Programação
-
- Orientações
Orientações
Prezado(a) Estudante
Seja bem-vindo(a) à Unidade Curricular (UC) de Metodologia do Ensino da Matemática. Nesta unidade estudaremos algumas metodologias para o ensino da matemática.
No espaço identificado como “Orientações”, você encontra o Plano de Ensino e o Roteiro de Estudos. Esses documentos permitem que você conheça melhor a unidade curricular e possa lhe auxiliar na organização de seus estudos.
Sucesso!
Abraços
Prof. Vanessa
Leia o Plano de Ensino e fique atento(a) ao Roteiro de Estudos, é com ele que você organizará suas atividades!
Comunicação
WEBCONFERÊNCIA GRAVADA!
VÍDEO 1 - Aula prof. Vanessa (peço desculpas, pois esqueci de colocar gravar no começo)
VÍDEO 2 - Aula prof. Marleide
Roteiro de Estudos
Estudos Atividades Carga Horária Período Orientações Iniciais - Leia o Plano de Ensino da unidade curricular.
Estudo 1
- Estude o Livro Didático 1 - Tendências em educação matemática.
- Realize a atividade 1 - Completando a tabela sistematizadora sobre as tendências em educação matemática.
10h
xx/xx a xx/xx Estudo 2
- Estude o Livro Didático 2 - Metodologia do ensino da matemática.
- Participe do Fórum sobre as metodologias de ensino (prazo final xxxx às 23:55)
12h xx/xx a xx/xx Estudo 3
- Estude o Livro Didático 3 - Campos conceituais e Representações semióticas
- Faça a leitura dos textos obrigatórios
- Obs.: A leitura dos textos complementares não é obrigatória, mas importante no entendimento dos conceitos.
- Realize a atividade 3 - Resolva todas as questões, com todo o desenvolvimento dos cálculos, ideias e lógicas utilizadas, mostrando tudo o que você utilizou para chegar na solução.
- Prazo de envio: xx/xx às 23:55
- Webconferência - dia xx/xx
- Parte 1 - Prof. xx
- Parte 2 - Prof. xx
10h xx/xx a xx/xx Estudo 4
- Estude o Livro Didático 4 - Metodologias inovadoras e aprendizagem significativa.
- GLOSSÁRIO: Insira palavras (e suas descrições) que indiquem vantagens das metodologias inovadoras.
- Prazo de envio: xx/xx às 23:55
6h xx/xx a xx/xx Projeto final da Unidade curricular (Avaliação Presencial)
2h
de xx e xx/xx Entrega das notas xx/xx
- TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Nesta unidade curricular, estudaremos as Tendências de Educação Matemática que norteiam hoje o ensino desta disciplina e são base para os documentos oficiais como os PCNs, a Proposta Curricular de Santa Catarina e a BNCC.
Carga Horária:
10 horasPeríodo:
xx/xx a xx/xxMaterial Didático
Vídeo explicativo sobre as Tendências em Educação Matemática
Atividades de Aprendizagem e Avaliação 1
- METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Nesta unidade, vamos caracterizar os principais elementos relacionados à transposição didática e discutir os aspectos relevantes do ensino da Matemática e relacioná-los com alguns conceitos pedagógicos como: Contrato didático, Obstáculos epistemológicos e Situações didáticas.
Dedicação estimada
12 horasPeríodo
xx/xx a xx/xxMaterial Didático
Material Complementar
Os materiais apresentados a seguir são complementares às ideias colocadas no livro didático 2.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação 2
- CAMPOS CONCEITUAIS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
CAMPOS CONCEITUAIS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
Nesta unidade estudaremos sobre a teoria dos campos conceituais, e as diversas representações, chamadas semióticas, da matemática.
Dedicação estimada
10 horasPeríodo
xx/xx a xx/xxMaterial Didático
Atividades de Aprendizagem e Avaliação 3
Realize atividade 3
- METODOLOGIAS INOVADORAS
METODOLOGIAS INOVADORAS
Nesta unidade, vamos discutir sobre a prática docente como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos. Trabalharemos conceitos de metodologias inovadoras e aprendizagem significativa.
Dedicação estimada
06 horasPeríodo
xx/xx a xx/xxMaterial Didático
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Projeto final da Unidade Curricular
VÍDEO-AULA SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- Encerramento
Encerramento
Na unidade curricular "Metodologia do ensino da Matemática", vimos um breve histórico da Educação Matemática, desde o início da Matemática Moderna até as atuais tendências educacionais. Estudamos também algumas metodologias do ensino da matemática, a teoria dos campos conceituais e as representações semióticas da matemática. Por fim, conhecemos algumas metodologias inovadoras para o ensino desta disciplina que estimulam o aprendizado significativo dos alunos.
Esses conhecimentos são importantes para a formação da sua identidade como futuro professor de matemática, pois essas metodologias e tendências possibilitam a elaboração de aulas contextualizadas e diferenciadas, as quais irão estimular cada vez mais o interesse e o aprendizado dos seus alunos.
Por isso, tenha em mente que a aprendizagem não para por aqui! Continue pesquisando e lendo sobre o tema.
Por fim, reforço que é muito importante que você avalie esta unidade curricular. Clique nos links disponíveis na sequência e dê seu feedback. Sua opinião é essencial para sabermos nossos acertos e para identificarmos oportunidades de melhoria.
Sucesso e até a próxima!
Avaliando a unidade curricular
No encerramento de todas as unidades curriculares deste curso, será solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de uma enquete de respostas anônimas (com questões específicas) e um fórum aberto (no qual você poderá registrar a sua opinião sobre todo e qualquer aspecto da unidade curricular). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!