Topic outline
-
- Orientações
Orientações
Caro estudante,
Seja bem-vindo a unidade curricular de Tópicos de Matemática Elementar. Nesta unidade veremos temas elementares de álgebra e funções para a sequência da grade curricular do curso.
Esteja sempre atento ao mural de avisos e aos fóruns de dúvidas. Aqui na educação à distância, sua curiosidade e organização para os estudos são de vital importância para o seu aprendizado.
Conte sempre conosco!
Para iniciar, leia o plano de ensino e o roteiro de estudos disponíveis abaixo.
Leia o Plano de Ensino e fique atento(a) ao Roteiro de Estudos, é com ele que você organizará suas atividades!
Comunicação
Aqui no mural de avisos, faremos a comunicação a respeito das atividades correspondentes à disciplina, bem como questionários, tarefas, webconferências, aulas e avaliação presenciais. Fique atento!!!!
No fórum de dúvidas, pergunte sobre algum exercício ou tema que você não esteja entendendo bem.
Lembre-se: a sua dúvida certamente será dúvida de mais alguém!!!
Não fique com a dúvida. Corra atrás da resposta! Assim, sua dúvida poderá ensinar-lhe algo mais!
No fórum interativo, coloque seu feedback a respeito dos conteúdos estudados, se estão sendo bem compreendidos, se não estão, e o porquê.
Às xxxx-feiras, das xxh às xxh, o professor estará on-line, à disposição da turma para responder às dúvidas e questionamentos a respeito dos conteúdos da disciplina.
Roteiro de Estudos
Este roteiro de estudos é um cronograma para organização dos seus estudos para a disciplina. É essencial que você, ao organizar suas atividades semanais, estabeleça um horário adequado para ler o material e realizar as atividades propostas.
A carga horária da disciplina é de 80 horas, sendo 60 horas a distância e mais 20h nas aulas presenciais.
Em função da pandemia do novo coronavírus, e do planejamento institucional de continuação/retomada das atividades pedagógicas, a disciplina reiniciará em 03/08, com cronograma específico de revisão de conteúdos, para posterior avaliação, até o final do primeiro semestre letivo do câmpus Tubarão.
Estudos Atividades Carga Horária Período Orientações Iniciais - Leia o Plano de Ensino da unidade curricular.
Estudo 1 - Estudo do material referente ao tópico 1
- Realização das Atividades avaliativas do tópico 1 - Abertura: xx/xx - Fechamento: xx/xx.
- Participar da Webconferência 1 - A ser realizada no dia xx/xx às xxh.
20h xx/xx a xx/xx Estudo 2 - Estudo do material referente ao tópico 2
- Realização das Atividades avaliativas do tópico 2 - Abertura: xx/xx - Fechamento: xx/xx.
- Participar da Webconferência 2 - A ser realizada no dia xx/xx às xxh.
20h xx/xx a xx/xx Estudo 3 - Estudo do material referente ao tópico 3
- Realização das Atividades avaliativas do tópico 3 - Abertura: xx/xx - Fechamento: xx/xx.
- Participar da Webconferência 3 - A ser realizada no dia xx/xx às xxh.
20h xx/xx a xx/xx Avaliação Presencial 60h xx/xx Segunda chamada xx/xx Recuperação xx/xx
- Conjuntos e expressões algébricas
Conjuntos e expressões algébricas
Nesta unidade, você estudará temas de matemática básica que serão amplamente utilizados nas Unidades Curriculares futuras do curso. Não tenha receio de "estudar o que já sabe": o aprofundamento do conhecimento é de suma importância na formação do professor. Aqui vamos estabelecer, dentro da linguagem matemática formal, conceitos importantíssimos que você certamente levará ao seu aluno durante sua carreira profissional.
Dedicação estimada
20 horasPeríodo
xx/xx a xx/xxMaterial Didático
Navegue pelo livro didático virtual do tópico 1, em que constam os conteúdos da primeira parte da nossa disciplina.
Materiais de estudo para retomada ANP
Web aula revisão 1 - 10/08/2020
https://drive.google.com/file/d/1plv-Q9Iy0nRQ38-NazHtiYQhgxv3TEQB/view
Webconferência
A aula via webconferência deste tópico está prevista para o dia 11/03 (quarta-feira), às 19h.
Participe acessando https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifsc-tubarao-licenciatura-em-matematica no dia e na hora indicados.
Assista aqui à webconferência de resolução de exercícios do tópico 1.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Verifique, no roteiro de estudos, o prazo para entrega das atividades referentes ao tópico 1. Cada uma delas (tarefa e questionário) valem nota de 0 a 10, com peso 1.
Material Complementar
Este livro aborda de uma forma sucinta e rigorosa a maior parte do conteúdo da disciplina. Ótima referência bibliográfica para estudos e preparação de aulas. Inclui temas estudados nos tópicos 2 e 3.
Neste vídeo, vemos o método de conversão de uma dízima periódica em fração, a chamada fração geratriz.
Nesta dissertação de mestrado, o autor retrata a resolução de equações ao longo da história da matemática e como esta abordagem pode influenciar a concepção da matemática para o aluno e para o professor em sala de aula.
- Funções
Funções
Neste tópico, você vai estudar um pouco de lógica matemática. A argumentação lógica será o pilar essencial para a construção de todos os resultados matemáticos relevantes. Assim, vamos estudar os conectivos e as implicações lógicas decorrentes.
Além disso, você também vai se aprofundar na definição e exemplos básicos de funções, bem como as diversas classificações para as mesmas. São nomes e conceitos que aparecerão com frequência em cálculo, geometria analítica, álgebra (linear), entre outros.
Dedicação estimada
20 horasPeríodo
xx/xx a xx/xxMaterial Didático
Navegue pelo livro didático virtual do tópico 2, em que constam os conteúdos da segunda parte da nossa disciplina.
Materiais de estudo para retomada ANP
Webconferência
A aula via webconferência deste tópico está prevista para o dia xx/xx às xxh. Participe acessando https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifsc-tubarao-licenciatura-em-matematica no dia e na hora indicados.
Assista aqui à aula de 18/03/2020, sobre o conteúdo de noções de lógica, referente ao tópico 2.
-
Assista aqui à aula de 20/03/2020, sobre o conteúdo de noções de relações e funções, referente ao tópico 2.
-
Assista aqui à aula de 01/04/2020, sobre exercícios, referentes ao tópico 2 da disciplina.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Verifique, no roteiro de estudos, o prazo para entrega das atividades referentes ao tópico 2. Cada uma delas (tarefa e questionário) valem nota de 0 a 10, com peso 1.
Material Complementar
No vídeo a seguir, você tem um exemplo de como se fazer uma demonstração em matemática.
Dica:
- se um número é par, então ele é 2 vezes um número inteiro qualquer (2k)
- se um número é ímpar, então ele é a soma de 2 vezes um número inteiro, com 1 unidade (2k + 1)
Este vídeo, apesar de ser complementar, é bastante recomendado. Confira!
Parte do livro adaptado de "Introdução ao Cálculo", do curso da UFSC, esta leitura é um complemento do nosso estudo sobre relações.
Neste artigo, a autora Marina Menna Barreto expõe tendências e caminhos para o ensino do tema "Funções" no Ensino Médio. Confira!
- Temas complementares de funções
Temas complementares de funções
Neste tópico, você vai encontrar as funções afim, quadrática, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. O logaritmo, assim como o modelo trigonométrico periódico são utilizados em muitas situações-problema investigadas pela ciência moderna.
Dedicação estimada
24 horasPeríodo
xx/xx a xx/xxMaterial Didático
Navegue pelo livro didático virtual do tópico 3, em que constam os conteúdos da terceira parte da nossa disciplina.
Materiais de estudo para retomada ANP
Webconferência
A sessão por webconferência deste tópico está prevista para o dia xx/xx às xxh. Participe acessando https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifsc-tubarao-licenciatura-em-matematica no dia e na hora indicados.
Assista aqui à aula de 25/03/2020, sobre o conteúdo de noções de funções e funções polinomiais do primeiro grau, referente ao tópico 3.
Assista aqui à aula de 27/03/2020, sobre o conteúdo de noções de funções polinomiais do primeiro grau, referente ao tópico 3.
Assista aqui à aula web presencial de 06/04, sobre funções, parte do tópico 3 da disciplina.
-
Assista aqui à videoaula de logaritmos e função logarítmica, referente ao tópico 3 da disciplina.
-
Assista aqui à videoaula de funções trigonométricas, referente ao tópico 3 da disciplina.
Assista aqui à aula de 22/04/2020, sobre exercícios, referentes ao tópico 3 da disciplina.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Verifique, no roteiro de estudos, o prazo para entrega das atividades referentes ao tópico 3. Cada uma delas (tarefa e questionário) valem nota de 0 a 10, com peso 1.
Material Complementar
Nesta dissertação de Henrique da Costa Figo, o autor mostra as funções exponenciais e logarítmicas de uma forma mais profunda, reforçando as potenciações e outros conceitos matemáticos que não se aprendem na escola.
Neste trabalho de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Carlos Murakami, os autores abordam tudo sobre as funções exponenciais e logarítmicas, incluindo as equações e inequações correspondentes, além de leituras históricas sobre o tema.
Obra referência para professores de matemática em nível médio.
Neste link, você pode montar diferentes gráficos para a função polinomial do segundo grau, alterando os coeficientes a, b e c da expressão y = ax² + bx + c.
Neste link, você pode alterar o gráfico de uma função trigonométrica, através dos coeficientes da função e de outros itens, que ajudam, de forma lúdica, a compreender as nuances deste modelo matemático.
- Encerramento
Encerramento
Nesta unidade você estudou temas elementares de lógica e álgebra para a sequência de sua formação acadêmica como licenciado em matemática.
Esses conhecimentos são importantes para aprofundar o conhecimento do professor de matemática que atuará nos ensino fundamental e médio. Por isso, tenha em mente que a aprendizagem não pára por aqui. Continue pesquisando e lendo sobre o tema.
Para saber mais sobre esse assunto, você pode acessar/ler/assistir os materiais complementares disponíveis na sala da Unidade Curricular.
Por fim, reforço que é muito importante que você avalie essa unidade curricular. Clique nos links disponíveis abaixo e dê seu feedback. Sua opinião é essencial para sabermos nossos acertos e para identificarmos oportunidades de melhoria.
Sucesso e até a próxima!
Avaliando a unidade curricular
No encerramento de todas as unidades curriculares deste curso, será solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de uma enquete de respostas anônimas (com questões específicas) e um fórum aberto (no qual você poderá registrar a sua opinião sobre todo e qualquer aspecto da unidade curricular). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!
A avaliação presencial terá peso de 50% na nota final da disciplina. No caso desta nota ser inferior a 6, o aluno terá direito a uma avaliação de recuperação, no dia xx/xx/xxxx.
Para os alunos que não puderem realizar a avaliação de 1ª chamada em xx/xx/xxxx, e apresentarem requerimento para fazer a avaliação de 2ª chamada, a nova data para a avaliação é xx/xx/xxxx.
Para que os alunos que não atingirem média 6, considerando as atividades do Moodle e a avaliação presencial (1ª ou 2ª chamada), haverá a oportunidade de uma nota substitutiva de recuperação no dia xx/xx/xxxx. Caso o aluno consiga nota 6, estará aprovado na Unidade Curricular.