O objetivo desta tarefa é verificar como as questões relativas à proporcionalidade são abordadas nos livros didáticos da escola básica.
Em um livro didático do Ensino Fundamental. selecione uma questão (que não seja exemplo) que pode ser resolvida utilizando Regra de Três. (Normalmente este assunto é abordado em livros do 7º ano).
A atividade será bem mais interessante se você conseguir ter acesso a um livro didático, mas caso isso não seja possível, utilize uma das questões elencadas no Roteiro de Estudos (páginas 4 e 5) das professoras Eliane Pereira e Marili Regina, da rede municipal de Santos/SP.
Clique em “Responder” nesta postagem para apresentar sua postagem. Clique em “Responder” na postagem de um colega caso queira comentá-la.
Sua postagem deve conter:
I ) Foto ou figura da capa do livro didático e da questão selecionada, indicando a página do livro;
II) Resolução do problema selecionado, indicando o tipo de relação entre as grandezas (diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais). Lembre que nem toda situação pode ser resolvida por Regra de Três, então é importante explicar por que as grandezas da questão selecionada são proporcionais.