Tarefa 6

Tarefa 6

 
Tarefa 6
Friday, 3 February 2023, 9:21 PM

O objetivo desta tarefa é verificar como as questões relativas à proporcionalidade são abordadas nos livros didáticos da escola básica.

5.JPG

Em um livro didático do Ensino Fundamental. selecione uma questão (que não seja exemplo) que pode ser resolvida utilizando Regra de Três. (Normalmente este assunto é abordado em livros do 7º ano).

A atividade será bem mais interessante se você conseguir ter acesso a um livro didático, mas caso isso não seja possível, utilize uma das questões elencadas no Roteiro de Estudos (páginas 4 e 5) das professoras Eliane Pereira e Marili Regina, da rede municipal de Santos/SP. 

 

Clique em “Responder” nesta postagem para apresentar sua postagem. Clique em “Responder” na postagem de um colega caso queira comentá-la.

 

Sua postagem deve conter:

I ) Foto ou figura da capa do livro didático e da questão selecionada, indicando a página do livro;

II) Resolução do problema selecionado, indicando o tipo de relação entre as grandezas (diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais). Lembre que nem toda situação pode ser resolvida por Regra de Três, então é importante explicar por que as grandezas da questão selecionada são proporcionais.

 

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Eduardo Martins Urbano - Sunday, 2 April 2023, 10:24 AM
 

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:02 AM
 

Olá Eduardo! Tarefa completa e raciocínio correto!

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Daiane Cordeiro Gozdiuk - Sunday, 2 April 2023, 12:07 PM
 

 

Uma das questões elencadas no Roteiro de Estudos (páginas 4 e 5) das professoras Eliane Pereira e Marili Regina, da rede municipal de Santos/SP. 

ATIVIDADE 4- Uma torneira enche um tanque em 6 h. Quanto tempo o mesmo tanque levará para encher, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior?

Regra de três inversa

Devemos encontrar o valor de uma variável através da relação de proporção entre quatro valores, sendo um desconhecido e três conhecidos.

Vamos notar que 1 torneira enche em 6 horas o tanque, se estamos aumentando o número de torneiras então o tempo irá diminuir, sendo assim, o número de torneiras com o tempo são inversamente proporcionais. Calculando, temos:

4 x = 1 * 6h

x = 6h / 4

x = 1,5h

 Então se forem utilizadas 4 torneiras o tempo será de 1,5h para encher o tanque

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:07 AM
 

OI Daiane! O raciocínio está correto, mas é importante montarmos a proporção antes de resolvermos o cálculo, parra ajudar o estudante da escola básica a associar a ideia da proporção inversa envolvida. 

Responda este comentário com a proporção a ser montada antes do desenvolvimento do cálculo (pode ser foto ou digitada) para obtenção da pontuação máxima,

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Daiane Cordeiro Gozdiuk - Tuesday, 4 April 2023, 1:10 PM
 

ATIVIDADE 4- Uma torneira enche um tanque em 6 h. Quanto tempo o mesmo tanque levará para encher, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior?

Regra de três inversa

Devemos encontrar o valor de uma variável através da relação de proporção entre quatro valores, sendo um desconhecido e três conhecidos.

Vamos notar que 1 torneira enche em 6 horas o tanque, se estamos aumentando o número de torneiras então o tempo irá diminuir, sendo assim, o número de torneiras com o tempo são inversamente proporcionais. Calculando, temos:

            

1 está para x  e  4 está para 6h, com a inversão 1 está para 6 e 4 esta para X.

4 x = 1 * 6h

x = 6h / 4

x = 1,5h

 Então se forem utilizadas 4 torneiras o tempo será de 1,5h para encher o tanque

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 5:46 PM
 

Oi Daiane! Olhando para a tabela, se fosse proporção direta teríamos 1 está para 4 assim como 6 está para x, mas como a proporção é inversa fica 1 está para 4 assim como x está para 6. 

Responda este comentário escrevendo 1 está para 4 assim como x está para 6 na forma de proporção (igualdade de razões).

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Daiane Cordeiro Gozdiuk - Thursday, 6 April 2023, 7:41 PM
 

            

1 está para 4  assim como  X está para 6h, com a inversão 1 está para 6 e 4 esta para X.

4 X = 1 x 6h

X = 6h / 4

X = 1,5h

 Então se forem utilizadas 4 torneiras o tempo será de 1,5h para encher o tanque

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 10:03 AM
 

Olá Daiane! A proporção montada não está correta, pois como tratam-se de grandezas inversamente proporcionais, a fração que está do lado direito da igualdade tem que ser "invertida".

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Daiane Cordeiro Gozdiuk - Monday, 10 April 2023, 12:43 PM
 

1 está para 4  assim como  X está para 6h, com a inversão 1 está para 6 e 4 esta para X.

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Daniela Rosa Bertoldo - Sunday, 2 April 2023, 11:16 PM
 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

UME: LOURDES ORTIZ

ANO: 8oA, 8oB e 8°C

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

PROFESSOR(ES): ELIANE PEREIRA E MARILI REGINA

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADE 1- Márcia leu um livro em 4 dias, lendo 15 páginas

por dia. Se tivesse lido 6 páginas por dia, em quanto tempo

ela leria o mesmo livro?

Nota-se que as grandezas são inversamente proporcionais

Dias

Páginas

4

15

X

6

 

4=15 e  X=6, X= 15x4, X=60, X=60/6, então Márcia leria o livro em 10 dias

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:12 AM
 

Oi Daniela!

A ideia de utilizar proporção inversa está correta, mas o desenvolvimento do cálculo não. Note que 4=15 (quatro é igual a 15) não é uma sentença matemática verdadeira.

Você diz dizer 4 • 16 = x • 6

Mas antes deste cálculo, monte a proporção inversa para ajudar o aluno a entender o que motivou a equação 4 • 16 = x • 6.

Responda este comentário com as correções para obter a pontuação máxima na tarefa,

Daiana licenciando em matemática polo Pouso Redondo
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by DAIANA SIMONE CABRAL DOS SANTOS - Monday, 3 April 2023, 10:29 AM
 

Atividade 5: Para fazer o bolo de aniversário utilizamos 300 gramas de chocolate. No entanto, faremos 5 bolos. Qual a quantidade de chocolate que necessitaremos?

 

Gramas          de chocolate Quantidade        de                bolos
    300       1
      X       5

 

No meu entender diretamente proporcional, visto que quanto mais bolos nós produzimos mais chocolates vamos precisar.

         

 

        300    =   1

          X            5

 

          X= 300 x 5

          X= 1500

 

Resposta: Para fazermos 5 bolos serão necessários 1500 kg.

 

 

 

 

 


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:14 AM
 

Olá Daiana! O desenvolvimento está correto, mas a unidade de medida da resposta não.

Faça a devida correção para garantir a pontuação máxima na tarefa.

Daiana licenciando em matemática polo Pouso Redondo
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by DAIANA SIMONE CABRAL DOS SANTOS - Tuesday, 4 April 2023, 6:25 PM
 

Resposta: Para fazermos 5 bolos serão necessários 1500 gramas.

Picture of Nicole Arent Loffi
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Nicole Arent Loffi - Monday, 3 April 2023, 11:02 AM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:18 AM
 

Oi Nicole! Raciocínio correto, mas é preciso fazer uma correção importante ao escrever a proporção.

Você escreveu "25/40 X D/48" =, mas isso não está correto, pois uma proporção é uma igualdade entre razões.

Faça a devida correção para obtenção da pontuação máxima.

Picture of Nicole Arent Loffi
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Nicole Arent Loffi - Tuesday, 4 April 2023, 9:18 AM
 

Segue correção

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 5:41 PM
 

Oi Nicole! Tarefa completa, apenas uma observação (não precisa fazer nova postagem):

a expressão correta é "grandezas inversamente proporcionais"

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by simone cristiane Peters de Sousa - Monday, 3 April 2023, 11:07 AM
 

tarefa 6

Picture of simone cristiane Peters de Sousa
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by simone cristiane Peters de Sousa - Monday, 3 April 2023, 1:19 PM
 

Corrigindo um erro que o colega Eduardo me auxiliou, o tempo seria de 5 horas e 15 minutos.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:19 AM
 

Oi Simone! O raciocínio está correto, mas é importante montarmos a proporção antes de resolvermos o cálculo, parra ajudar o estudante da escola básica a associar a ideia da proporção inversa envolvida. 

Responda este comentário com a proporção a ser montada antes do desenvolvimento do cálculo (pode ser foto ou digitada) para obtenção da pontuação máxima,

Picture of simone cristiane Peters de Sousa
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by simone cristiane Peters de Sousa - Wednesday, 5 April 2023, 9:12 AM
 

14/16=x/6

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by odair jose rodrigues - Monday, 3 April 2023, 12:14 PM
 

tarefa 6


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:24 AM
 

Oi Odair! A pesquisa da questão já resolvida já foi válida, mas gostaria que você apresentasse uma questão não resolvida pelo livro (não estava explícito no enunciado original da tarefa, mas agora modifiquei para deixar mais claro).

Podes responder este comentário com a apresentação da nova questão para a obtenção da pontuação máxima na tarefa.

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Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by odair jose rodrigues - Sunday, 9 April 2023, 8:35 PM
 

reenvio tarefa 6


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 10:01 AM
 

Olá Odair! Responda este comentário escrevendo apenas a proporção corretamente para obter a pontuação máxima na tarefa:

Picture of odair jose rodrigues
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by odair jose rodrigues - Monday, 10 April 2023, 7:35 PM
 

tarefa 6


Picture of Gustavo Firmiano Flores
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Firmiano Flores - Monday, 3 April 2023, 2:20 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:27 AM
 

Olá Gustavo! Raciocínio correto. Para deixar a explicação ainda mais clara ao estudante, é legal montar uma tabelinha com as informações da situação antes de montar a proporção:

 

Quantidade de enfeites                 Comprimento de fita (m)

                1                                                     1,5

                x                                                      30

Picture of Stephanie Schuaste de Pinho
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Stephanie Schuaste de Pinho - Monday, 3 April 2023, 7:54 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:30 AM
 

Oi Stephanie! O raciocínio está correto, mas é importante montarmos a proporção antes de resolvermos o cálculo, para ajudar o estudante da escola básica a associar a ideia da proporção direta envolvida. 

Responda este comentário com a proporção a ser montada antes do desenvolvimento do cálculo (pode ser foto ou digitada) para obtenção da pontuação máxima,

Picture of Stephanie Schuaste de Pinho
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04
by Stephanie Schuaste de Pinho - Tuesday, 4 April 2023, 2:27 PM
 

Picture of Alexandre Bueno de Lacerda
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04 - Alexandre
by Alexandre Bueno de Lacerda - Tuesday, 4 April 2023, 12:31 AM
 

Utilizei a atividade 10 do roteiro de estudos indicado:

 

ATIVIDADE 10- Uma usina produz 500 litros de álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com 15 000 kg de cana.

 

Temos duas grandezas, que são o álcool e a cana de açúcar. São grandezas diretamente proporcionais, pois quanto mais álcool é produzido, mais cana de açúcar é necessária como matéria prima. A relação pode ser escrita como:

500 / 6000 = x / 15000 (quinhentos está seis mil assim como x está para quinze mil)

6000x = 7500000

x = 7500000/6000

x = 1250

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04 - Alexandre
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 4 April 2023, 6:35 AM
 

Olá Alexandre! Raciocínio correto, mas faltou ao final explicitar qual a unidade de medida da resposta encontrada.

 

Para deixar a explicação ainda mais clara ao estudante, é legal montar uma tabelinha com as informações da situação antes de montar a proporção:

 

Volume de álcool produzido (l)                 Peso de cana necessário para produção (kg)

                500                                                                        6000

                x                                                                           15000

 

Para obtenção da pontuação máxima basta responder este comentário com a resposta completa para a situação.

Picture of Alexandre Bueno de Lacerda
Re: Tarefa 6 - Prazo 07/04 - Alexandre
by Alexandre Bueno de Lacerda - Tuesday, 4 April 2023, 7:19 PM
 

Utilizei a atividade 10 do roteiro de estudos indicado:

 

ATIVIDADE 10- Uma usina produz 500 litros de álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com 15 000 kg de cana.

 

Temos duas grandezas, que são o álcool e a cana de açúcar. São grandezas diretamente proporcionais, pois quanto mais álcool é produzido, mais cana de açúcar é necessária como matéria prima. A relação pode ser escrita como:

 

Volume de álcool produzido (l)                 Peso de cana necessário para produção (kg)

                500                                                                        6000

                  x                                                                         15000

Montando uma regra de três, obtemos a seguinte razão de proporção:

500 / 6000 = x / 15000 

6000x = 7500000

x = 7500000/6000

x = 1250 l

Concluímos que são produzidos 1250 l de álcool com 15000 kg de cana de açúcar.

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Re: Tarefa 6
by Ana Paula Linhares Medeiros - Tuesday, 4 April 2023, 9:37 AM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 4:48 PM
 

Olá Ana Paula! Tarefa completa e raciocínio correto!

Picture of MORGANA DA ROSA VIEIRA
Re: Tarefa 6
by MORGANA DA ROSA VIEIRA - Tuesday, 4 April 2023, 10:05 AM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 4:47 PM
 

Olá Morgana! Tarefa completa e raciocínio correto, apenas algumas observações (não precisa reenviar):

Picture of MATHEUS NASARIO CREMA
Re: Tarefa 6
by MATHEUS NASARIO CREMA - Tuesday, 4 April 2023, 11:24 AM
 

Tarefa 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 4:33 PM
 

Olá Matheus! Tarefa completa e raciocínio correto!

Picture of Taiza Daniel
Re: Tarefa 6
by Taiza Daniel - Tuesday, 4 April 2023, 2:22 PM
 

Tarefa 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 4:31 PM
 

Olá Taiza! Não precisa anexar o arquivo novamente, mas responda este comentário com a justificando por que se trata de uma proporção inversa.

Picture of Taiza Daniel
Re: Tarefa 6
by Taiza Daniel - Thursday, 6 April 2023, 11:45 AM
 

Diminuindo as páginas, logo aumentará os dias para o término do livro, sendo assim as grandezas são proporcionais. Assim multiplicamos reto e não cruzados.

 4 ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-> 15

 X -> 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:57 AM
 

Olá Taiza, note que faltou a palavra INVERSAMENTE  na tua resposta:

... sendo assim as grandezas são INVERSAMENTE proporcionais

Além disso, tem um detalhe no teu desenvolvimento que não apontei anteriormente.

(Apenas observações, não precisa reenviar)

Picture of Jandimar Rodrigues
Re: Tarefa 6
by Jandimar Rodrigues - Tuesday, 4 April 2023, 3:31 PM
 

Boa Tarde Professor Bazilicio e Professor Gustavo, estou enviando tanto em JPG quando em PDF a onde eu acho que esta melhor para ver a tarefa.


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 3:55 PM
 

Oi Jandimar! Tarefa completa e raciocínios corretos!

Apenas um detalhe (não precisa reenviar): Para simbolizar gramas utilize sempre letra minúscula (g) e para simbolizar mililitros (ml ou mL, conforme exposto neste link).

Picture of Jandimar Rodrigues
Re: Tarefa 6
by Jandimar Rodrigues - Wednesday, 5 April 2023, 4:52 PM
 

Perfeito Professor Gustavo.

Sou estudante de Licenciatura em Matemática EAD no IFSC Tubarão.
Re: Tarefa 6
by Talia Mendes Martins - Tuesday, 4 April 2023, 8:48 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 3:50 PM
 

Oi Talia! Tarefa completa e raciocínios corretos!

Picture of ERONI APARECIDA RODRIGUES DA LUZ FERNANDES
Re: Tarefa 6
by ERONI APARECIDA RODRIGUES DA LUZ FERNANDES - Tuesday, 4 April 2023, 9:21 PM
 

TAREFA 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 3:49 PM
 

Olá Eroni! 

De acordo com o enunciado, é preciso utilizar uma questão que não é exemplo, a fim de apresentar aqui a resolução.

Picture of ERONI APARECIDA RODRIGUES DA LUZ FERNANDES
Re: Tarefa 6
by ERONI APARECIDA RODRIGUES DA LUZ FERNANDES - Thursday, 6 April 2023, 8:36 PM
 

TAREFA 6

Picture of Andrieli dos santos lamp
Re: Tarefa 6
by Andrieli dos santos lamp - Tuesday, 4 April 2023, 9:44 PM
 

 Livro da 8º série. PG 268

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 3:49 PM
 

Olá Andrieli! 

De acordo com o enunciado, é preciso utilizar uma questão que não é exemplo, a fim de apresentar aqui a resolução.

Picture of Andrieli dos santos lamp
Re: Tarefa 6
by Andrieli dos santos lamp - Thursday, 6 April 2023, 8:42 PM
 

TAREFA 6

Picture of Marlei Martins de Gois Ferreira
Re: Tarefa 6
by Marlei Martins de Gois Ferreira - Tuesday, 4 April 2023, 10:17 PM
 

Tarefa 6

Página268, livro 8ª Série



Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 3:48 PM
 

Olá Marlei! 

De acordo com o enunciado, é preciso utilizar uma questão que não é exemplo, a fim de apresentar aqui a resolução.

Picture of Marlei Martins de Gois Ferreira
Re: Tarefa 6
by Marlei Martins de Gois Ferreira - Tuesday, 11 April 2023, 8:10 PM
 

Tarefa  6 refeita

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 10:01 AM
 

Olá Marlei! Tarefa completa!

Picture of Kauana de Oliveira Vargas
Re: Tarefa 6
by Kauana de Oliveira Vargas - Wednesday, 5 April 2023, 2:13 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 3:47 PM
 

Olá Kauana,

Tarefa completa e raciocínios corretos, apenas alguns detalhes (não precisa reenviar):

- Na montagem da regra de três é melhor utilizar a expressão "bolo" do que "número de bolos";

- O símbolo para gramas é g e não gr;

- Na resposta final está 1kg e 300gr, mas o correto é 1kg e 500g,

Picture of JHENNIFER AMBROSIO CLEMENCIA
Re: Tarefa 6
by JHENNIFER AMBROSIO CLEMENCIA - Wednesday, 5 April 2023, 2:31 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 5 April 2023, 3:43 PM
 

Olá Jhennifer! Tarefa completa e raciocínios corretos!

Apenas uma dica para quando você explicar aos estudantes da escola básica: nomeie as colunas

 

Quantidade de água na cisterna (l)             %

22500                                                           100

x                                                                     80

 

Consumo de água(l)                                      Dias

18000                                                              x

400                                                                  1

 

Picture of Catiane Torres Dias
Re: Tarefa 6
by Catiane Torres Dias - Wednesday, 5 April 2023, 8:28 PM
 

Tarefa 6 em anexo.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 9:15 AM
 

Oi Catiane! Tarefa completa e raciocínio correto!

Picture of Manuela Prin Jacinto
Re: Tarefa 6
by Manuela Prin Jacinto - Wednesday, 5 April 2023, 9:00 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 9:14 AM
 

Oi Manuela,

Há um equívoco na conclusão da explicação:

Quanto MAIS PÁGINAS lidas por dia, mais rápido vai ser terminado o livro, ou seja, MENOS DIAS serão necessários para concluir o livro. Então a proporção NÃO É DIRETA!

Para obter a pontuação máxima na tarefa, refaça a explicação a partir desta observação.

 

Picture of Manuela Prin Jacinto
Re: Tarefa 6
by Manuela Prin Jacinto - Monday, 10 April 2023, 4:22 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 9:18 AM
 

Oi Manuela! Tarefa completa, apenas um detalhe (não precisa reenviar): A nomenclatura mais adequada é "proporção inversa" e não "proporção indireta".

Picture of Beatriz de Freitas Joaquim
Re: Tarefa 6
by Beatriz de Freitas Joaquim - Wednesday, 5 April 2023, 9:03 PM
 

Aluna: Beatriz de Freitas Joaquim
Questão: Roteiro de Estudos
Página: 4 / Atividade 2
* Um pintor utilizou 18 litros de tinta para pintar 60m² de parede. Quantos litros de tintas serão necessários para pintar 450 m², nas mesmas condições?
No primeiro momento, tiramos os dados do problema
18 litros para 60m²
x litros para 450m²
Ou seja, quanto maior a área a ser pintada, mais litros de tinta iremos utilizar para pintar a parede. Então, dizemos que é uma regra de três diretamente proporcional, assim fazemos a multiplicação cruzada direta, não invertendo os termos.
18 - 60
x - 450
Temos :
60 . x = 18 . 450
60x = 8100
x = 8100/60 (estava multiplicando, passa dividindo)
x = 135
Resposta: Serão necessários 135 litros de tinta para pintar a parede de 450m².

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 9:11 AM
 

Olá Beatriz, o raciocínio está correto, mas note que a "multiplicação cruzada" que você cita na explicação ocorre em função da proporção.

Note que a disposição

18 - 60
x - 450

não é uma proporção, pois uma proporção é uma igualdade de razões.

Para obter a pontuação máxima na tarefa, responda este comentário com a proporção formada (não precisa reescrever o restante do desenvolvimento).

Picture of Beatriz de Freitas Joaquim
Re: Tarefa 6
by Beatriz de Freitas Joaquim - Saturday, 8 April 2023, 12:40 PM
 

18 = 60

x = 450

60. x = 18 . 450

60 . x = 8.100

x = 8.100/60 (estava multiplicando, passa dividindo)

x = 135

Resposta: Serão necessários 135 litros de tinta para pintar a parede de 450m².

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:13 AM
 

Oi Beatriz, ainda falta montar corretamente a proporção.

Para obter a pontuação máxima basta escrever a proporção correta na resposta deste comentário:

 

Picture of Beatriz de Freitas Joaquim
Re: Tarefa 6
by Beatriz de Freitas Joaquim - Monday, 10 April 2023, 10:17 PM
 

Correção


Picture of Jennifer Da Silva Oliveira
Re: Tarefa 6
by Jennifer Da Silva Oliveira - Wednesday, 5 April 2023, 9:31 PM
 

Questão elencada do Roteiro de Estudos (páginas 4 e 5) das professoras Eliane Pereira e Marili Regina, da rede municipal de Santos/SP. 


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 9:08 AM
 

Olá Jennifer! Tarefa completa e raciocínio correto!

Picture of Tania Hartcopf Freitas
Re: Tarefa 6
by Tania Hartcopf Freitas - Wednesday, 5 April 2023, 9:36 PM
 

Tarefa 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 9:06 AM
 

Olá Tânia! Raciocínio correto.

Apenas um detalhe (não precisa reenviar): Pedagogicamente, é bem importante apresentar a resposta ao problema ao final, em forma de frase:

A altura do poste que tem uma sombra de 30m no momento da observação é 10m.

Picture of Marcos Alexandre da Silva
Re: Tarefa 6
by Marcos Alexandre da Silva - Wednesday, 5 April 2023, 10:05 PM
 

Aluno: Marcos Alexandre da Silva

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 9:03 AM
 

Olá Marcos! O raciocínio está correto, mas é preciso justificar por que as grandezas são diretamente proporcionais.

LICENCIANDO MATEMATICA - CAMPUS BALNEARIO PIÇARRAS
Re: Tarefa 6
by ALEXANDRE LIMA MONTEIRO - Wednesday, 5 April 2023, 10:54 PM
 

boa noite 

segue.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 9:02 AM
 

Olá Alexandre! O raciocínio está correto, mas de acordo com a tua explicação, está faltando uma tabela.

Também é preciso colocar uma foto ou print da capa do livro de onde foi extraída a questão.

Picture of Nicolas Fernandes Baumgarten
Re: Tarefa 6
by Nicolas Fernandes Baumgarten - Thursday, 6 April 2023, 8:45 AM
 

 

ATIVIDADE 10- Uma usina produz 500 litros de álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com 15 000 kg de cana. 

Podemos ver que a cada 500 litros de álcool produzidos a usina utiliza 6 000 kg de cana, com isso, se a quantidade de cana de açúcar aumenta a quantidade de álcool produzido também aumentará, vejamos: 

L (Litros) --- kg (Quilogramas) 

        500 --- 6 000  

          X   --- 15 000  

500 . 15 000 = 6 000 . X    --->    7 500 000 = 6 000 .X     --->    7 500 000/6000 = X 

1 250 = X 

Então com 15 000 kg de cana de açúcar a usina consegue produzir 500 litros de álcool.  

 


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 6 April 2023, 8:58 AM
 

Olá Nicolas! Raciocínio correto, apenas há um equívoco na apresentação da resposta ao problema.

Picture of Miriam da Silva Mamede Costa
Re: Tarefa 6
by Miriam da Silva Mamede Costa - Thursday, 6 April 2023, 4:44 PM
 

Segue a atividade

Página:329, Questão 4



Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:14 AM
 

Olá Miriam! Conforme o enunciado da tarefa, é preciso escolher uma questão que não seja exemplo e apresentar o teu processo resolutivo.

Picture of vanessa iolanda fachini
Re: Tarefa 6
by vanessa iolanda fachini - Thursday, 6 April 2023, 8:22 PM
 

Grandeza Inversamente Proporcional



Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:15 AM
 

Olá Vanessa! Conforme o enunciado da tarefa, é preciso escolher uma questão que não seja exemplo e apresentar o teu processo resolutivo.

Picture of vanessa iolanda fachini
Re: Tarefa 6
by vanessa iolanda fachini - Monday, 10 April 2023, 10:24 PM
 

tarefa 6 reenvio


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 9:16 AM
 

Olá Vanessa! Tarefa completa!

Sou Licenciado em Matemática
Re: Tarefa 6
by Paulo Daniel de Sousa - Thursday, 6 April 2023, 8:56 PM
 

Ola professor segue atividade

Picture of Odolivio da Silva
Re: Tarefa 6
by Odolivio da Silva - Thursday, 6 April 2023, 11:43 PM
 

oi...

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:24 AM
 

Olá Odolivio! Tarefa completa!

Picture of Thiago Bison Bonato
Re: Tarefa 6
by Thiago Bison Bonato - Friday, 7 April 2023, 5:27 PM
 

Tarefa 6 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:25 AM
 

Olá Thiago, tarefa completa!

Licencianda em Matemática , Polo de Ponte Serrada.
Re: Tarefa 6
by Aline dos Santos Trindade - Friday, 7 April 2023, 6:08 PM
 

TAREFA 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:26 AM
 

Olá Aline! Tarefa completa!

Picture of Jamile da Motta Heleno Antônio
Re: Tarefa 6
by Jamile da Motta Heleno Antônio - Friday, 7 April 2023, 7:51 PM
 

Tarefa 6 Capa e Exercicio



Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:27 AM
 

Olá Jamile! Conforme o enunciado da tarefa, é preciso escolher uma questão que não seja exemplo e apresentar a tua resolução.

Picture of Roberto de Jesus Antônio
Re: Tarefa 6
by Roberto de Jesus Antônio - Friday, 7 April 2023, 8:27 PM
 

tarefa 6


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:28 AM
 

Olá Roberto! Tarefa completa!

Picture of Raul David Marciano
Re: Tarefa 6
by Raul David Marciano - Friday, 7 April 2023, 10:02 PM
 

 

ATIVIDADE 5- Para fazer o bolo de aniversário utilizamos 300 gramas de chocolate. No entanto, faremos 5 bolos. Qual a quantidade de chocolate que necessitaremos?

Quanto mais bolo fizermos, teremos de usar mais quantidade de chocolate, dessa forma as grandezas são diretamente proporcionais.

1 bolo = 300g de chocolate

5 bolos = x de chocolate

1 = 300

5 =  x 

Aplicando a regra de 3:

1.x = 300.5

x = 1.500g

Transformando em kg - 1kg é igual a 1.000g, sendo assim, chegamos a resposta final de 1kg e 500g de chocolate a ser utilizado para fazermos 5 bolos.

 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:34 AM
 

Olá Raul! É preciso escrever a proporção de forma correta.

Para obter a pontuação máxima, escreva apenas a proporção na resposta deste comentário,

Picture of Raul David Marciano
Re: Tarefa 6
by Raul David Marciano - Monday, 10 April 2023, 10:43 PM
 

1 bolo = 300g de chocolate

5 bolos = x de chocolate

Transformando em kg - 1kg é igual a 1.000g, sendo assim, chegamos a resposta final de 1kg e 500g de chocolate a ser utilizado para fazermos 5 bolos.

Picture of Tiago Leandro Barbosa
Re: Tarefa 6
by Tiago Leandro Barbosa - Friday, 7 April 2023, 10:24 PM
 

 

 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:38 AM
 

Olá Tiago, o cálculo está correto, mas proporção não está escrita de forma correta:

Para obter a pontuação máxima na tarefa, basta responder este comentário, escrevendo a proporção de forma correta.

Picture of Tiago Leandro Barbosa
Re: Tarefa 6 correção
by Tiago Leandro Barbosa - Wednesday, 12 April 2023, 11:33 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6 correção
by Gustavo Camargo Berti - Saturday, 15 April 2023, 7:25 AM
 

Olá Tiago! Não foi anexada nenhuma correção!

Picture of MARCIONEI MARTINS ALVES
Re: Tarefa 6
by MARCIONEI MARTINS ALVES - Sunday, 9 April 2023, 2:48 AM
 

Tarefa 6.


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:39 AM
 

Olá Marcionei! Tarefa completa!

Picture of Bianca Ferreira Ramos
Re: Tarefa 6
by Bianca Ferreira Ramos - Sunday, 9 April 2023, 6:48 PM
 

ATIVIDADE 8 - Três caminhões transportam 250 m3 de areia.  Quantos caminhões iguais a esse serão necessários para transportar 7000 m3 de areia?

Podemos verificar que aumentando a quantidade de areia (m3), aumentará a quantidade de caminhões, portanto, existe uma relação diretamente proporcional entre a quantidade de areia transportada para a quantidade de caminhões. 

Realizando a regra de três:

Quantidade de areia (m3) --- Quantidade de caminhões (unidade)

250  ------------------------------ 3

7000  --------------------------- x

250.x = 7.000.3

250.x =21.000

x= 21.000/250

x= 84

Resposta: Para transportar 7.000 m3 de areia serão necessários 84 caminhões.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:41 AM
 

Olá Bianca! O raciocínio está correto, mas para garantir uma melhor compreensão dos estudantes da escola básica, monte a proporção após a tabelinha com os dados e antes do cálculo em si.

Picture of Rosane Regueira Benzi
Re: Tarefa 6
by Rosane Regueira Benzi - Sunday, 9 April 2023, 9:06 PM
 

Pg:226




Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 9:45 AM
 

Olá Rosane, algumas observações para ajudar na correção, que deve ser postada na resposta deste comentário:

 

Comentário atualizado após o comentário de réplica da Rosane: A figura acima está errada, pois a área de toda a parede aumentou, não a área de cada azulejo!

Picture of Rosane Regueira Benzi
Re: Tarefa 6
by Rosane Regueira Benzi - Monday, 10 April 2023, 9:02 PM
 

Professor, na questão que eu usei diminuiu a metragem da parede de 19,5m para 15m porém os azulejos usados são do mesmo tamanho. Sendo assim, tanto a parede quanto a quantidade de azulejos diminuíram, criando uma proporção direta.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 9:11 AM
 

Desculpa Rosane, você está certíssima! Na correria fiquei na cabeça que era área de cada azulejo que tinha aumentado, não a área da parede inteira!

Obrigado pelo apontamento!

Picture of Rosane Regueira Benzi
Re: Tarefa 6
by Rosane Regueira Benzi - Tuesday, 11 April 2023, 10:02 PM
 

.


Picture of Paulo Sérgio Machado
Re: Tarefa 6
by Paulo Sérgio Machado - Monday, 10 April 2023, 4:27 PM
 


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Monday, 10 April 2023, 7:05 PM
 

Olá Paulo, o cálculo está correto, mas peço que responda este comentário escrevendo a proporção formada (igualdade de frações).

Picture of Paulo Sérgio Machado
Re: Tarefa 6
by Paulo Sérgio Machado - Tuesday, 11 April 2023, 4:57 PM
 

 60  = 18

450     x

Picture of Steffany Nunes da Silva Chiconello
Re: Tarefa 6
by Steffany Nunes da Silva Chiconello - Monday, 10 April 2023, 11:22 PM
 

   Tarefa 6



Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 9:07 AM
 

Olá Stefanny! Tarefa completa!

Picture of TAINARA MAZON VIEIRA
Re: Tarefa 6
by TAINARA MAZON VIEIRA - Tuesday, 11 April 2023, 9:36 AM
 

Tarefa 06 - Tainara Mazon Vieira 

 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 9:06 AM
 

Olá Tainara! Tarefa completa e raciocínio correto!

Picture of DEBORA PADILHA
Re: Tarefa 6
by DEBORA PADILHA - Tuesday, 11 April 2023, 11:22 AM
 

           

 

 

      um borrifador de atuacão automatica  libera a cada ocionamento, uma mesna quantidade de inseticida . o recipiente desse produto , quando cheio contem 360ml de inseticida que dura 60 dias se o borrifador permanecer ligado ininterruptamente e for ocionado a cada 48 minuto .

  a quantidade de insiticida que e liberada a cada ocionamento de borrifador em militro e 

 A-0,2000

B-4,800

C-6,000

D- 12,0000

E-0,125

 

                                                                                    60.24.24=180

                                                                                             48                        periodo  de 60 dias equivalente a 60.24= 60 minuto 

                              portanto em cada acionamento , serão liberado 360=0,200ml 

                                                                                                             1800

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 9:05 AM
 

Olá Débora! Falta a foto da capa e a indicação da página do livro do qual você extraiu a questão, a justificativa sobre a relação entre as grandezas e a montagem da proporção.

Picture of PRISCILA SEGUEZI
Re: Tarefa 6
by PRISCILA SEGUEZI - Tuesday, 11 April 2023, 11:47 AM
 

tarefa 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 9:03 AM
 

Olá Priscila! Tarefa completa e raciocínio correto!

Picture of Angela Felipe Knoblauch
Re: Tarefa 6
by Angela Felipe Knoblauch - Tuesday, 11 April 2023, 6:41 PM
 

Página 84. 


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Tuesday, 11 April 2023, 8:57 PM
 

Oi Angela!

Nesta regra de três composta, é preciso verificar a relação entre cada grandeza e o tempo, considerando as outras duas constantes.

--> A quantidade de veículos produzidos é diretamente proporcional aos dias trabalhados porque...

--> O número de  operários trabalhando é inversamente proporcional aos dias trabalhados porque...

--> A quantidade de horas trabalhadas por dia é inversamente proporcional aos dias trabalhados porque...

Responda este comentário com as justificativas e o desenvolvimento adequado do cálculo para obter a pontuação máxima na tarefa.

 

Picture of Angela Felipe Knoblauch
Re: Tarefa 6
by Angela Felipe Knoblauch - Wednesday, 12 April 2023, 11:19 AM
 

Sague a correção. 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Saturday, 15 April 2023, 7:23 AM
 

Olá Angela! A relação entre as grandezas está correta, mas há erros no desenvolvimento do cálculo:

Picture of Edenilson Schmidt
Re: Tarefa 6
by Edenilson Schmidt - Tuesday, 11 April 2023, 9:24 PM
 

Tarefa 6 

 Edenilson Schmidt

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 8:59 AM
 

Olá Edenilson, é preciso fazer algumas correções na escrita matemática para chegar à pontuação máxima na tarefa:

Picture of Igor Andrade da Silva
Re: Tarefa 6
by Igor Andrade da Silva - Tuesday, 11 April 2023, 10:11 PM
 

Tarefa 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 8:51 AM
 

Olá Igor! Tarefa completa e raciocínio correto!

licenciando(a) em matemática, no Polo de Itapema
Re: Tarefa 6
by Maria Clara Provesi - Tuesday, 11 April 2023, 10:37 PM
 

Tarefa 6

licenciando(a) em matemática, no Polo de Itapema
Re: Tarefa 6
by Maria Clara Provesi - Wednesday, 12 April 2023, 6:53 AM
 

Uma correção ali na resposta são 6 dias marquei 6 caminhões. 

Mais são 6 dias 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 8:47 AM
 

Oi Maria Clara, alguns pontos a corrigir para chegar na pontuação máxima da tarefa:

licenciando(a) em matemática, no Polo de Itapema
Re: Tarefa 6
by Maria Clara Provesi - Wednesday, 12 April 2023, 9:32 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Saturday, 15 April 2023, 6:47 AM
 

Olá Maria Clara! Na tabela deixamos os dados conforme o problema:

Caminhões       Viagens

2                            18

6                            x

 

Como as grandezas são diretamente proporcionais, a proporção é:

2/6 = x/18

Assim temos:

6x = 2.18  -->  x = 2.18/6  -->  x=6

 

Resposta: Utilizando 6 caminhões serão necessárias 6 viagens.

 

 

licenciando(a) em matemática, no Polo de Itapema
Re: Tarefa 6
by Maria Clara Provesi - Monday, 17 April 2023, 9:21 PM
 

Tá é não foi isso que fiz na correção, pq no meu pensar era isso então não compreendir.

Picture of Patrícia da Rosa Zanelato
Re: Tarefa 6
by Patrícia da Rosa Zanelato - Tuesday, 11 April 2023, 10:49 PM
 

 

TAREFA 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 8:38 AM
 

Olá Patrícia, algumas correções a fazer para chegar na pontuação máxima da tarefa:

Picture of Patrícia da Rosa Zanelato
Re: Tarefa 6
by Patrícia da Rosa Zanelato - Wednesday, 12 April 2023, 9:57 PM
 

CORREÇÃO TAREFA 6


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Saturday, 15 April 2023, 6:44 AM
 

Olá Patrícia! Faltou apenas montar a proporção antes do cálculo: 4/x = 6/15 

Picture of André Felipe dos Santos Costa
Re: Tarefa 6
by André Felipe dos Santos Costa - Tuesday, 11 April 2023, 11:27 PM
 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 8:27 AM
 

Oi André! Tarefa completa e raciocínio correto. Ótima apresentação do processo resolultivo!

Grasielli
Re: Tarefa 6
by Grasielli Vieira Rodrigues Berttoto - Wednesday, 12 April 2023, 5:04 AM
 

Tarefa 6.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 8:23 AM
 

Olá Grasielli! Tarefa completa e raciocínio correto!

Apenas um detalhe (não precisa reenviar): Faltou o traço de fração na proporção

Picture of Jose Anor dos Reis
Re: Tarefa 6
by Jose Anor dos Reis - Wednesday, 12 April 2023, 8:21 AM
 

Bom dia

 

Tarefa 06    - Livro - Matemática Básica  -pag. nr. 69 - exercício nr. 03 - Editora ÚNICO 

Um tapete leva 12 horas para ser confeccionado por um tecelão, ele trabalha numa razão de 3 metros por hora. Qual o tempo de confecção se o tecelão  conseguir trabalhar na velocidade de 4 metros por hora?

 

       3 metros -------- 1 hora (tempo)

        x metros --------- 12 horas (tempo)

                    x = 36m 

 

   4 metros ----- 1 hora (tempo)

  36 metros --- x horas (tempo)

    4 . x = 36 . 1 

   x = 36/4

  x = 9 horas

 

    **São grandezas inversamente proporcionais, temos o produto sempre constante.

 


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 8:25 AM
 

Olá José! Tente fazer o raciocínio com uma única regra de três:

Picture of Jose Anor dos Reis
Re: Tarefa 6
by Jose Anor dos Reis - Wednesday, 12 April 2023, 3:38 PM
 

Boa tarde Professor

 

Segue resolução corrrigida

 

Um tapete leva 12 horas para ser confeccionado por um tecelão, ele trabalha numa razão de 3 metros por hora. Qual o tempo de confecção se o tecelão  conseguir trabalhar na velocidade de 4 metros por hora?

 

 Velocidade(m/h)

Tempo

↑3 

↓ 12

↑4

↓ x

 

                     12x=43

                     12.3=4x

                      36=4x

                       x=9

                

Tecelão levará 9 horas para confeccionar o tapete. Logo, percebemos que quanto mais rápido o tecelão trabalhar, menos tempo levará para produzir o tapete. Assim são grandezas inversamente proporcionais.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 5:16 PM
 

Olá José! Tarefa completa! A linha 12x=43 deve ser excluída do processo resolutivo.

Picture of João Felipe Pinto
Re: Tarefa 6
by João Felipe Pinto - Wednesday, 12 April 2023, 9:09 AM
 

Optei pela utilização de um livro didático aqui da Secretaria de Educação onde sou servidor. Podemos notar no exercício proposto que as grandezas são diretamente proporcionais, pois a medida que a quantidade de litros (L) aumenta o valor em reais também irá aumentar. De igual forma, a diminuição de uma das grandezas, diminiu o valor da outra.

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 10:24 AM
 

Olá João Felipe! Tarefa completa!

Picture of Taís Sabrina Cruz
Re: Tarefa 6
by Taís Sabrina Cruz - Wednesday, 12 April 2023, 11:57 AM
 

Márcia leu um livro em 4 dias, lendo 15 páginas por dia. Se tivesse lido 6 páginas por dia, em quanto tempo ela leria o mesmo livro?

Para atividades assim, devemos utilizar do conceito de proporções, onde relacionamos duas grandezas e dizemos que elas aumentam (diretamente proporcionais) ou diminuem (inversamente proporcionais) na mesma proporção. No exemplo anterior, devemos perceber que Márcia lendo 15 páginas por dia teve uma velocidade maior de leitura (4 dias) do que irá ter se diminuir a quantidade de páginas 6 ao dia. Para melhor compreender isso, vamos relacionar as grandezas:

15 P             4 D

6 P               X D

Podemos perceber que são grandezas inversamente proporcionais pois, quando se diminui a quantidade de páginas lidas ao dia, aumentamos a quantidade de dias necessários para o término da leitura. Então, para solucionarmos deveremos inverter os termos da coluna que precisamos obter o valor (coluna do X):

 15    =             =        6 . X = 15 . 4        =         X =  60         =           X =  10

  6           4                                                                     6

Assim, podemos perceber que Márcia levará 10 dias para ler o mesmo livro.


Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 5:12 PM
 

Olá Tais! Tarefa completa!

Picture of Claudia michels
Re: Tarefa 6
by Claudia michels - Wednesday, 12 April 2023, 12:57 PM
 

Tarefa 6 claudia michels 

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Wednesday, 12 April 2023, 5:14 PM
 

Olá Claudia! Tarefa completa! Faltou o traço de fração quando você montou a proporção mas acredito que tenha sido por limitação do editor de texto.

Picture of Juliana Quintino
Re: Tarefa 6
by Juliana Quintino - Wednesday, 12 April 2023, 7:36 PM
 

JULIANA QUINTINO - POLO PIÇARRAS

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:15 PM
 

Ólá Juliana! Faltou montar a proporção e indicar o livro e a página do livro em que a questão foi extraída.

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Re: Tarefa 6
by Katiane Rosa Peroza - Wednesday, 12 April 2023, 7:42 PM
 

Tarefa 6 - Katiane

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:16 PM
 

Olá Katiane! Tarefa completa!

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Re: Tarefa 6
by fabiane rosa - Wednesday, 12 April 2023, 7:57 PM
 

TAREFA: 6

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:20 PM
 

Olá Fabiane! Faltou explicitar a resposta final e há um erro de digitação na tabela de dados: está 6000 ao invés de 600.

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Re: Tarefa 6
by Elizete da Silva - Wednesday, 12 April 2023, 8:15 PM
 

TAREFA 6

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:22 PM
 

Olá Elizete! Faltou explicitar qual a relação entre as grandezas e também montar a proporção.

Liliane Tainara Miranda
Re: Tarefa 6
by Liliane Tainara Miranda - Wednesday, 12 April 2023, 8:20 PM
 

Olá 



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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Saturday, 15 April 2023, 6:41 AM
 

Olá Liliane! Faltou apenas montar a proporção após a tabela e antes do cálculo.

Daniel do Amaral Kock
Re: Tarefa 6
by DANIEL DO AMARAL KOCK - Wednesday, 12 April 2023, 8:38 PM
 

 

 

 

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:23 PM
 

Olá Daniel! Faltou apenas montar a proporção!

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Re: Tarefa 6
by TONI ROBERTO ISPERLING RODRIGUES - Wednesday, 12 April 2023, 8:39 PM
 

Querido Professor,

segue tarefa 6 anexa.

Obrigado, Toni!

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:25 PM
 

Olá Toni, tarefa completa!

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Re: Tarefa 6
by Gabriela Azevedo de Souza - Wednesday, 12 April 2023, 9:02 PM
 

Tarefa 06

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:26 PM
 

Olá Gabriela! Tarefa completa!

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Re: Tarefa 6
by Andressa Dos Santos Matias - Wednesday, 12 April 2023, 9:11 PM
 


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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:29 PM
 

Olá Andressa! O raciocínio está correto, mas há um erro na linguagem matemática quando você escreve:

15 pg = Xd

6pg = 4d

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Re: Tarefa 6
by Andressa Dos Santos Matias - Thursday, 13 April 2023, 11:12 PM
 

Entendido, não percebi na hora. Tomarei cuidado nas próximas.

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Re: Tarefa 6
by Jéssica Andressa Berns Barbieri - Wednesday, 12 April 2023, 9:47 PM
 

TAREFA 6


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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:30 PM
 

Olá Jéssica, tarefa completa!

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Re: Tarefa 6
by Flavia Nogueira da Silva - Wednesday, 12 April 2023, 10:13 PM
 

ATIVIDADE 9 

 

Podemos resolver esse problema utilizando uma regra de três simples. Se a sombra produzida pela barra de metal tem 4,5 metros e sua altura é de 1,5 metros, podemos escrever a seguinte proporção:

1,5 / 4,5 = x / 30

Onde x é a altura do poste ao lado da barra de metal.

Multiplicando cruzado, temos:

4,5x = 1,5 * 30

4,5x = 45

x = 45 / 4,5

x = 10

Portanto, a altura do poste ao lado da barra de metal é de 10 metros.

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:35 PM
 

Olá Flávia, faltou indicar capa e a página do livro de onde foi extraída a questão, além de explicar qual a relação de proporcionalidade entre as grandezas.

Licenciando em matemática
Re: Tarefa 6
by Priscila Ceolin - Wednesday, 12 April 2023, 10:13 PM
 

TAREFA 6 ANEXO NA PARTE DE BAIXO, NAO ESTAVA DEIXANDO NESSA DE CIMA

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Saturday, 15 April 2023, 6:34 AM
 

Olá Priscila! Faltou explicar qual a relação de proporcionalidade entre as grandezas, além de montar a proporção. A linguagem matemática no cálculo não está adequada (há alguns sinais de mais onde deveria ter o símbolo de implicação lógica).

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Re: Tarefa 6
by Sidnei Bordignon Júnior - Wednesday, 12 April 2023, 10:29 PM
 

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:40 PM
 

Olá Sidnei, tarefa completa!

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Re: Tarefa 6
by TAINARA ROSA - Wednesday, 12 April 2023, 11:15 PM
 

Tarefa 6


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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:41 PM
 

Olá Tainara! O conteúdo da questão escolhida não atende o enunciado da tarefa.

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Re: Tarefa 6
by DIEGO CARLOS PASQUALI - Wednesday, 12 April 2023, 11:32 PM
 

ATIVIDADE 10- Uma usina produz 500 litros de álcool com 6 000
kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool
são produzidos com 15 000 kg de cana.

KG                               LT

6.000                           500

15.000                           X

6000 X= 500 . 1500

X = 7.500.000,00 / 6.000

X = 1.250,00Lt

 

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Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:43 PM
 

Olá Diego! Faltou informar a capa e a página do livro do qual a questão foi extraída, além de informar a relação entre as grandezas e montar a proporção.

Picture of mikaeli de Souza Sulidario
Re: Tarefa 6
by mikaeli de Souza Sulidario - Wednesday, 12 April 2023, 11:45 PM
 

Tarefa 6

Picture of Gustavo Camargo Berti
Re: Tarefa 6
by Gustavo Camargo Berti - Thursday, 13 April 2023, 7:46 PM
 

Olá Mikaeli!

Faltou explicar a relação entre as grandezas e montar a proporção.

A unidade de medida da resposta está errada.

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Re: Tarefa 6
by Camila Santos Trindade Caetano Ferreira - Thursday, 13 April 2023, 12:24 AM
 

tarefa6



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Re: Tarefa 6
by jaine morais da silva fachin - Thursday, 13 April 2023, 3:10 PM
 

Tarefa 6



Marcia
Re: Tarefa 6
by marcia fernandes ricardo - Thursday, 13 April 2023, 3:13 PM
 

TAREFA 6 MARCIA

Marcia
Re: Tarefa 6
by marcia fernandes ricardo - Thursday, 13 April 2023, 3:16 PM
 

TAREFA 6 MARCIA

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Re: Tarefa 6
by André de Paiva - Sunday, 16 April 2023, 10:16 PM
 

Tarefa 6 - André de Paiva