A equipe BELLATRIX, composta pelo coordenador Tomé de Pádua; as bolsistas Ana Laura Gonçalves, Ana Patrícia Silva dos Passos, Anelissi Oliveira Telexa e Isadora Dantas Ritter; e a comunidade externa Gabriela Dantas Ritter; apresenta o relato referente ao Desafio 1.
O projeto de extensão analisado foi o Extensão Brasil 2019, que aconteceu no município de Chapecó em Santa Catarina. Quando analisamos o projeto percebemos que um grande número de estudantes puderam participar e assim, em dez dias (julho-agosto), se organizaram em grupos de acordo com a expertise de cada um para melhor servir a comunidade. Quem coordenou o projeto foi Tomé de Pádua Frutuoso.
A experiência que a comunidade vivencia ao recepcionar estudantes e servidores dispostos a ajudar e passar o conhecimento que recebem da universidade é muito importante, rico e educativo; e faz parte de uma das cinco diretrizes de extensão. A comunidade se sente inserida em meio aquela participação e também agrega valor ao transferir conhecimentos para os alunos e servidores que ali estão ajudando. É uma troca de conhecimento e saberes.
No projeto, os alunos puderam propor soluções à comunidade, como o destino correto do lixo, violência doméstica e outros. Porém, também ouviram relatos da comunidade externa da realidade que ali se apresentava. Essa é a parte enriquecedora da extensão, quando há um diálogo e uma interação para que o objetivo do projeto seja cumprido de uma maneira que todos consigam ser impactados de uma maneira positiva e que consigam reproduzir os conhecimentos que foram apresentados.
Em anexo, algumas imagens da realização do projeto.