Professor, o primeiro exercício diz:
1) Em uma folha A4, desenhe (utilizando régua) um quadrado 20 cm X 20 cm e recorte, descartando as sobras. Feito isso, faça o seguinte processo recursivo: dobre ao meio, recorte na dobra, guarde uma parte e repita o processo com a outra. Faça esse processo até a quinta vez que você recortar na dobra, enfileire os 5 retângulos guardados e tire uma foto.
Prendendo-me literalmente ao que diz o enunciado, tendo interpretado que eu deveria recortar apenas cinco vezes na dobra e possuir cinco retângulos, o primeiro corte tive um retângulo com base de 20cm por altura de 10cm. O próximo, recortei no meio correspondente à altura, mantendo a base para que a forma não correspondesse a um quadrado, mas a um retângulo. Dessa forma, obtive a seguinte sequência de área: 200cm², 100cm², 50cm², 25cm² e 25/2cm², que, no meu ponto de vista, representa uma PG decrescente porque cada termo, exceto o primeiro, equivale o termo imediatamente anterior multiplicado por 0,5.
Ocorre que, somando manualmente, a soma da área de todos os termos é 387,5 m², mas na fórmula, não consigo o mesmo resultado. O que posso ter feito de errado além da possibilidade de cortar os retângulos de maneira diferente? (outros colegas de turma chegaram à razão de 1/4, pois o primeiro resultava diretamente em um retângulo o próximo, primeiro cortaram a metade da base, resultando e um quadrado e depois mais uma metade para resultar em um retângulo).
