Livro didático 3 da disciplina

4. Funções exponenciais e logarítmicas

Funções exponenciais e logarítmicas

 O conceito de crescimento exponencial e escala logarítmica é amplamente utilizado pelos cientistas de diversas área, como física, biologia, química, sismologia, entre outros.

O pH de uma solução, bem como a magnitude de um terremoto, nada mais são que logaritmos. Suas fórmulas aparentemente complicadas nada mais são que maneiras práticas de se medir aquilo que se deseja. O nível de intensidade de uma onda sonora (decibel) é outro exemplo conhecido.

Além disso, o crescimento de uma população de bactérias, assim como a variação de massa de uma substância radioativa em um ambiente, são exemplos clássicos de fenômenos considerados exponenciais. Assim, vamos compreender um pouco mais o que esse modelo exponencial, com todas as suas peculiaridades, tem a ver com os tão temidos logaritmos.

No gráfico ao lado, temos um esboço do gráfico destas duas importantes funções na matemática. Lembrando que as funções exponenciais e logarítmicas são chamadas funções inversas uma da outra.

Neste terceiro capítulo, você vai estudar:

  • exemplos de situações com comportamento exponencial
  • gráfico (curva exponencial)
  • logaritmos e funções logarítmicas
  • modelos logarítmicos
  • funções exponenciais e logarítmicas como inversas uma da outra 

Leitura obrigatória

Clique aqui para ler o material sobre funções exponenciais e logarítmicas.

Após a leitura obrigatória assista ao vídeo e observe na prática como as funções exponenciais e logarítmicas são aplicadas

 

Na prática

Veja como ocorre a aplicação das funções exponenciais e logarítmicas

 <