Eixo Tecnológico - Formações Complementares
Matemática - Estudo de Funções Reais
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Funções do Eixo Tecnológico Formações Complementares.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Plano de estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1: Conceitos básicos
- Videoaula: Plano Cartesiano
- Videoaula: Representação de uma relação
- Videoaula: Valor numérico de uma função
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a construção do Plano Cartesiano e a representação de pontos.
4h Estudo 2: Função Polinomial do 1o grau - Videoaula: Animação das funções afins por meio do Software Geogebra
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação gráfica da Função polinomial do 1o grau.
4h Estudo 3: Função Polinomial do 2o grau - Videoaula: Função Quadrática - animação usando o Software Geogebra - I
- Videoaula: Função Quadrática - animação usando o Software Geogebra - II
- Videoaula: Função Quadrática - animação usando o Software Geogebra - III
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação gráfica da Função polinomial do 2o grau.
20h Estudo 4: Função Exponencial - Videoaula: Função Exponencial - animação por meio do Software Geogebra - I
- Videoaula: Função exponencial - animação por meio do Software Geogebra - II
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação de Funções Exponenciais.
4h Estudo 5: Função Logarítmica - Videoaula: Função Logarítmica - I
- Videoaula: Função Logarítmica - II
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação de Funções Logarítmicas.
4h Estudo 6 - Videoaula: Função Vetorial
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação gráfica das Funções Vetoriais.
4h
Encontros Síncronos
Presença
Conceitos Básicos
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a construção do Plano Cartesiano e a representação de pontos.
Neste estudo vamos estudar conceitos básicos para o estudo das funções que têm como domínio subconjuntos de R e que também assumem valores em R. Essas funções são importantes porque servem para descrever vários fenômenos das ciências. Elas são modelos matemáticos utilizados para o estudo de relações entre grandezas em diversas áreas do conhecimento.
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Curso: Ensino Médio e Ensino superior
Disciplina: Matemática I e Pré-Cálculo.Tema: Animações das funções afins com o uso do Geogebra.
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste video o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções afins, assim como o que cada coeficiente determina no gráfico. Construiremos os gráficos das funções animando os coeficientes usando o Geogebra.Atividade
Função Polinomial do 1o grau
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação gráfica da Função polinomial do 1o grau.
Curso: Ensino Médio e Ensino superior
Disciplina: Matemática I e Pré-Cálculo.Tema: Animações das funções afins com o uso do Geogebra.
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste video o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções afins, assim como o que cada coeficiente determina no gráfico. Construiremos os gráficos das funções animando os coeficientes usando o Geogebra.Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Nesta seção vamos estudar funções que têm como domínio subconjuntos de R e que também assumem valores em R. Essas funções são importantes porque servem para descrever vários fenômenos das ciências. Elas são modelos matemáticos utilizados para o estudo de relações entre grandezas em diversas áreas do conhecimento.
As funções do 1º grau correspondem a relações entre a variável dependente e a variável independente expressas por polinômios do 1º grau.
Atividade
Sugestão de atividade
A lei de Charles e o zero absoluto
Em 1787 o cientista francês Jacques Charles (1746-1823) observou que os gases se dilatavam quando aquecidos e se contraíam quando resfriados.
Isso pode ser verificado experimentalmente inflando-se um balão de borracha (bexiga) e pondo-o no congelador de um refrigerador. Depois de algum tempo, nota-se uma diminuição do volume do balão.
Em seus experimentos, Charles relacionou os valores da temperatura e do volume de um certo gás, que descreveu por meio da função do 1º grau:
Com base em suas descobertas, Charles observou que as substâncias em estado gasoso obedeciam a um mesmo princípio: diminuindo a temperatura de um gás em 1o C, ele sofria uma diminuição de volume equivalente a 1/273 de seu volume a 0o C. Haveria, portanto, uma temperatura em que o volume ocupado pelo gás seria de 0 cm3.
Essa temperatura foi chamada de zero absoluto e é possível encontrar seu valor através da função dada acima:
V = 0 <-> (5/3)T + 455 = 0
T = -273 oC
Pesquise junto a seu professor de Química ou Física se é possível ou não alcançar essa temperatura.
Função Polinomial do 2o grau
Carga Horária
8 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação gráfica de funções polinomiais do 2o grau.
Curso: Ensino Médio e Ensino superior
Disciplina: Matemática I e Pré-Cálculo.Tema: Animações das funções quadráticas com o uso do Geogebra (PARTE 1)
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste vídeo o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções quadráticas, assim como o que cada coeficiente determina no gráfico. Construiremos os gráficos das funções animando os coeficientes usando o Geogebra. Também iremos determinar os valores das raízes usando o Geogebra e observando o gráfico.Tema: Animações das funções quadráticas com o uso do Geogebra (PARTE 2)
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste video o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções quadráticas, assim como o que cada coeficiente determina no gráfico. Construiremos os gráficos das funções animando os coeficientes usando o Geogebra. Iremos determiner os valores das raízes usando o Geogebra e observando o gráfico. Iremos também determiner os valores das coordenadas do vértice usando o Geogebra e observando o gráfico.Tema: Animações das funções quadráticas com o uso do Geogebra (PARTE 3)
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Nesse vídeo o aluno aprenderá uma aplicação de função quadrática, observando a trajetória de uma bola de basquete. Para isso iremos construir a trajetória usando o Geogebra.Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Os projetos arquitetônicos dos dias de hoje priorizam a qualidade de vida dos moradores e, embora cada um desses projetos seja diferente do outro e apresente características próprias (combinação das cores, materiais usados, etc.), todos têm como metas aproveitar os espaços sem tirar o conforto dos moradores e minimizar gastos.
Você já observou prédios ocupando espaços pequenos onde antes havia apenas uma casa?
Essa habilidade de arquitetos e engenheiros em racionalizar os espaços substituindo casos por edíficos – uma tendência à verticalização que se verifica na maioria das grandes cidades – remete-nos uma valiosa competência matemática. Os modelos matemáticos presentes nesta unidade constituem uma importante ferramenta para descrever e solucionar situações como as citadas.
Parábola
Você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já se deslocou sobre uma trajetória denominada de parabólica.
A parábola pode ser encontrada em muitas situações do cotidiano. Os espelhos e as antenas parabólicas são resultantes das propriedades geradas pela curva denominada de parábola.
Uma dessas propriedades é a de que todo raio luminoso que incide em um espelho parabólico, paralelamente ao eixo de simetria, reflete-se passando por um ponto fixo - o foco.
Assim, explica-se o funcionamento dos fornos solares e das antenas parabólicas, que captam ondas de rádio, de radar, etc., como as das antenas de TV.
Outra propriedade é a de que todo raio luminoso que incide no espelho parabólico, passando pelo foco, reflete-se paralelamente ao eixo. Essa propriedade aplica-se a faróis de navegação, de automóvel e outros tipos de refletores.
Atividade
Função Exponencial
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação de Funções Exponenciais.
Curso: Ensino Médio e Ensino superior
Disciplina: Matemática I e Pré-Cálculo.Tema: Animações das funções exponenciais com o uso do Geogebra (PARTE 1)
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste vídeo o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções exponenciais e suas principais aplicações, usando o Geogebra.
Tema: Animações das funções exponenciais com o uso do Geogebra (PARTE 2)
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste vídeo o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções exponenciais, assim como o que cada coeficiente determina no gráfico. Construiremos os gráficos das funções animando os coeficientes usando o Geogebra.
Videoaula
Atividade
Função Logarítmica
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação gráfica das Funções Logarítmicas.
Curso: Ensino Médio e Ensino superior
Disciplina: Matemática I e Pré-Cálculo.Tema: Animações das funções logarítmicas com o uso do Geogebra (PARTE 1)
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste vídeo o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções logarítmicas, suas principais aplicações e comparações com as funções exponenciais, usando o Geogebra.
Tema: Animações das funções logarítmicas com o uso do Geogebra (PARTE 2)
O que o aluno aprenderá com esse vídeo (objetivo)?
Neste video o aluno aprenderá os conceitos básicos das funções logarítmicas, assim como o que cada coeficiente determina no gráfico. Construiremos os gráficos das funções animando os coeficientes usando o Geogebra.
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Tanto a Física quanto a Química, quando lidam com fenômenos com relações que envolvem números muito grandes, utilizam a função log para obter números menores, o que facilita a construção de gráficos e os cálculos. Um exemplo disso é a escala Richter.
A escala Richter é uma escala logarítmica de medição da energia liberada pelos terremotos sob a forma de ondas que se propagam pela crosta terrestre, definida pelo professor C. F. Richter. Nela, é utilizado o logaritmo decimal. Os valores desta escala são chamados de magnitude.
O logaritmo decimal é também utilizado na Física para se definir a intensidade auditiva ou nível sonoro , cuja unidade de medida mais usual é o decibel (Db).
Na Astronomia, o brilho das estrelas é também medido por uma escala logarítmica. O Sol é uma estrela de magnitude 5 ou, como dizem, uma estrela de 5ª grandeza.
Atividade
Função Vetorial
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição e a representação gráfica das Funções Vetoriais
Curso: Ensino superior
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Neste vídeo estudaremos o esboço dos gráficos das funções vetoriais com o uso do Geogebra. Além de vermos as curvas no espaço das funções vetoriais na forma estática, construiremos o gráfico ponto a ponto através da variação do parâmetro “t”. Podemos traçar um paralelo ao gráfico de uma função vetorial com o rastro deixado no espaço pelo deslocamento de uma partícula e será isso que iremos visualizar neste vídeo.
Equipe
ARTICULADORES:
Bazilicio Manoel de Andrade Filho - email: bazilicio.andrade@ifsc.edu.br
Daniel Ecco - email: daniel.ecco@ifsc.edu.br
Marcelo Silva de Jesus - email: marcelo.jesus@ifsc.edu.br
COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:
Gisele Kristina dos Santos Varela - email: gisele.varela@bolsista.ifsc.edu.br
Marcelo D'Aquino Rosa - email: marcelo.rosa@.ifsc.edu.br
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Daniel Ecco
Marcelo Silva de Jesus