferentes formas de de planejar a organização das cenas: Escaleta: estruturando a história em um roteiro, de Jaqueline M. Souza.
Carga Horária
3 horas
Nosso objetivo é refletir sobre a acessibilidade nas mídias sociais. Vamos conhecer um pouco mais sobre a legislação e ferramentas que podem contribuir para que todas as pessoas possam ter acesso aos conteúdos de forma fácil.
Para desenvolver um projeto de mídia digital é preciso considerara acessibilidade, usabilidade e experiência do usuário.
Veja uma apresentação sobre a legislação, tendências e iniciativas para promover a acessibilidade.
Faça o planejamento do vídeo levando em consideração a acessibilidade. Descreva as estratégias utilizadas para isso.
Para aprofundar os estudos e ver outros trabalhos de colegas e profissionais, veja duas matérias da reVISTA multimídia bilíngue:
Carga Horária
8 horas
Nesta última etapa do projeto vamos trabalhar na produção, filmagem, edição e publicação dos vídeos. Bom estudo!
O objetivo é que você saiba produzir um vídeo de qualidade, de forma organizada, evitando retrabalho. Também vamos estudar ferramentas para a edição de vídeos.
Nos vídeos você encontra orientação para a edição de vídeos usando o Shotcut, um programa gratuito que oferece ótimos recursos.
A atividade envolve a elaboração do primeiro vídeo e a publicação do canal com todos os elementos de branding desenvolvidos ao longo do projeto.
Estudo 1: Planejamento Editorial
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao6/canal-no-youtube/
https://www.youtube.com/embed/cGZiKjSKLP8
https://www.youtube.com/embed/swFvy_k9-fU
Estudo 2: Naming
https://www.youtube.com/embed/gb6S4aV68D8
https://www.youtube.com/embed/yA8EIfCKzgQ
Estudo 3: Branding
https://www.youtube.com/embed/-dHIjmQyjFQ
Estudo 4: Roteiro
https://www.youtube.com/embed/O_k-GUGHap0
https://www.tertulianarrativa.com/post/2017/07/26/escaleta-estruturando-a-hist%C3%B3ria-em-um-roteiro
Estudo 5: Acessibilidade
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao2/videos-bilingues-para-youtube/
https://revistateste.palhoca.ifsc.edu.br/edicao1/convidado-filmes-que-voam/
Estudo 6: Produção de vídeo
https://www.youtube.com/embed/_MqAqzCIQQc
https://www.youtube.com/embed/W59MbuuhmZ4
https://www.youtube.com/embed/o280MnwoQaY
https://www.youtube.com/embed/2MFJcggPCxs
https://www.youtube.com/embed/oZsgibzFcUU
https://creatoracademy.youtube.com/page/learning-toolkits?hl=pt-BR
Estudo 1: Planejamento editorial
Faça o planejamento editorial do canal definindo o tema, a abordagem que será adotada, o público alvo e os conceitos da marca do canal.
O trabalho pode ser feito em grupos de 3 ou 4 pessoas.
Estudo 3: Branding
Marca e aplicações
Desenvolver vários esboços para a marca e selecionar a que se ajustar perfeitamente aos conceitos definidos. Planejar os espaços onde a marca será aplicada ou apresentada em texto:
Estudo 4: Roteiro
Siga o modelo e faça o roteiro
Estudo 5: Acessibilidade
Faça o planejamento do vídeo levando em consideração a acessibilidade. Descreva as estratégias utilizadas para isso.
Estudo 6: Produção de vídeo
A atividade envolve a elaboração do primeiro vídeo e a publicação do canal com todos os elementos de branding desenvolvidos ao longo do projeto.
Professores conteudistas
Daniel Henrique Scadolara
Janaina Ramos
Renata da Silva Krusser
Designers educacionais
Daniela Estaregue Alves
Revisores
Denise de Mesquita Correa
Caroline Reis Vieira Santos
Coordenador do Programa no Câmpus Palhoça
Saulo Zulmar Vieira
Coordenadores do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design
Renata da Silva Krusser
Coordenadora Geral PQ-ANP
Maria da Glória Silva e Silva