Redes locais

1. Tipos de redes

O foco da disciplina IER é a infra-estrutura de rede, representada pelas camadas Internet e Acesso a rede no modelo TCP/IP (ou camadas Rede e inferiores no modelo OSI). Ela diz respeito ao conjunto de equipamentos, links, protocolos e tecnologias empregados para construir uma rede de computadores em curtas ou longas distâncias. Essa rede pode ser assim usada para que sistemas finais consigam se comunicar, tais como computadores de usuários, servidores, smartphones, e quaisquer outros dispositivos que produzam ou consumam dados. Desta forma, em IER iremos conhecer tecnologias envolvidas nessas camadas inferiores, bem como selecionar e configurar equipamentos, e interligá-los para construir redes de computadores.

Em nosso estudo, iniciaremos com tecnologias de comunicação para distâncias curtas. Tais tecnologias possibilitam que dispositivos se comuniquem diretamente, com distâncias até algumas dezenas de metros (em alguns casos, até poucas centenas de metros). Elas possibilitam conectar dispositivos em diferentes cenários, tais como:

Tipos de redes de acordo com escopo espacial

Existem diferentes cenários e aplicações em que se necessita de conectividade local. Nesse sentido, definiram-se algumas categorias de tecnologias de comunicação:

  • LAN (Local Area Network): as redes locais se constituem de tecnologias capazes de interligar dispositivos em distâncias de até poucas centenas de metros, e por meio guiado (com cabos). Atualmente, a tecnologia dominante é Ethernet (padrão IEEE 802.3)
  • WLAN (Wireless Local Area Network): as redes locais sem-fio são capazes de interligar dispositivos distantes até algumas dezenas de metros. A tecnologia dominante é Wifi (padrão IEEE802.11)
  • WPAN (Wireless Personal Area Network): as redes sem-fio pessoais interligam dispositivos até alguns metros, ou poucas dezenas de metros. Duas tecnologias conhecidas nessa categoria são Bluetooth (padrão IEEE 802.15.3) e Zigbee (que inclui o padrão IEEE 802.15.4)
  • WBAN (Wireless Body Area Network): as redes de área corporal se constituem de dispositivos vestíveis. Uma aplicação promissora existe na área da saúde, para monitoramento de sinais vitais de pacientes de forma menos intrusiva. Há padrões propostos para esse tipo de rede, como IEEE 802.15.6 (WBAN) e ETSI SmartBANs
  • NFC (Near Field Communication): os links com proximidade proporcionam comunicação entre dispositivos em distâncias muito pequenas, até de poucos centímetros. São usadas em passaportes, cartões de pagamento e celulares. Existem alguns padrões para NFC, dentre eles ECMA-352.

Um video sobre tipos de redes ...

Existem outras categorias, porém estas são as mais difundidas para conectividade local. Um sumário de outras classificações, obtido na Wikipedia, é resumido nesta figura:

redes

Tipos de rede de acordo com escopo espacial. FONTE: Wikipedia