LIVRO 1 - TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

6. USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS

USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS

Um dos principais agentes de transformação da sociedade são as técnicas aplicadas nas ações humanas, em suas diferentes formas e usos, isso ocorre devido às implicações que exercem no cotidiano das pessoas. (BRASIL, 1997). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estudiosos do tema mostram que escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada.

Nesse cenário, insere-se mais um desafio para a escola, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e conhecer. Sabe-se, ainda, que o acesso a calculadoras, computadores e outros elementos tecnológicos é uma realidade para grande parte da população.Os PCNs salientam que estudos e experiências evidenciam que a calculadora é um instrumento que pode contribuir para a melhoria do ensino da Matemática. A justificativa para essa visão é o fato de que ela pode ser usada como um instrumento motivador na realização de tarefas exploratórias e de investigação. Além disso, ela abre novas possibilidades educativas, como a de levar o aluno a perceber a importância do uso dos meios tecnológicos disponíveis na sociedade contemporânea. A calculadora é também um recurso para verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de autoavaliação.

Os PCNs citam o seguinte exemplo de uma situação exploratória e de investigação que se tornaria imprópria sem o uso de calculadora, poder-se-ia imaginar um aluno sendo desafiado a descobrir e a interpretar os resultados que obtém quando divide um número sucessivamente por dois (se começar pelo 1, obterá 0,5; 0,25; 0,125; 0,0625; 0,03125; 0,015625). Usando a calculadora, terá muito mais condições de prestar atenção no que está acontecendo com os resultados e de construir o significado desses números. Com a evolução do conhecimento por simulação e informática, percebe-se que o computador é também um ótimo recurso didático. Este instrumento, cada dia mais indispensável, nas mais diferentes tarefas, traz diversas possibilidades ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

 

Na prática

Tratamento da Informação: a tecnologia no ensino da matemática.

  

Segundo os PCNs, tudo indica que seu caráter lógico-matemático pode ser um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente na medida em que ele permite um trabalho que obedece a distintos ritmos de aprendizagem.

Legenda: Resposta rápida. Fonte: Humor com ciência, 2019.

Infelizmente, os computadores ainda não estão disponíveis para muitas escolas, porém eles já integram muitas experiências educacionais. Assim, percebe-se a necessidade de incorporar, cada vez mais, estudos nessa área, desde a formação inicial como a formação continuada do professor do ensino fundamental, para usar amplamente suas possibilidades e para conhecer e analisar softwares educacionais. Os PCNs elucidam que quanto aos softwares educacionais é fundamental que o professor aprenda a escolhê-los em função dos objetivos que pretende atingir e de sua própria concepção de conhecimento e de aprendizagem, distinguindo os que se prestam mais a um trabalho dirigido para testar conhecimentos dos que procuram levar o aluno a interagir com o programa de forma a construir conhecimento. O computador pode ser usado como elemento de apoio para o ensino (banco de dados, elementos visuais), mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. O trabalho com o computador pode ensinar o aluno a aprender com seus erros e a aprender junto com seus colegas, trocando suas produções e comparando-as.