Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Estatística e Probabilidade, do Eixo Tecnológico Formações Complementares.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Plano de estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1: Conceitos básicos de estatística e distribuição de frequências
- Videoaula 1 - Conceitos básicos
- Videoaula 2 - Distribuição de frequências (Tabelas e gráficos)
- Videoaula 3 - Distribuição de frequência (Dados agrupados)
- Videoaula 4 - Exercícios resolvidos: Conceitos básicos
- Videoaula 5 - Exercícios resolvidos: Distribuição de frequências
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e utilizar conceitos básicos da Estatística Descritiva.
3h Estudo 2: Organização de dados
- Videoaula - Organização de dados em planilhas eletrônicas
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender algumas maneiras de de organizar dados estatísticos, como a organização tabular.
1h Estudo 3: Medidas de tendência central
- Videoaula 1 - Médias aritméticas simples e ponderada
- Video aula 2 - Moda
- Video aula 3 - Mediana
- Video aula 4 - Exercícios resolvidos sobre média aritmética
- Video aula 5 - Exercícios resolvidos sobre soma de dados e média
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e calcular as medidas de tendência central.
4h Estudo 4: Medidas de dispersão
- Videoaula 1 - Medidas de dispersão
- Videoaula 2 - Assimetria
- Videoaula 3 - Curtose - I
- Videoaula 4 - Curtose - II
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e calcular as medidas de dispersão e determinar assimetria e curtose.
3h Estudo 5: Probabilidade
- Videoaula 1 - Probabilidade
- Videoaula 2 - Probabilidade da união e da interseção
- Videoaula 3 - Probabilidade Empírica ou estatística
- Videoaula 4 - Probabilidade Condicional
- Videoaula 5 - Teoria da probabilidade condicional
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição de probabilidade e resolver situações-problema envolvendo o conceito.
5h Estudo 6: Intervalo de confiança e testes de hipótese
- Videoaula 1 - Intervalos de confiança
- Videoaula 2 - Testes de hipóteses
- Videoaula 3 - Testes de hipóteses com variâncias conhecidas
- Videoaula 4 - Erros de decisão
3h30m
Encontros Síncronos
Presença
Estatística - Conceitos básicos de estatística e distribuição de frequências
Carga Horária
3 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e utilizar conceitos básicos da Estatística Descritiva.
Ao preparar uma sopa, Adriana prova uma colherada, para avaliar o teor de sal. Não é preciso tomar toda a sopa da panela para avaliar o tempero.
O mesmo princípio que orienta Adriana é um dos fundamentos da Estatística, que é a ciência da indução lógica, isto é, das generalizações de características observadas em uma parte da coletividade que se deseja conhecer.
Detalhando, a Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que abrange entre outros temas: planejamento de experimentos, coleta de dados, representação de dados numéricos por meio de tabelas e gráficos, análise de dados, previsões e tomadas de decisões com base na análise de dados.
Nós temos contato com essa ciência quando vemos, por exemplo, nos noticiários a previsão do tempo, os resultados de pesquisas eleitorais, a porcentagem de eficácia de um remédio ou as previsões de inflação para o ano seguinte.
Vivemos em um mundo de números. E saber relacionar números com fatos facilita o acompanhamento das rápidas transformações do dia a dia, assim como dificulta o engano induzido por resultados falseados.
Neste estudo, avaliamos utilidade, procedimentos e aplicação, de maneira significativa, dos conceitos e atividades desenvolvidos, visando à coleta, leitura, compreensão e análise de dados de uma pesquisa estatística.
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Atividade
Organização de dados
Carga Horária
1 horaAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender algumas maneiras de de organizar dados estatísticos, como a organização tabular.
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Atividade
Medidas de tendência central
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e calcular as medidas de tendência central.
Neste estudo, tem-se por objetivo a apresentação dos conceitos básicos das Medidas de Tendência Central: médias, mediana e moda, visando à:
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Contextualização em tópicos que sejam do interesse dos alunos;
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Aplicação dos conceitos estatísticos básicos que auxiliem na atribuição de significado pelo aluno.
O objetivo é que, ao final desse estudo, os alunos sejam capazes de diferenciar e empregar médias, mediana e moda como ferramentas de análise exploratória estatística, de forma que, como cidadãos, estejam preparados para uma leitura adequada das mais variadas situações que possam ocorrer tanto em sua vida pessoal quanto profissional.
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Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Atividade
Sugestões de atividades
Sugerimos atividades que envolvam os alunos, nas quais os dados investigados sejam coletados na sala de aula, ou seja, os alunos são os protagonistas da pesquisa. Um exemplo de atividade desse tipo é a coleta das alturas de alguns alunos e a análise dos valores coletados. Para tanto, deve-se solicitar a 10 alunos que se posicionem à frente da turma, colocando-se em ordem crescente das medidas de suas alturas. Depois, mede-se ou se pergunta a altura de cada um, escrevendo-a no quadro. Em seguida, deve-se pedir que seja calculada a média das alturas dos participantes. Para melhor compreensão dos conceitos de média, mediana e moda, diversificar a escolha dos alunos, de modo que duas das alturas sejam extremas, isto é, um aluno muito alto e outro muito baixo. Isso possibilitará analisar as vantagens e desvantagens de cada medida de tendência central (média, mediana e moda).
Levantar questionamentos sobre qual delas melhor representa o conjunto das alturas dos alunos da turma. A mesma atividade pode ser realizada utilizando outros dados referentes aos alunos, como idade, mês de aniversário, etc.
Medidas de dispersão
Carga Horária
3 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e calcular as medidas de dispersão e determinar assimetria e curtose.
É importante que o aluno compreenda que as medidas de dispersão mostram o quanto dos dados numéricos de uma amostra se distanciam entre si ou o quanto eles se distanciam de um valor prefixado como, por exemplo, da média aritmética. A aplicação mais importante dessas medidas é a comparação da dispersão de duas amostras, geralmente com o objetivo de se determinar a mais regular (com menor dispersão). Enfatizar que a comparação da dispersão de duas amostras pode ser feita com o desvio absoluto médio, com a variância ou com o desvio padrão.
Nesse sentido, por meio desse estudo, o aluno deverá:
Calcular parâmetros de Dispersão, dando ênfase aos de uso mais geral como: a variância, o desvio padrão e o coeficiente de variação. Você deverá entender o significado destas medidas para dados agrupados em Rol,bem como para aqueles organizados em distribuições de frequências por valores ou intervalos de valores.Mensurar o comportamento dos dados em torno de um parâmetro médio,sendo a média aritmética a mais indicada. Com este cálculo você deverá saber utilizar Medidas que avaliam não só a Dispersão, bem como Assimetria e Curtose.
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Probabilidade
Carga Horária
5 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição de probabilidade e resolver situações-problema envolvendo o conceito.
Neste estudo, fazemos uma introdução à teoria das probabilidades, a fim de os alunos formalizarem as noções intuitivas sobre tal conceito. Exploramos a diferença entre experimento aleatório e determinístico com o objetivo de saberem diferenciar esses dois tipos de experimento, visto que na Física, os experimentos determinísticos são muito frequentes.
Em alguns momentos, trabalhamos a propriedade de ocorrência de um evento A e é a probabilidade da não ocorrência do evento A, ou seja, as probabilidades complementares. Não formalizamos esse conceito, pois o professor deve auxiliar os alunos a chegarem a essa conclusão por meio das atividades resolvidas.
A probabilidade condicional também foi explorada em algumas atividades, mas, da mesma forma que a propriedade , esta também não foi formalizada.
Conhecimentos explorados
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Experimento determinístico e experimento aleatório;
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Espaço amostral e evento;
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Probabilidades.
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Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Adição de probabilidades
Antes de apresentar o teorema da adição de probabilidades, sugerimos resolver um problema particular usando a definição de probabilidade:
Uma etiqueta é sorteada de uma urna que contém, exatamente, cinquenta etiquetas numeradas de 1 a 50. Qual é a probabilidade de que o número da etiqueta sorteada seja par ou menor que 21?
Probabilidade condicional
Neste assunto, a maior dificuldade dos alunos é a redução do espaço amostral. Uma experiência que pode auxiliá-los a entender essa redução é a seguinte:
Lança-se um dado sobre uma mesa e afirma-se que a face obtida contém um número ímpar. A seguir, pergunta-se: qual é a probabilidade de que esse número seja 5?
Espera-se que os alunos raciocinem da seguinte maneira:
O espaço amostral no lançamento do dado é E = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, porém a afirmação “a face obtida contém um número ímpar” reduz o espaço amostral para E’ = {1, 3, 5}, logo a probabilidade de ocorrer o evento A = {5} é P(A) = n(A)/n(E’) = 1/3
Atividade
Intervalo de confiança e testes de hipótese
Carga Horária
3:30 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de conhecer o objetivo dos testes de hipóteses em intervalos de confiança e como estes podem ser calculados.
Videoaula
Videoaula "Intervalos de Confiança"
Videoaula "Testes de Hipóteses"
Videoaula "Testes de Hipóteses com Variâncias Conhecidas"
Videoaula "Erros de Decisão"
Estatística Inferencial
Esta sessão está oculta
Não disponívelVideoaulas e Materiais
Esta sessão está oculta
Não disponívelEquipe
ARTICULADORES:
Bazilicio Manoel de Andrade Filho - email: bazilicio.andrade@ifsc.edu.br
Daniel Ecco - email: daniel.ecco@ifsc.edu.br
Marcelo Silva de Jesus - email: marcelo.jesus@ifsc.edu.br
COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:
Gisele Kristina dos Santos Varela - email: gisele.varela@bolsista.ifsc.edu.br
Marcelo D'Aquino Rosa - email: marcelo.rosa@.ifsc.edu.br
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Guilherme Sada Ramos
Marcelo Silva de Jesus
Juscelia Padilha