Eixo Tecnológico - Formações Complementares
Matemática - Geometria Plana e Geometria Espacial
Plano de Estudos
Seja bem-vindo(a) ao AVEA de Geometria Plana e Geometria Espacial, do Eixo Tecnológico Formações Complementares.
Para iniciar, leia o Plano de Estudos e saiba o que poderá encontrar por aqui.
Plano de estudos
Estudos Conteúdos e Atividades Carga Horária Estudo 1: Conceitos básicos de Geometria
- Videoaula: Geometria no espaço
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e aplicar conceitos básicos da Geometria Plana e Espacial.
4h Estudo 2: Poliedros - Videoaula: Relação de Euler e Poliedros de Platão
- Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição de Poliedros e aplicá-los em situações-problema.
4h Estudo 3: Corpos redondos - Texto Didático: Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição de Corpo Redondo e aplicar o conceito à situações-problema.
4h
Encontros Síncronos
Presença
Conceitos Básicos
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender e aplicar conceitos básicos da Geometria Plana e Espacial.
O estudo das mais variadas formas geométricas sempre instigou a mente humana. Um destaque nesse campo de interesse são as figuras que hoje denominamos sólidos geométricos, que abrangem os poliedros e os corpos redondos. Um dos motivos para a importância desse estudo é a constante aplicabilidade das propriedades dos sólidos geométricos a situações do mundo físico tratadas em diversas áreas do conhecimento, como a Arquitetura, a Engenharia e as Artes. Olhando ao nosso redor, distinguimos inúmeras figuras geométricas planas e não planas. As linhas e superfícies podem ser planas ou não planas, ao passo que os sólidos são sempre não planos.
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Não se esqueça de realizar as atividades ao final de cada um dos estudos!
Poliedros
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição de Poliedros e aplicá-los em situações-problema.
Observando os sólidos geométricos, podemos notar que, embora eles exibam formas bastante diversas, é possível classifica-los em três grandes grupos: os poliedros, os corpos redondos e outros.
Videoaula
TEXTO DIDÁTICO
Não se esqueça de realizar as atividades ao final de cada um dos estudos!
Atividade
Este assunto pode ser introduzido a partir da seguinte atividade:
Separa-se a classe em quatro grupos, distribuindo a eles peças poligonais, recortadas em cartolina, que devem ser coladas, lado a lado, formando caixas fechadas: um grupo recebe seis peças retangulares (para formar um paralelepípedo); outro recebe seis peças quadradas (para formar um cubo); outro recebe duas peças hexagonais e seis retangulares (para formar um prisma hexagonal); e o último grupo recebe oito peças triangulares equiláteras (para formar um octaedro regular).
Usando os modelos que os alunos construíram, exploram-se os conceitos de região poligonal convexa, superfície poliédrica convexa e poliedro convexo, destacando seus elementos: faces,
Corpos Redondos
Carga Horária
4 horasAo final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a definição de Corpo Redondo e aplicar o conceito à situações-problema.
Muitas das formas dos objetos que nos cercam podem ser estudadas matematicamente por meio das representações chamadas sólidos geométricos. Os sólidos compreendem grandes grupos como os poliedros e os corpos redondos. Entre estes últimos, distinguimos o cilindro, o cone, a esfera e os corpos obtidos a partir deles. A Terra, por exemplo, tem forma arredondada , lembrando a de uma esfera ligeiramente achatada nos polos. Já a sombra e a penumbra determinada pela Lua sobre Terra, nos eclipses do Sol, têm a forma de um cone ou de um tronco de cone.
Dedicaremos este estudo à investigação das propriedades geométricas dos corpos redondos.
TEXTO DIDÁTICA
Não se esqueça de realizar as atividades ao final de cada um dos estudos!
AtividadE
Sugestões de atividades
Cilindro circular reto
I. Para o estudo do cilindro, é importante que se use o modelo de um cilindro circular reto, que se decomponha em dois semicilindros por uma seção meridiana, e uma “capa” de cartolina representando a superfície lateral do cilindro. Com o auxílio dessas peças, o estudante poderá entender mais facilmente o conceito de seção meridiana, superfície lateral e superfície total.
II. Utilizando objetos do cotidiano – lata de óleo, vela, salame, lápis etc. -, definir cilindro circular e seus elementos.
III. Tendo à mão o modelo, conceituar secção meridiana e, nesse momento, definir cilindro equilátero.
ConePara o estudo do cilindro, é importante que se use o modelo de um cone circular reto, que se decomponha em dois semicones por uma seção meridiana, e uma “capa” de cartolina representando a superfície lateral do cone. Com o auxílio dessas peças, o estudante entende mais facilmente os conceitos de seção meridiana, superfície lateral e superfície total.
Esfera
Para o estudo da esfera, é importante que se usem dois modelos, conforme descrito a seguir:
Modelo 1 – Uma bola de isopor cortada por uma secção plana em duas partes de tamanhos diferentes (normalmente essas bolas são ocas, por isso é conveniente colar um círculo de cartolina na seção).
Modelo 2 – Uma bola de isopor apresentando uma cunha esférica (colar semicírculos de cartolina nas secções).
Utilizando objetos do cotidiano, conceituar esfera e superfície esférica: uma bola de bilhar ou uma bola de gude são bons modelos de esfera, uma bola de pingue-pongue ou uma bolha de sabão são bons modelos de superfície esférica.
Estudo 4
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Não disponívelEstudo 5
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Não disponívelVideoaulas e Materiais
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Não disponívelAtividades
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Não disponívelEquipe
ARTICULADORES:
Bazilicio Manoel de Andrade Filho - email: bazilicio.andrade@ifsc.edu.br
Daniel Ecco - email: daniel.ecco@ifsc.edu.br
Marcelo Silva de Jesus - email: marcelo.jesus@ifsc.edu.br
COORDENADORES DE DESIGN EDUCACIONAL:
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Marcelo D'Aquino Rosa - email: marcelo.rosa@.ifsc.edu.br
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Guilherme Sada Ramos