Diagrama de temas
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Ambientes Costeiros e seus Recursos Naturais
Mestrado em Clima e Ambiente
- Orientações
Orientações
Seja bem-vindo(a) à Unidade Curricular Ambientes Costeiros e seus Recursos Naturais do curso de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente. Eu sou o professor Luis Antonio de Oliveira Proença (CV Lattes) e nesta unidade veremos um pouco sobre os ambientes costeiros, suas características e sua importância como recursos para a humanidade.
Para iniciar, leia o Plano de ensino e o Roteiro de estudos disponíveis na sequência.
Comunicação
Material Didático
Este livro apresenta uma introdução às Ciências do Mar, levando ao leitor uma síntese do conhecimento básico sobre os oceanos* e processos dinâmicos que abrangem ramos das ciências naturais (Física, Química, Geologia e Biologia).....
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O presente estudo visa à construção de uma agenda de prioridades para orientar o estabelecimento de estratégias governamentais relativas ao desenvolvimento científico e tecnológico em temas liga- dos ao mar, à exploração sustentável de recursos marinhos existentes em áreas de grande interesse para o Brasil no Atlântico Sul e Equatorial, e aos estudos necessários para elucidar o papel dessas regiões oceânicas no clima sobre o território nacional.....
The Coastal Wiki is a public information site containing a large number of articles dealing with scientific, technological and management aspects of coastal zones. Its purpose is to share basic knowledge and information within the communities of coastal and marine scientists and practitioners. You can find information on almost any coastal topic by entering a matching term in the search box. Suggestions appear for articles with your keyword in the title. You can also get a list of all articles in which your keyword is mentioned by clicking on 'containing' under in the search box.
O estado de Santa Catarina apresenta um litoral de 696.937m de extensão representando aproximadamente 7% da costa brasileira, considerado único em se tratando de características cênicas. Sua localização entre duas distintas bacias sedimentares, Pelotas e Santos, e dois distintos litorais, Sul e Sudeste, trazem à zona litorânea uma diversidade de ambientes que possuem características próprias e que enriquecem o patrimônio costeiro do estado. Cerca de 40% da população catarinense (1.604.549 habitantes, dados de 2015) reside nos 27 municípios costeiros adjacentes ao oceano Atlântico sul (área de 5.642,25km2 ), com destaque aos municípios de Florianópolis, Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú, Itajaí e São Francisco do Sul....
Os depósitos praiais são considerados ambientes transicionais que sofrem influência tanto de processos continentais quanto marinhos, tornando-se assim, ambientes dinâmicos e extremamente sensíveis. As estruturas sedimentares traduzem a interação do ambiente praial com os processos formadores, expressando as condições influentes durante o Holoceno. Este trabalho tem como objetivo exemplificar, caracterizar e classificar as estruturas sedimentares primárias decorrentes dos 80km de praias arenosas da zona litorânea da ilha de Santa Catarina, distribuídos em suas seis costas. O projeto contou com amostragens de campo, criação de um banco de dados fotográficos e elaboração de croquis para a melhor compreensão das suas morfologias e de seus agentes formadores......
Livro destinado ao ensino médio, porém com a falta de material sobre o Brasil se torna interessante
Roteiro de Estudos
Calendário
ROTEIRO DE AULAS
- Tópico 1 - O que é o Ambiente Costeiro?
Tópico 1 - O que é o Ambiente Costeiro?
A definição de zona costeira veria conforme o objetivo a que se destina ou a disciplina em questão. A região costeira representa uma zona de transição que representa as interfaces da terra, dá água e do ar. É uma zona bastante dinâmica e as trocas acontecem intensa. É um ambiente muito ecológico muito importante e tem papel fundamental no desenvolvimento social e econômico da Humanidade. Nesse tópico vamos conhecer a zona costeira, algumas de suas principais características e apresentar a definição que vamos usar na disciplina.
Carga Horária
4 horasData
23/04Material Didático
Conteúdo apresentado em aula
Webconferência
A sessão por webconferência (aula síncrona) desta tópico está prevista para 23/04 das 9:00 ás 11:30 h. Link a ser enviado 30 minutos antes pelo whatsup.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Os ambientes costeiros são extremamente dinâmicos, neles convergem processos terrestres, oceânicos e atmosféricos, que alteram constantemente suas características. Um dos principais desafios da geologia, oceanografia e engenharia costeiras e compreender como e porque estas mudanças ocorrem. Por outro lado à ocupação das zonas costeiras é complexa, diversificada e gera numerosos conflitos. Apesar das diversas iniciativas para diminuir estes conflitos ainda é necessário percorrer um longo caminho para resolver os problemas. Ainda faltam definições importantes tais como: Que litoral nos queremos? Qual é o litoral ideal e qual é possível de ser construído? Como gerir a zona litorânea? Ainda precisamos entender melhor como funciona o litoral do ponto de vista geológico e oceanográfico; mas, sobretudo, devemos entender as inter-relações com as dinâmicas biológicas, econômicas e sociais, políticas, legais e institucionais.
Videoaula - Compartimentação do Litoral Brasileiro, Prof. Guilherme Borges Fernandez, LAGEF Instituto de Geociências, UFF
Restringido No disponible hasta que: La actividad O que é o Ambiente Costeiro? esté marcada como realizadaMaterial Complementar
The Brazilian coastline extends from 8500 km from Northern Hemisphere 4° to the 34° in South Latitude, covering different natural landscapes. By landscapes, we understand the relationship between geomorphological.....
- Tópico 2 - Morfodinâmica dos sistemas costeiros
Tópico 2 - Morfodinâmica dos sistemas costeiros
Os sistemas costeiros são dinâmicos e se ajustam as mudanças nas condições de entorno todo o tempo. A energia condiciona a forma e vice versa em ajustes que se auto-organizam. Qualquer alteração causa uma resposta do sistema que tente a buscar um novo equilíbrio. Essa característica, faz com que as intervenções antrópicas nos sistemas costeiros tenham consequências nem sempre previsíveis.
Carga Horária
4 horasPeríodo
30/04Material Didático
Material apresentado em aula
Webconferência
A sessão por webconferência (aula síncrona) desta tópico está prevista para 30/04 das 9:00 ás 11:30 h. Link a ser enviado 30 minutos antes pelo whatsup.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Material Complementar
A ocupação do litoral brasileiro, principalmente nas proximidades das grandes cidades, vem se caracterizando por profunda alteração e deterioração da paisagem. Casas e edifícios são construídos nas proximidades imediatas da orla a ponto de estarem sujeitos a risco potencialmente elevado de perda por erosão. A análise das características geomorfológicas e morfodinâmicas do litoral indicam que o baixo gradiente do fundo marinho, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, representa uma vulnerabilidade extremamente elevada a uma elevação do nível do mar que, entretanto, é localmente absorvida pela ocorrência de falésias de sedimentos consolidados e por recifes de arenito de praia. Os impactos de uma elevação do nível do mar são considerados para diferentes feições geomorfológicas induzindo respostas de translação, erosão e inundação. Limites mínimos para o estabelecimento de uma faixa de proteção englobando a zona marinha e terrestre são apresentados e comparados com limites estabelecidos em outros países.
- Tópico 3 - Mudanças Climáticas e o Nível Médio do Mar
Tópico 3 - Mudanças Climáticas e o Nível Médio do Mar
O clima, independente da escala de espaço esta em constante mudança e afeta a região costeira em diferentes formas. Como vimos anteriormente, o clima e por consequência o nível médio do mar, compõe as condições de contorno do equilíbrio morfodinâmico dos sistema costeiras. Dessa forma, qualquer mudança implica em uma resposta do sistema, envolvendo os forçantes, o balanço de sedimentos e a morfologia. Embora a região costeira seja produto dos processos que ocorreram durante o Quaternário, as ações humanas tem desde o assentamento em cidades tem acelerado as mudanças, principalmente nos últimos 200 anos no chamado período Antropoceno. Nesse tópico vamos estudar alguns efeitos das mudanças climáticas nos ambientes e conversar sobre efeitos futuros.
Carga Horária
8 horasPeríodo
07 e 14 maioMaterial Didático
Material apresentado em aula
Material apresentado em aula
Webconferência
A sessão por webconferência (aula síncrona) desta tópico está prevista para 07/05 das 9:00 ás 11:30 h. Link a ser enviado 30 minutos antes pelo whatsup.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Material Complementar
Videoaula - Variações do Nível do Mar na costa Brasileira e consequências para o Antropoceno, Prof. Angulo UFPr, Prof. Guilherme Borges Fernandez, LAGEF Instituto de Geociências, UFF
Um dos principais elementos que determinam a evolução das planícies costeiras, são as variações no nível do mar. Esta variações podem ser determinadas por indicadores espaciais e temporais, e nesta apresentação será feito um histórico importante resgatando diferentes indicadores para se contruir curvas de flutuações no nível do mar, em diferentes pontos da costa brasileira. Ainda serão discutidos os efeitos de flutuações do nível do mar, naquilo que pode representar uma nova Época geológica: o Antropoceno.
Video The emergent patterns of climate change - Legendado - Gavin Schmidt·TED2014
You can't understand climate change in pieces, says climate scientist Gavin Schmidt. It's the whole, or it's nothing. In this illuminating talk, he explains how he studies the big picture of climate change with mesmerizing models that illustrate the endlessly complex interactions of small-scale environmental events.
Este Relatório Especial sobre o Oceano e a Criosfera em um Clima em Mudança (doravante referido neste texto por sua sigla em inglês SROCC) foi preparado de acordo com a decisão do Painel do IPCC, em 2016, de preparar três Relatórios Especiais durante o Sexto Ciclo de Avaliação...
- Tópico 4 - Controle Ambiental: Geologia e Sedimentos
Tópico 4 - Controle Ambiental: Geologia e Sedimentos
A diversidade encontrada nos ambientes costeiros reflete sua herança geológica. Formas originárias em processos como o tectonismo são retrabalhadas pelos agentes locais, condicionados pelo clima e outros fatores. A atuação antrópica interfere no equilíbrio e condiciona a disponibilidade de sedimentos,
Carga Horária
4 horasPeríodo
21/05/2021Material Didático
Material Apresentado em aula
Webconferência
A sessão por webconferência (aula síncrona) desta tópico está prevista para 21/05 das 9:00 ás 11:30 h. Link a ser enviado 30 minutos antes pelo whatsup.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Material Complementar
- Tópico 5 - Forçantes: Ondas e Marés
Tópico 5 - Forçantes: Ondas e Marés
O sistema morfodinâmico responde aos forçantes que nele atuam. As regiões costeiras são moldadas em função da disponibilidade de sedimentos, morfologia e das ondas, marés e ventos que atuam. Esses fatores respondem em última instância as variações da energia radiativa do sol e das interações gravitacionais do sistema Terra, Lua e Sol. Nesse tópico vamos estudar como as ondas e as marés interagem no contexto do modelo morfodinâmico.
Carga Horária
4 horasPeríodo
27/05Material Didático
Material apresentado em aula
Capítulo 10 - Ondas do livro Introdução as Ciências do Mar.
Capítulo 11 - Marés do livro Introdução as Ciências do Mar.
Webconferência
A sessão por webconferência (aula síncrona) desta tópico está prevista para 27/05 das 9:00 ás 11:30 h. Link a ser enviado 30 minutos antes pelo whatsup.
Material Complementar
Este material complementar poderá ajudar você a entender melhor o conteúdo.
Video The Science of Waves on Water - Physics of an Ocean Wave - Classroom Video - Legendado
Video Neil deGrasse Tyson Explains the Tides - Legendado
A deep dive into the complex, beautiful phenomenon of tides with Neil deGrasse Tyson and Chuck Nice. Get a closer look at https://brilliant.org/StarTalk where you'll discover more about the gravitational forces that keep our waves rolling.Animação com os principais movimentos do sistema Sol, da Terra e da Lua
Animação da variação das marés ao longo do globo, como consequência da morfologia irregular da superfície do planeta.
This animation of the tides around our planet is based on a new model that is being developed at Deltares with their new unstructered grid code. The animation starts from zero, thus showing how the tidal forces of the moon and sun create the tides. MOSTRAR MENOS UnTRIM simulation with a duration of 16 days (5 minutes resolution), including within this time interval a full Spring-Nipp cycle (ca. 14 1/2 days). Data was visualized with ParaView and the UGRID NetCDF Reader Plugin; plugin source code available here: https://github.com/FeliciaBrisc/UGRID.... Simulation was performed by Ingrid Uliczka and Holger Weilbeer (Federal Waterways Engineering and Research Institute/BAW, Hamburg office). Scientific consultant: Dr. Günther Lang (BAW). Visualization rendered by Felicia Brisc, CEN/University of Hamburg.
Geologia Costeira FURG Vídeo aula sobre maré meteorológica. Morfodinâmica Costeira - FURG- 2020. Profa. Eliane Goulart
<Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Assista o video abaixo (inglês com legendas) e responda as perguntas a seguir. Voce pode utilizar outras fontes para responder, viceos adicipnais, reportagens pu publicações sobre o assunto: Coastal Erosion Happisburgh in Norfolk
1) Quais as causas para o avanço da erosão?
2) Por que o problema é difícil de ser resolvido?
3) Por que não se constroi uma murada (sea wall) para conter a erosão?
4) Qual a previsão futura?
5) Na sua opinião, quem deviria arcar com os prejuisos causados?
Britain's collapsing coastline | Behind The Story
Os marégrafos são instrumentos usados para medira as marés. Visite o site da EPAGRI/CIRAM e conheça a sua rede de marégrafos. Observe as marés medidas e astronômica e verifique o residual. Repare que o residual pode ser positivou ou negativo.
https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/maregrafos/
Faça uma pesquisa sobre os tipos de marégrafos e explique quais critérios são necessários para uma estão maregráfica pode ser utilizada para estudos de variação do nível médio do mar.
- Tópico 6 - Praias
Tópico 6 - Praias
As praias representam a porção da região costeira onde os sedimentos são acomodados. o sistema é constantemente retrabalhado pelos forçantes e bastante dinâmico. O balanço de sedimentos, entradas ou saídas do sistema, responde a alterações e muitas praias ao redor do mundo apresentam déficit com processos erosivos. A erosão nas praias é um problema principalmente nas regiões onde ha ocupação por atividades humanas. Nesse tópico vamos conhecer mais sobre esses ambientes deposicionais, suas respostas a variações na ação de ondas e marés e no nível médio do mar.
Carga Horária
4 horasPeríodo
11/06Material Didático
Material apresentado me aula
Filme da Enciclopédia Britânica
Webconferência
A sessão por webconferência (aula síncrona) desta tópico está prevista par04/06 das 9:00 ás 11:30 h. Link a ser enviado 30 minutos antes pelo whatsup.
Material Complementar
Este material complementar poderá ajudar você a entender melhor o conteúdo.
Video externo Sea Defences. Estruturas para evitar erosão costeira. A maior parte delas tem sido descartadas por efeitos negativos a longo prazo.
Video externo A Acção do Mar RTP2.
Ação do mar em dois diferentes ambientes. (2,45 mim)
Video externo:
O Projeto de Contorno de Areia da Entrada do Rio Tweed é um sistema de transporte de areia que coleta areia do lado sul da entrada do Rio Tweed e a bombeia sob o rio para saídas no lado norte. De lá, a areia é transportada por correntes de ondas para nutrir as praias do sul da Gold Coast.
- Atividade Final
Atividade Final
Os ambientes costeiros podem representar diferentes aspectos para diferentes pessoas. Pesca, aquicultura, portos, laser, segurança, urbanização entre outros. O curso de mestrado profissionalClima e Ambiente, tem como foco os ambientes costeiros. Agora voce já conhece um pouco mais sobre esses ambientes e que sua influência ou importância relativa depende da escala de observação. Essa atividade propõe organizar mentalmente o vínculo entre a morfodinâmica costeira e o tema escolhido para sua dissertação. Imagine que voce irá explicar a relação da morfodinâmica com seu trabalho de dissertação a uma pessoa lega no assunto. Um primo, uma tia, um amigo ou um leitor de um jornal local. Voce deverá elabora uma redação, de no máximo 600 palavras. Lembre-se das regras para uma boa redação no Vestibular/Enem. Aproveite o exercício já como um roteiro mental para organizar as idéias pensando em seu TCC. Voce pode focar naquilo que considera mais relevante para seu trabalho.
- Tema 9
Tema 9