Fórum de dúvidas relativas ao conteúdo da Semana 3

Exercício 01 da tarefa avaliativa da semana 03

 
Imagem de Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling
Exercício 01 da tarefa avaliativa da semana 03
por Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling - domingo, 6 Jun 2021, 22:21
 

Professor, o primeiro exercício diz:

1)      Em uma folha A4, desenhe (utilizando régua) um quadrado 20 cm X 20 cm e recorte, descartando as sobras. Feito isso, faça o seguinte processo recursivo: dobre ao meio, recorte na dobra, guarde uma parte e repita o processo com a outra. Faça esse processo até a quinta vez que você recortar na dobra, enfileire os 5 retângulos guardados e tire uma foto.

 

Prendendo-me literalmente ao que diz o enunciado, tendo interpretado que eu deveria recortar apenas cinco vezes na dobra e possuir cinco retângulos, o primeiro corte tive um retângulo com base de 20cm por altura de 10cm. O próximo, recortei no meio correspondente à altura, mantendo a base para que a forma não correspondesse a um quadrado, mas a um retângulo. Dessa forma, obtive a seguinte sequência de área: 200cm², 100cm², 50cm², 25cm² e 25/2cm², que, no meu ponto de vista, representa uma PG decrescente porque cada termo, exceto o primeiro, equivale o termo imediatamente anterior multiplicado por 0,5.

 

Ocorre que, somando manualmente, a soma da área de todos os termos é 387,5 m², mas na fórmula, não consigo o mesmo resultado. O que posso ter feito de errado além da possibilidade de cortar os retângulos de maneira diferente? (outros colegas de turma chegaram à razão de 1/4, pois o primeiro resultava diretamente em um retângulo o próximo, primeiro cortaram a metade da base, resultando e um quadrado e depois mais uma metade para resultar em um retângulo).


Imagem de Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling
Re: Exercício 01 da tarefa avaliativa da semana 03
por Francislaine Rosa Chagas Francisco Nerling - domingo, 6 Jun 2021, 23:09
 

Professor, na realidade eu consegui chegar no mesmo resultado pela fórmula de uma PG finita, porém, continuando a tarefa na sequência, pede a área do retângulo a ser guardado logo após você ter recortado na dobra pela nª vez, isso seria a última vez?

Imagem de Gustavo Camargo Berti
Re: Exercício 01 da tarefa avaliativa da semana 03
por Gustavo Camargo Berti - segunda, 7 Jun 2021, 11:07
 

A área após ter recortado pela nª vez é o termo geral da PG:

an = a1qn-1, substituindo a1 e q pelos dados da nossa PG.

 

Imagem de Gustavo Camargo Berti
Re: Exercício 01 da tarefa avaliativa da semana 03
por Gustavo Camargo Berti - segunda, 7 Jun 2021, 11:05
 

Oi Fran, a sequência das áreas é uma PG de razão 0,5: (200, 100, 50, 25, 25/2).

A soma das áreas dos 5 primeiros termos dessa PG é dada por:

Sn = an . (qn - 1) / (q - 1)

S5 = 200 . (0,55 - 1) / (0,5 - 1) = 387,5, conforme você calculou somando as cinco áreas.

 

Observação: No enunciando eu falo em retângulos (4 ângulos retos) mas lembre que todo quadrado é um tipo especial de retângulo, que tem os quatro lados iguais.