Topic outline
- General
- Orientações Iniciais
Orientações Iniciais
Seja bem-vindo ao curso de Capacitação do Portal do Coordenador - SIGAA, com carga horária total de 20 horas e início a partir de 21 de outubro de 2018.
O Curso se dará na modalidade EaD, não teremos encontros presenciais e a interação será pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA/Moodle.Este curso tem como objetivo promover e disseminar conhecimento e boas práticas no uso das ferramentas do Portal, de modo a qualificar o docente coordenador, oportunizando formas diferenciadas de acesso aos conhecimentos e buscando desenvolver boas práticas do Portal do Coordenador.
É liberado acesso ao Portal do Coordenador a todos os coordenadores de curso de Graduação, Técnico, Integrado e FIC. Não serve aos coordenadores de curso de Pós-Graduação Lato Sensu nem Stricto Sensu.
Aqui, você encontra orientações gerais do uso do Portal. Fique atento ao nosso Mural de Avisos e as Orientações para Uso de Fóruns. Também temos uma lista de Articuladores do Portal do Coordenador, por campus. Se seu campus não possui um articulador, converse com seu Diretor e se disponibilize para passar conhecimentos a seus colegas coordenadores de seu campus.
Você também pode utilizar o Espaço Aberto para compartilhar o seu conhecimento e instigar discussões que considere relevante para o uso do Portal do Coordenador:)
Para começar, se apresente no Fórum de Apresentação- Quem sou? De que Campus? Coordeno qual(is) curso(s)? Também aproveite para ler os documentos orientadores deste curso, entre eles: Plano de Trabalho e Roteiro de Estudos.
Bom curso e conte sempre com a equipe docente!
Comunicação
Organização do Curso
Leitura obrigatória
Campus
Articulador
E-mail
Araranguá
Marcelo Salmeron Figueredo
marcelo.salmeron@ifsc.edu.br
Caçador
Márcio Antônio Paulo
marcio.paulo@ifsc.edu.br
Canoinhas
Douglas André Wurz
douglas.wurz@ifsc.edu.br
Cerfead
Chapecó
Ricardo Roman
ricardo.roman@ifsc.edu.br
Criciúma
Roslene de Almeida Garbelotto
roslene.garbelotto@ifsc.edu.br
Florianópolis
Florianópolis – Continente
Uéslei Paterno
ueslei@ifsc.edu.br
Garopaba
Gaspar
Daniela Sbizera Justo e
daniela.sbizera@ifsc.edu.br
Itajaí
Jaraguá do Sul Centro
Luiz Henrique Martins Arthury
luiz.arthury@ifsc.edu.br
Jaraguá do Sul Rau
Joinville
Geraldo Sales dos Reis
geraldo.reis@ifsc.edu.br
Lages
Palhoça
Silvana Nicoloso
silvana.nicoloso@ifsc.edu.br
São Carlos
Mauro Fernando Normberg Bohm
mauro.bohm@ifsc.edu.br
São José
São Lourenço do Oeste
São Miguel do Oeste
Tubarão
Urupema
Carolina Pretto Panceri
carolina.panceri@ifsc.edu.br
Xanxerê
Samuel Scheleski
samuel.scheleski@ifsc.edu.br
- Alguns Termos e Definições no SIGAA
Alguns Termos e Definições no SIGAA
Alguns termos/definições utilizadas pelo SIGAA vem em decorrência do ambiente/cenário onde foi desenvolvido, a UFRN. Então, para facilitar o entendimento, inclusive dos fluxos, se faz necessário definirmos esses termos para sabermos exatamente do que se trata e melhorarmos nosso uso do sistema.
- I - Primeiros Passos no Portal do Coordenador
I - Primeiros Passos no Portal do Coordenador
O Portal da Coordenação de Graduação reúne todos os fluxos que são de responsabilidade da coordenação de um curso de graduação e tem a finalidade de atender à demanda dos coordenadores e secretários de cursos de graduação.
Atividade
Você deve acessar o Portal do Coordenador (ambiente de treinamento), navegar pelos Menus para reconhecer o ambiente e identificar as informações que são apresentadas.
São sete áreas que podem ser visitadas.
- II - Dados da Coordenação para o Portal Público
II - Dados da Coordenação para o Portal Público
Neste tópico, abordamos os dados da coordenação no Portal do Coordenador. Esta funcionalidade permite que o coordenador altere os dados de cadastro da coordenação. Estes dados serão exibidos na página pública da Graduação, na seção Contatos da Coordenação. Cada processo no Portal do Coordenador pode envolver um ou mais atores. Nesta etapa, temos apenas um ator principal, o Coordenador do Curso, que deve verificar os dados de cadastro e atualizá-los sempre que necessário.
Atividade Obrigatória
Como atividade neste tópico de estudo, convidamos você a verificar os dados de cadastro no Portal do Coordenador, no ambiente de produção: Muito cuidado! As informações alteradas neste ambiente são oficiais.
Esta é uma Atividade Obrigatória!
Para esta atividade acesse o Portal do Coordenador e siga as orientações o Fluxo do Processo de Alteração de Dados da Coordenação para o Portal Público no SIGAA
Quais problemas você encontrou ao ajustar os dados da coordenação para o Portal Público?
Poste aqui também a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
- III - Página Web do Curso no Portal Público do SIGAA
III - Página Web do Curso no Portal Público do SIGAA
Neste tópico, você aprenderá como informar os dados do curso para que sejam apresentados no Portal Público do SIGAA. Esta funcionalidade permite ao coordenador do curso editar as informações da página web do SIGAA, que ficarão públicas.
Atividade Obrigatória
Nesta atividade, você verá como atualizar as informações do curso. Esta etapa será realizada no ambiente de produção.
Convidamos você a informar os dados para criação da página web do seu curso, no Portal do Coordenador, no ambiente de produção: Muito cuidado! As informações alteradas neste ambiente são oficiais.
Para tal, antes leia com atenção os documentos Portaria Normativa n.40 e as Orientações para Cumprimento da Divulgação dos Cursos do IFSC Diretoria de Ensino - PROEN.
Para essa atividade acesse o Portal e siga as orientações do Fluxo de Como Editar a Página Web com Informações do Curso.
Quais problemas você encontrou ao ajustar os dados para a página web do curso para o Portal Público?
Poste aqui também a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
Para verificar como está ficando sua página web do curso, basta acessar o Portal Público do SIGAA. Mais especificamente na listagem dos cursos aqui.
Material Complementar
- Portaria Normativa n.40 File 247.3KB Documento PDF Uploaded 15/05/18, 13:19
- Orientações para Cumprimento da Divulgação dos Cursos do IFSC Diretoria de Ensino - PROEN File 1MB Documento PDF Uploaded 15/05/18, 13:19
- Portaria Nº 23, de 21 de dezembro de 2017 File 263.7KB Documento PDF Uploaded 18/05/18, 12:09
A portaria 40 foi revogada e se transformou em 4 portarias (11, 21, 22 e 23). O trecho sobre divulgação e portal é da nova portaria 23 (PORTARIA Nº 23, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017), Art. 99. A instituição deverá afixar, em local visível, junto à secretaria acadêmica, as condições de oferta do curso, informando especificamente...
É o mesmo texto, só mudou o local.
- IV - Notificar Discentes e Docentes
IV - Notificar Discentes e Docentes
Os estudos neste tópico devem contribuir para que você possa realizar a operação Notificar Discentes e Docentes pelo Portal do Coordenador. Essa funcionalidade tem como objetivo facilitar a comunicação entre a coordenação e os participantes do curso (discentes e docentes). Através desta página, o coordenador poderá enviar uma mensagem para todos os discentes e/ou docentes do curso.
Atividade NÃO Obrigatória
- Como essa atividade NÃO é obrigatória e será efetivada no ambiente de treinamento, seus discentes e docentes não receberão a notificação! Caso você se sinta a vontade com o procedimento já, poderá fazer uso do ambiente de produção e notificar seus discentes e/ou docentes.
Nessa atividade você deve acessar o Portal do Coordenador e enviar uma mensagem para todos os discentes e/ou docentes do curso. O público alvo ficará a sua escolha.
Siga as orientações do Fluxo de Como Notificar Discentes e Docentes do Curso.
Quais problemas você encontrou ao notificar docentes/discentes?
Poste aqui, se quiser, a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
- V - Cadastramento de Notícias no Portal Público do SIGAA
V - Cadastramento de Notícias no Portal Público do SIGAA
A coordenação do curso pode cadastrar notícias relevantes do curso, que serão exibidas no portal público do curso. É importante ressaltar que somente as dez últimas notícias publicadas serão exibidas no portal. Neste tópico, você experimentará essa funcionalidade.
Atividade NÃO Obrigatória
- Como essa atividade NÃO é obrigatória e será efetivada no ambiente de treinamento, a notícia não será publicada no Portal Público do SIGAA! Caso você se sinta a vontade com o procedimento já, poderá fazer uso do ambiente de produção e publicar notícias para o Portal Público.
Nessa tarefa você deve cadastrar uma notícia no Portal Público do curso.
Após cadastrar a notícia você deve enviar uma imagem da tela nos formatos JPG ou PNG contendo o título e data da notícia publicada.
Para esta atividade acesse o Portal e utilize o Fluxo de Como Cadastrar Notícias do Curso no Portal Público do SIGAA.
Quais problemas você encontrou ao cadastrar uma notícia no Portal Público do SIGAA?
Poste aqui, se quiser, a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
- VI - Cadastramento de Notícias no Portal dos Discentes
VI - Cadastramento de Notícias no Portal dos Discentes
A coordenação do curso pode cadastrar notícias relevantes para os docentes e discentes do departamento. É importante ressaltar que somente as dez últimas notícias publicadas serão exibidas no portal. Neste tópico, você conhecerá o fluxo para cadastramento de notícias aos alunos vinculados ao curso.
Atividade NÃO Obrigatória
- Como essa atividade NÃO é obrigatória e será efetivada no ambiente de treinamento, a notícia não será publicada no Portal Discente! Caso você se sinta a vontade com o procedimento já, poderá fazer uso do ambiente de produção e publicar notícias para o Portais Discente.
Nesta tarefa você deve acessar o Portal e cadastrar uma notícia para o Portal Discente. Utilize o Fluxo de Como Cadastrar Notícias no Portal dos Discentes.
Para esta tarefa você deverá enviar uma imagem da tela após o cadastro da notícia. A imagem deve conter o título da notícia, a data de criação e a data em que a notícia expira.
Quais problemas você encontrou ao cadastrar uma notícia no Portal Discente?
Poste aqui, se quiser, a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
- VII - Criação de Turmas
VII - Criação de Turmas
A criação de uma turma é um processo de simples execução, mas de complexo planejamento. A maior parte das falhas encontradas nas turmas é relativa ao planejamento e documentação e não à execução propriamente dita. Acesse os conteúdos que disponibilizamos neste Tópico para saber mais sobre como criar turmas.
* Parte deste material foi elaborado originalmente pela UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em 2013, e adaptado em algumas partes para a nossa realidade do IFSC.
** Parte deste material foi elaborado originalmente pela UFG - Universidade Federal de Goiás, em 2014, e adaptado em algumas partes para a nossa realidade do IFSC
Atividade Obrigatória
- Esta atividade é obrigatória. Para receber a certificação é necessário que o participante realize também esta atividade, na qual solicita-se a imagem da tela. Ambiente de Treinamento!!
Nessa tarefa você deverá acessar o Portal (clique aqui: https://treinamentosig.ifsc.edu.br/sigaa/public/home.jsf#) e cadastrar uma Solicitação de Turma no SIGAA utilizando como referência o Fluxo do Processo de Criação de Turmas no SIGAA.
Caso tenha algum tipo de impedimento (calendário não permite, UC não permite criação pelo coordenador, etc.) entre em contato pelo fórum ou mensagem para que possamos verificar. Quando enviar mensagem, não esqueça de informar curso, campus e código da UC da qual está querendo solicitar turma.
Para a conclusão desta atividade você deve ir em: Turmas → Visualizar Solicitações de Aberturas de Turmas Enviadas e enviar uma imagem das solicitações efetuadas em formato JPG ou PNG, através do fórum desta atividade.
Quais problemas você encontrou ao cadastrar uma solicitação de turma?
Poste aqui a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
Esta atividade é no Ambiente de Treinamento!!!! Não é no de Produção. Para acessar o Ambiente de Treinamento, clique no link dado na descrição do tópico.... ou aqui:
https://treinamentosig.ifsc.edu.br/sigaa/public/home.jsf#
Se tiver problemas como "calendário acadêmico não permite", por favor, comente aqui também e nos informe campus, curso, e se possível alguns códigos de disciplinas para que possamos alterar por aqui o calendário do ambiente de treinamento....
- VIII - Criação de Turmas de Pendência
VIII - Criação de Turmas de Pendência
A criação de uma turma de pendência (no SIGAA é turma de ensino individual) é um processo de simples execução, mas de complexo planejamento. Apesar de ser uma criação de turma, o processo é bem diferente do que foi apresentado no tópico anterior.
Quais problemas você encontrou ao criar uma turma de ensino individual?
Poste aqui a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
Se tiveres problemas com relação ao "Período no Calendário Acadêmico", nos informe ..... campus, curso e se possível código da componente curricular que queres testar criação de turma... aí poderemos modificar por aqui o calendário no ambiente de homologação.
Material Complementar
- IX - Trabalho de Conclusão de Curso no SIGAA
IX - Trabalho de Conclusão de Curso no SIGAA
No SIGAA, as atividades de orientação individual são as atividades acadêmicas que o estudante desempenha individualmente sob a orientação de um professor do IFSC e que, no entendimento do projeto pedagógico do curso, são obrigatórias ou contribuem para sua formação e devem ser registradas no histórico escolar. São caracterizadas como atividades de orientação individual o estágio supervisionado orientado de forma individual e o trabalho de conclusão de curso. As atividades de orientação individual têm cargas horárias discente e docente definidas, sendo a primeira superior à segunda. Não podem ser previstas aulas nem formadas turmas nas atividades de orientação individual.
Material Complementar
- X - Trancamento de Matrícula
X - Trancamento de Matrícula
O trancamento de matrícula é um processo de simples execução e operacionalização no SIGAA, e é solicitado pelo aluno, através do Portal Discente, dentro do período estabelecido em calendário acadêmico. Nesta etapa, você poderá experimentar realizar este processo.
Material Complementar
- XI - Cancelamento de Matrícula
XI - Cancelamento de Matrícula
O cancelamento de matrícula não é realizado pelo coordenador de curso no SIGAA, mas para que ocorra, é preciso realizar acompanhamento dos alunos no sistema. Neste tópico, orientamos sobre como realizar este acompanhamento dos estudantes.
Material Complementar
- XII - Cancelamento de Matrícula em Unidade Curricular
XII - Cancelamento de Matrícula em Unidade Curricular
O cancelamento de matrícula em uma unidade curricular qualquer é um processo de simples execução.
Material Complementar
- XIII - Emissão de Documentos Diversos e Atualização de Dados dos Alunos
XIII - Emissão de Documentos Diversos e Atualização de Dados dos Alunos
Neste tópico, você conhecerá diversos tipos de documentos que poderão ser solicitados pelos alunos e emitidos via Portal do Coordenador. As funcionalidades apresentadas também permitem atualizar dados dos estudantes.
Atividade Obrigatória
Nesta atividade você deverá acessar o Portal do Coordenador (Ambiente de Treinamento) e atualizar (verificar) os dados do aluno (de um aluno qualquer), emitir Histórico Escolar e Atestado de Matrícula. Anexar os 2 arquivos gerados (PDF's) e imagem capturada da alteração de dados do aluno.
Quais problemas você encontrou nesta atividade?
Poste aqui a imagem capturada que você desenvolveu na atividade.
- Manuais, Regulamentos e Material Didático
Manuais, Regulamentos e Material Didático
Material Complementar
Este site disponibiliza informações sobre o andamento das atividades e demais dados pertinentes aos Regimentos dos diversos Campi.
Aqui você encontra a lista de Articuladores de Coordenação de Cursos de Graduação, Técnicos, Integrados e FIC's.
Documentos Diversos
- Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC - RDP (versão completa) File 197.8KB Documento PDF Uploaded 6/04/18, 09:22
- Orientações para Cumprimento da Divulgação dos Cursos do IFSC Diretoria de Ensino - PROEN File 1MB Documento PDF Uploaded 15/05/18, 13:19
- Portaria Normativa n.40 File 247.3KB Documento PDF Uploaded 15/05/18, 13:19
- Portaria Nº 23, de 21 de dezembro de 2017 File 263.7KB Documento PDF Uploaded 18/05/18, 12:09
A portaria 40 foi revogada e se transformou em 4 portarias (11, 21, 22 e 23). O trecho sobre divulgação e portal é da nova portaria 23 (PORTARIA Nº 23, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017), Art. 99. A instituição deverá afixar, em local visível, junto à secretaria acadêmica, as condições de oferta do curso, informando especificamente...
É o mesmo texto, só mudou o local. Material Didático
- Alguns Termos e Definições no SIGAA File 244.5KB Documento PDF Uploaded 6/04/18, 09:10
- Primeiros Passos no Portal do Coordenador File 869.4KB Documento PDF
- Fluxo de Como Editar a Página Web com Informações do Curso File 716KB Documento PDF
- Notificação de Discentes e Docentes File 292.6KB Documento PDF
- Cadastramento de Notícias no Portal Público do SIGAA File 739.8KB Documento PDF
- Cadastramento de Notícias no Portal dos Dicentes File 718.3KB Documento PDF
- Fluxo do Processo de Criação de Turmas no SIGAA File 2MB Documento PDF Uploaded 26/06/18, 11:34
* Parte deste material foi elaborado originalmente pela UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em 2013, e adaptado em algumas partes para a nossa realidade do IFSC.
** Parte deste material foi elaborado originalmente pela UFG - Universidade Federal de Goiás, em 2014, e adaptado em algumas partes para a nossa realidade do IFSC
- Fluxo do Processo de Trancamento de Matrícula no SIGAA File 555.8KB Documento PDF Uploaded 6/04/18, 09:18
- Fluxo do Processo de Cancelamento de Matrícula no SIGAA File 734.7KB Documento PDF Uploaded 6/04/18, 09:16
- Emissão de Documentos Diversos e Alteração de Dados dos Alunos no SIGAA File 2.3MB Documento PDF
- Manual do Portal do Coordenador de Curso File 7.6MB Documento PDF Uploaded 6/04/18, 09:21
* Este manual apresenta a explicação de cada menu presente no Portal do Coordenador. Não apresenta o fluxo de trabalho para realização de uma atividade!